Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O IMPACTO DAS EXPERIÊNCIAS ADVERSAS NA INFÂNCIA NO NEURODESENVOLVIMENTO E NO DESEMPENHO ACADÊMICO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 18 - Educação emocional
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111069
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3096
    "inscrito_id" => 10702
    "titulo" => "O IMPACTO DAS EXPERIÊNCIAS ADVERSAS NA INFÂNCIA NO NEURODESENVOLVIMENTO E NO DESEMPENHO ACADÊMICO"
    "resumo" => "O impacto das experiências adversas na infância no neurodesenvolvimento e no desempenho acadêmico é um campo de estudo crucial para compreender as consequências de eventos traumáticos precoces na vida das crianças. Teorias psicológicas como a Teoria do Apego de Bowlby e o modelo Bioecológico de Bronfenbrenner fornecem um arcabouço conceitual valioso para entender como o ambiente familiar e social molda o desenvolvimento infantil. Pesquisas empíricas têm destacado a interconexão entre experiências adversas, como abuso, violência doméstica, separação dos pais e negligência, e as consequências no neurodesenvolvimento. Tais eventos traumáticos podem resultar em alterações significativas na estrutura e função cerebral, além de afetar o sistema neuroendócrino, que regula as respostas do corpo ao estresse. Essas mudanças neurobiológicas podem manifestar-se em dificuldades cognitivas, emocionais e comportamentais que impactam diretamente o desempenho acadêmico das crianças. Com isso, o objetivo do estudo é analisar o impacto das experiências adversas na infância no neurodesenvolvimento e no desempenho acadêmico, visando compreender as interações complexas entre fatores biológicos, psicológicos e sociais. Assim, fica evidente que o contato com cenários adversos na infância aumenta significativamente a probabilidade de desenvolver problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, bem como dificuldades de aprendizagem, incluindo déficits de atenção e memória. Além disso, tais experiências traumáticas podem desencadear comportamentos desafiadores, como baixo desempenho acadêmico, evasão escolar e repetição de ano. Esses padrões comportamentais não apenas refletem as lutas internas das crianças, mas também representam um ciclo desafiador que pode perpetuar-se ao longo da vida, a menos que intervenções adequadas sejam implementadas. Portanto, compreender o impacto das experiências adversas na infância não é apenas crucial para promover o bem-estar infantil, mas também é essencial para informar políticas e práticas que visam apoiar crianças em situações vulneráveis e criar ambientes seguros e estimulantes para o seu desenvolvimento saudável."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10702_TB3096_26102024184843.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ESTER FERNANDA DOS SANTOS SOUZA BARACHO"
    "autor_nome_curto" => "ESTER BARACHO"
    "autor_email" => "ester.baracho@ufpe.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111069
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3096
    "inscrito_id" => 10702
    "titulo" => "O IMPACTO DAS EXPERIÊNCIAS ADVERSAS NA INFÂNCIA NO NEURODESENVOLVIMENTO E NO DESEMPENHO ACADÊMICO"
    "resumo" => "O impacto das experiências adversas na infância no neurodesenvolvimento e no desempenho acadêmico é um campo de estudo crucial para compreender as consequências de eventos traumáticos precoces na vida das crianças. Teorias psicológicas como a Teoria do Apego de Bowlby e o modelo Bioecológico de Bronfenbrenner fornecem um arcabouço conceitual valioso para entender como o ambiente familiar e social molda o desenvolvimento infantil. Pesquisas empíricas têm destacado a interconexão entre experiências adversas, como abuso, violência doméstica, separação dos pais e negligência, e as consequências no neurodesenvolvimento. Tais eventos traumáticos podem resultar em alterações significativas na estrutura e função cerebral, além de afetar o sistema neuroendócrino, que regula as respostas do corpo ao estresse. Essas mudanças neurobiológicas podem manifestar-se em dificuldades cognitivas, emocionais e comportamentais que impactam diretamente o desempenho acadêmico das crianças. Com isso, o objetivo do estudo é analisar o impacto das experiências adversas na infância no neurodesenvolvimento e no desempenho acadêmico, visando compreender as interações complexas entre fatores biológicos, psicológicos e sociais. Assim, fica evidente que o contato com cenários adversos na infância aumenta significativamente a probabilidade de desenvolver problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, bem como dificuldades de aprendizagem, incluindo déficits de atenção e memória. Além disso, tais experiências traumáticas podem desencadear comportamentos desafiadores, como baixo desempenho acadêmico, evasão escolar e repetição de ano. Esses padrões comportamentais não apenas refletem as lutas internas das crianças, mas também representam um ciclo desafiador que pode perpetuar-se ao longo da vida, a menos que intervenções adequadas sejam implementadas. Portanto, compreender o impacto das experiências adversas na infância não é apenas crucial para promover o bem-estar infantil, mas também é essencial para informar políticas e práticas que visam apoiar crianças em situações vulneráveis e criar ambientes seguros e estimulantes para o seu desenvolvimento saudável."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10702_TB3096_26102024184843.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ESTER FERNANDA DOS SANTOS SOUZA BARACHO"
    "autor_nome_curto" => "ESTER BARACHO"
    "autor_email" => "ester.baracho@ufpe.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O impacto das experiências adversas na infância no neurodesenvolvimento e no desempenho acadêmico é um campo de estudo crucial para compreender as consequências de eventos traumáticos precoces na vida das crianças. Teorias psicológicas como a Teoria do Apego de Bowlby e o modelo Bioecológico de Bronfenbrenner fornecem um arcabouço conceitual valioso para entender como o ambiente familiar e social molda o desenvolvimento infantil. Pesquisas empíricas têm destacado a interconexão entre experiências adversas, como abuso, violência doméstica, separação dos pais e negligência, e as consequências no neurodesenvolvimento. Tais eventos traumáticos podem resultar em alterações significativas na estrutura e função cerebral, além de afetar o sistema neuroendócrino, que regula as respostas do corpo ao estresse. Essas mudanças neurobiológicas podem manifestar-se em dificuldades cognitivas, emocionais e comportamentais que impactam diretamente o desempenho acadêmico das crianças. Com isso, o objetivo do estudo é analisar o impacto das experiências adversas na infância no neurodesenvolvimento e no desempenho acadêmico, visando compreender as interações complexas entre fatores biológicos, psicológicos e sociais. Assim, fica evidente que o contato com cenários adversos na infância aumenta significativamente a probabilidade de desenvolver problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, bem como dificuldades de aprendizagem, incluindo déficits de atenção e memória. Além disso, tais experiências traumáticas podem desencadear comportamentos desafiadores, como baixo desempenho acadêmico, evasão escolar e repetição de ano. Esses padrões comportamentais não apenas refletem as lutas internas das crianças, mas também representam um ciclo desafiador que pode perpetuar-se ao longo da vida, a menos que intervenções adequadas sejam implementadas. Portanto, compreender o impacto das experiências adversas na infância não é apenas crucial para promover o bem-estar infantil, mas também é essencial para informar políticas e práticas que visam apoiar crianças em situações vulneráveis e criar ambientes seguros e estimulantes para o seu desenvolvimento saudável.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.