Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO NO IFCE-CAMPUS CEDRO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111033
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3036
    "inscrito_id" => 4091
    "titulo" => "OS DESAFIOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO NO IFCE-CAMPUS CEDRO"
    "resumo" => "O artigo tem por objeto a relação entre o ensino de História, que busca uma compreensão acerca do sentido da trajetória da humanidade, cujo paradigma exige situarmos no tempo, no espaço e no contexto a formação humana, considerando o ser humano na sua complexidade, ou seja, as dimensões físico, social, psicológica, afetiva, emocional. e a formação técnica-profissional. O lócus da pesquisa se insere no Instituto Federal do Ceará – IFCE, campus Cedro. O objetivo do estudo é construir uma reflexão que ilumine a seguinte problemática: como ensinar História na perspectiva de desenvolver o senso crítico sobre a realidade social na qual se inserem, em turmas do ensino médio técnico integrado? Para desenvolver esta perspectiva de reflexão adotamos a abordagem dialética com a finalidade de perceber em profundidade a relação entre o ensino de História, a formação humana e a proposta da formação técnica profissional. A relevância do estudo/reflexão justifica-se a partir da nossa percepção como docente, no cotidiano da sala de aula, das evidências acerca da apatia e não valorização relativa ao conhecimento histórico, cultural e humano. No dia-a-dia escolar, nas aulas de História, especificamente, tem-se identificado a ausência de interesse pelo sentido dos conteúdos da referida disciplina, quando não somos interpelados pelos estudantes com indagações sobre fontes do conhecimento, reflexões, dúvidas, curiosidades e inquietações capazes de suscitar debates e confrontações de perspectivas interpretativas próprias da escrita da História. Consideramos tais constatações como dificuldade para a prática pedagógica, o que se torna uma problemática não somente para o sentido do ensino de História, mas, sobretudo, para a ciência da Educação, na medida em que a formação dos estudantes inclui a formação de sua capacidade crítica diante dos desafios da realidade, bem como da formação da autonomia do ser-no-mundo. Torna-se urgente refletir proposições acerca do sentido dos conhecimentos históricos como subsidio da práxis educativa visando a construção da consciência histórica do estudante no seu processo formativo, premissa que caracteriza a pedagogia da autonomia e a formação do pensamento crítico e do fazer histórico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID4091_TB3036_22042024082132.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONICA EMANUELA NUNES MAIA"
    "autor_nome_curto" => "MONICA"
    "autor_email" => "monicaemanuelanm@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111033
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3036
    "inscrito_id" => 4091
    "titulo" => "OS DESAFIOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO NO IFCE-CAMPUS CEDRO"
    "resumo" => "O artigo tem por objeto a relação entre o ensino de História, que busca uma compreensão acerca do sentido da trajetória da humanidade, cujo paradigma exige situarmos no tempo, no espaço e no contexto a formação humana, considerando o ser humano na sua complexidade, ou seja, as dimensões físico, social, psicológica, afetiva, emocional. e a formação técnica-profissional. O lócus da pesquisa se insere no Instituto Federal do Ceará – IFCE, campus Cedro. O objetivo do estudo é construir uma reflexão que ilumine a seguinte problemática: como ensinar História na perspectiva de desenvolver o senso crítico sobre a realidade social na qual se inserem, em turmas do ensino médio técnico integrado? Para desenvolver esta perspectiva de reflexão adotamos a abordagem dialética com a finalidade de perceber em profundidade a relação entre o ensino de História, a formação humana e a proposta da formação técnica profissional. A relevância do estudo/reflexão justifica-se a partir da nossa percepção como docente, no cotidiano da sala de aula, das evidências acerca da apatia e não valorização relativa ao conhecimento histórico, cultural e humano. No dia-a-dia escolar, nas aulas de História, especificamente, tem-se identificado a ausência de interesse pelo sentido dos conteúdos da referida disciplina, quando não somos interpelados pelos estudantes com indagações sobre fontes do conhecimento, reflexões, dúvidas, curiosidades e inquietações capazes de suscitar debates e confrontações de perspectivas interpretativas próprias da escrita da História. Consideramos tais constatações como dificuldade para a prática pedagógica, o que se torna uma problemática não somente para o sentido do ensino de História, mas, sobretudo, para a ciência da Educação, na medida em que a formação dos estudantes inclui a formação de sua capacidade crítica diante dos desafios da realidade, bem como da formação da autonomia do ser-no-mundo. Torna-se urgente refletir proposições acerca do sentido dos conhecimentos históricos como subsidio da práxis educativa visando a construção da consciência histórica do estudante no seu processo formativo, premissa que caracteriza a pedagogia da autonomia e a formação do pensamento crítico e do fazer histórico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID4091_TB3036_22042024082132.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONICA EMANUELA NUNES MAIA"
    "autor_nome_curto" => "MONICA"
    "autor_email" => "monicaemanuelanm@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O artigo tem por objeto a relação entre o ensino de História, que busca uma compreensão acerca do sentido da trajetória da humanidade, cujo paradigma exige situarmos no tempo, no espaço e no contexto a formação humana, considerando o ser humano na sua complexidade, ou seja, as dimensões físico, social, psicológica, afetiva, emocional. e a formação técnica-profissional. O lócus da pesquisa se insere no Instituto Federal do Ceará – IFCE, campus Cedro. O objetivo do estudo é construir uma reflexão que ilumine a seguinte problemática: como ensinar História na perspectiva de desenvolver o senso crítico sobre a realidade social na qual se inserem, em turmas do ensino médio técnico integrado? Para desenvolver esta perspectiva de reflexão adotamos a abordagem dialética com a finalidade de perceber em profundidade a relação entre o ensino de História, a formação humana e a proposta da formação técnica profissional. A relevância do estudo/reflexão justifica-se a partir da nossa percepção como docente, no cotidiano da sala de aula, das evidências acerca da apatia e não valorização relativa ao conhecimento histórico, cultural e humano. No dia-a-dia escolar, nas aulas de História, especificamente, tem-se identificado a ausência de interesse pelo sentido dos conteúdos da referida disciplina, quando não somos interpelados pelos estudantes com indagações sobre fontes do conhecimento, reflexões, dúvidas, curiosidades e inquietações capazes de suscitar debates e confrontações de perspectivas interpretativas próprias da escrita da História. Consideramos tais constatações como dificuldade para a prática pedagógica, o que se torna uma problemática não somente para o sentido do ensino de História, mas, sobretudo, para a ciência da Educação, na medida em que a formação dos estudantes inclui a formação de sua capacidade crítica diante dos desafios da realidade, bem como da formação da autonomia do ser-no-mundo. Torna-se urgente refletir proposições acerca do sentido dos conhecimentos históricos como subsidio da práxis educativa visando a construção da consciência histórica do estudante no seu processo formativo, premissa que caracteriza a pedagogia da autonomia e a formação do pensamento crítico e do fazer histórico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.