Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO INICIAL DE GESTORES ESCOLARES E ARTICULAÇÃO COM APRENDIZAGENS CONSTRUÍDAS NA PRÁTICA GESTORA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109814
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1331
    "inscrito_id" => 2044
    "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DE GESTORES ESCOLARES E ARTICULAÇÃO COM APRENDIZAGENS CONSTRUÍDAS NA PRÁTICA GESTORA"
    "resumo" => "O presente artigo constitui-se em pesquisa realizada com gestores escolares da Rede Municipal de Ensino de Teresina-PI. Pretendemos com a pesquisa, investigar a formação inicial do gestor escolar, no curso de Pedagogia, e sua articulação com a teoria aprendida na graduação com a sua prática diária na Educação Básica, considerando ser algo necessário para que possamos analisar o currículo do curso de Pedagogia, especificamente na oferta de disciplinas diante das necessidades formativas do gestor. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a formação inicial do gestor escolar, considerando as aprendizagens construídas na prática gestora. E, de forma específica, compreender a natureza do processo de formação inicial do gestor por meio do currículo do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí-UESPI; analisar as necessidades formativas dos gestores escolares; relacionar a formação inicial e as aprendizagens construídas na prática gestora. O referencial teórico-metodológico foi com base em: Falcão Filho (1991); Ferreira (2015); Libâneo, Oliveira, Toschi (2018); Libâneo (2006-2014), Luck (2010; 2011); Paro (2021), dentre outros. Dessa forma, empregando a visão como atuais gestoras da Rede Pública Municipal de Teresina-PI, compreendemos a importância das aprendizagens iniciais, básicas, para a concretização de práticas que sejam eficazes, com foco na promoção do ensino-aprendizagem dos alunos. Contudo, é importante ressaltar que não pretendemos apresentar fórmulas prontas e acabadas de modelos de gestão. Na verdade, pretendemos evidenciar a importância da relação teoria e prática, apresentando reflexões teóricas e práticas neste estudo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2044_TB1331_29022024221413.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RANUZE MARIA DA SILVA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "RANUZE"
    "autor_email" => "ranuzegomes@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109814
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1331
    "inscrito_id" => 2044
    "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DE GESTORES ESCOLARES E ARTICULAÇÃO COM APRENDIZAGENS CONSTRUÍDAS NA PRÁTICA GESTORA"
    "resumo" => "O presente artigo constitui-se em pesquisa realizada com gestores escolares da Rede Municipal de Ensino de Teresina-PI. Pretendemos com a pesquisa, investigar a formação inicial do gestor escolar, no curso de Pedagogia, e sua articulação com a teoria aprendida na graduação com a sua prática diária na Educação Básica, considerando ser algo necessário para que possamos analisar o currículo do curso de Pedagogia, especificamente na oferta de disciplinas diante das necessidades formativas do gestor. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a formação inicial do gestor escolar, considerando as aprendizagens construídas na prática gestora. E, de forma específica, compreender a natureza do processo de formação inicial do gestor por meio do currículo do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí-UESPI; analisar as necessidades formativas dos gestores escolares; relacionar a formação inicial e as aprendizagens construídas na prática gestora. O referencial teórico-metodológico foi com base em: Falcão Filho (1991); Ferreira (2015); Libâneo, Oliveira, Toschi (2018); Libâneo (2006-2014), Luck (2010; 2011); Paro (2021), dentre outros. Dessa forma, empregando a visão como atuais gestoras da Rede Pública Municipal de Teresina-PI, compreendemos a importância das aprendizagens iniciais, básicas, para a concretização de práticas que sejam eficazes, com foco na promoção do ensino-aprendizagem dos alunos. Contudo, é importante ressaltar que não pretendemos apresentar fórmulas prontas e acabadas de modelos de gestão. Na verdade, pretendemos evidenciar a importância da relação teoria e prática, apresentando reflexões teóricas e práticas neste estudo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2044_TB1331_29022024221413.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RANUZE MARIA DA SILVA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "RANUZE"
    "autor_email" => "ranuzegomes@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente artigo constitui-se em pesquisa realizada com gestores escolares da Rede Municipal de Ensino de Teresina-PI. Pretendemos com a pesquisa, investigar a formação inicial do gestor escolar, no curso de Pedagogia, e sua articulação com a teoria aprendida na graduação com a sua prática diária na Educação Básica, considerando ser algo necessário para que possamos analisar o currículo do curso de Pedagogia, especificamente na oferta de disciplinas diante das necessidades formativas do gestor. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a formação inicial do gestor escolar, considerando as aprendizagens construídas na prática gestora. E, de forma específica, compreender a natureza do processo de formação inicial do gestor por meio do currículo do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí-UESPI; analisar as necessidades formativas dos gestores escolares; relacionar a formação inicial e as aprendizagens construídas na prática gestora. O referencial teórico-metodológico foi com base em: Falcão Filho (1991); Ferreira (2015); Libâneo, Oliveira, Toschi (2018); Libâneo (2006-2014), Luck (2010; 2011); Paro (2021), dentre outros. Dessa forma, empregando a visão como atuais gestoras da Rede Pública Municipal de Teresina-PI, compreendemos a importância das aprendizagens iniciais, básicas, para a concretização de práticas que sejam eficazes, com foco na promoção do ensino-aprendizagem dos alunos. Contudo, é importante ressaltar que não pretendemos apresentar fórmulas prontas e acabadas de modelos de gestão. Na verdade, pretendemos evidenciar a importância da relação teoria e prática, apresentando reflexões teóricas e práticas neste estudo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.