Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITERATURA AFRO-INFANTIL E A VALORIZAÇÃO DO PROTAGONISMO NEGRO NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e relações étnico-raciais
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111067
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3094
    "inscrito_id" => 10616
    "titulo" => "LITERATURA AFRO-INFANTIL E A VALORIZAÇÃO DO PROTAGONISMO NEGRO NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A literatura promove o desenvolvimento de aspectos fundamentais na formação humana, tais aspectos são intelectuais, cognitivos, emocionais, afetivos, bem como o senso-crítico, raciocínio lógico e a oralidade. Em 2003 foi promulgada a lei 10.639 que altera a lei de diretrizes e bases da educação nacional e inclui no currículo escolar a obrigatoriedade do estudo da história e da cultura Afro-Brasileira e Africana. No entanto, observa-se, mesmo após duas décadas da sua implementação, que embora tenham avanços, a aplicação efetiva da lei ainda enfrenta desafios. Um desafio que se apresenta é a visão pontual que muitos educadores e escolas possuem sobre a abordagem da temática em períodos comemorativos. Diante do exposto, apresenta-se um relato de uma experiência escolar interdisciplinar cujo objetivo foi promover a valorização e reconhecimento do protagonismo negro, dentro dos livros literários utilizados na rotina das aulas, bem como abordar sobre autores Negros e a representatividade negra nos livros de literatura infantil. O projeto de ensino foi desenvolvido no Colégio de Aplicação na Universidade Federal de Roraima CAp/UFRR, no município de Boa Vista no estado de Roraima. O público-alvo foram 50 alunos com a faixa etária entre 6 e 8 anos do 1º e 2º ano do ensino fundamental. O projeto aconteceu durante o ano letivo de 2022, oportunizando às crianças a interação com livros que valorizam a cultura negra e promovendo discussões e reflexões sobre racismo, identidade, história, relações e a essência do ser humano. Foram produzidos cartazes, desenhos, cartas, bilhetes, rodas de conversa, registros escritos e visuais, além de apresentação com uma música de roda africana apresentada à comunidade escolar. Os resultados observados apontam para uma mudança conceitual e atitudinal dos envolvidos no projeto, além de se configurar como experiência facilitadora do processo de alfabetização e formadora para a prática docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10616_TB3094_27102024225358.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARNILDE SILVA DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "MARNILDE FARIAS"
    "autor_email" => "marnildelive@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111067
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3094
    "inscrito_id" => 10616
    "titulo" => "LITERATURA AFRO-INFANTIL E A VALORIZAÇÃO DO PROTAGONISMO NEGRO NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A literatura promove o desenvolvimento de aspectos fundamentais na formação humana, tais aspectos são intelectuais, cognitivos, emocionais, afetivos, bem como o senso-crítico, raciocínio lógico e a oralidade. Em 2003 foi promulgada a lei 10.639 que altera a lei de diretrizes e bases da educação nacional e inclui no currículo escolar a obrigatoriedade do estudo da história e da cultura Afro-Brasileira e Africana. No entanto, observa-se, mesmo após duas décadas da sua implementação, que embora tenham avanços, a aplicação efetiva da lei ainda enfrenta desafios. Um desafio que se apresenta é a visão pontual que muitos educadores e escolas possuem sobre a abordagem da temática em períodos comemorativos. Diante do exposto, apresenta-se um relato de uma experiência escolar interdisciplinar cujo objetivo foi promover a valorização e reconhecimento do protagonismo negro, dentro dos livros literários utilizados na rotina das aulas, bem como abordar sobre autores Negros e a representatividade negra nos livros de literatura infantil. O projeto de ensino foi desenvolvido no Colégio de Aplicação na Universidade Federal de Roraima CAp/UFRR, no município de Boa Vista no estado de Roraima. O público-alvo foram 50 alunos com a faixa etária entre 6 e 8 anos do 1º e 2º ano do ensino fundamental. O projeto aconteceu durante o ano letivo de 2022, oportunizando às crianças a interação com livros que valorizam a cultura negra e promovendo discussões e reflexões sobre racismo, identidade, história, relações e a essência do ser humano. Foram produzidos cartazes, desenhos, cartas, bilhetes, rodas de conversa, registros escritos e visuais, além de apresentação com uma música de roda africana apresentada à comunidade escolar. Os resultados observados apontam para uma mudança conceitual e atitudinal dos envolvidos no projeto, além de se configurar como experiência facilitadora do processo de alfabetização e formadora para a prática docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10616_TB3094_27102024225358.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARNILDE SILVA DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "MARNILDE FARIAS"
    "autor_email" => "marnildelive@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A literatura promove o desenvolvimento de aspectos fundamentais na formação humana, tais aspectos são intelectuais, cognitivos, emocionais, afetivos, bem como o senso-crítico, raciocínio lógico e a oralidade. Em 2003 foi promulgada a lei 10.639 que altera a lei de diretrizes e bases da educação nacional e inclui no currículo escolar a obrigatoriedade do estudo da história e da cultura Afro-Brasileira e Africana. No entanto, observa-se, mesmo após duas décadas da sua implementação, que embora tenham avanços, a aplicação efetiva da lei ainda enfrenta desafios. Um desafio que se apresenta é a visão pontual que muitos educadores e escolas possuem sobre a abordagem da temática em períodos comemorativos. Diante do exposto, apresenta-se um relato de uma experiência escolar interdisciplinar cujo objetivo foi promover a valorização e reconhecimento do protagonismo negro, dentro dos livros literários utilizados na rotina das aulas, bem como abordar sobre autores Negros e a representatividade negra nos livros de literatura infantil. O projeto de ensino foi desenvolvido no Colégio de Aplicação na Universidade Federal de Roraima CAp/UFRR, no município de Boa Vista no estado de Roraima. O público-alvo foram 50 alunos com a faixa etária entre 6 e 8 anos do 1º e 2º ano do ensino fundamental. O projeto aconteceu durante o ano letivo de 2022, oportunizando às crianças a interação com livros que valorizam a cultura negra e promovendo discussões e reflexões sobre racismo, identidade, história, relações e a essência do ser humano. Foram produzidos cartazes, desenhos, cartas, bilhetes, rodas de conversa, registros escritos e visuais, além de apresentação com uma música de roda africana apresentada à comunidade escolar. Os resultados observados apontam para uma mudança conceitual e atitudinal dos envolvidos no projeto, além de se configurar como experiência facilitadora do processo de alfabetização e formadora para a prática docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.