O presente trabalho busca investigar e apresentar dados preliminares sobre as primeiras escolas do município de Visconde do Rio Branco, localizado na Zona da Mata do estado de Minas Gerais, a 292 km da capital estadual, Belo Horizonte. Para a consecução de nossos objetivos, realizamos um breve levantamento bibliográfico e análise documental para colher os dados que nos permitissem reconstruir os primórdios da história da educação da cidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa ancorada no materialismo histórico-dialético, com referencial teórico que dialoga com autores como Carlos Roberto Jamil Cury, Florestan Fernandes e Diva Sarmento. O trabalho evidencia que a educação no Brasil se constituiu historicamente a partir de um regime federativo, o que, na prática, representou sérios entraves que até hoje impedem o País de apontar no sentido da criação de um sistema nacional de educação. Ao observarmos a criação das primeiras instituições de educação básica no município de Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata de Minas Gerais, verificamos a manifestação e a consequência desse processo. A primeira escola, o Colégio Municipal Rio Branco, surgiu como uma instituição da rede privada. Já a escola que inaugurou a rede pública na cidade, a Escola Estadual Dr. Celso Machado, criada em 1928, foi inaugurada mediante negociações políticas entre o presidente estadual e o prefeito.