Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

STOP MOTION COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA ABORDAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM O MANGUEZAL: CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE ELETIVA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108997
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 197
    "inscrito_id" => 799
    "titulo" => "STOP MOTION COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA ABORDAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM O MANGUEZAL: CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE ELETIVA"
    "resumo" => "Manguezal é um ecossistema costeiro que possui distribuição em regiões tropicais e subtropicais do planeta, o que por consequência abrange o litoral brasileiro. Para tanto, a preservação deste ecossistema torna-se importante, visto que fornece serviços ecossistêmicos para as comunidades que dele usufruem. Assim, os educadores devem construir planejamentos e intervenções pedagógicas buscando a educação ambiental para a sensibilização sobre este ecossistema. Diante disso, a presente pesquisa busca analisar a criação e implementação da técnica do stop motion como estratégia de aprendizagem para educação ambiental visando (re)criar o elo existente estre os estudantes e o manguezal. Para tanto se utilizou da pesquisa-ação para esta análise se iniciando na busca das necessidades e interesses dos atores educacionais, caracterizando a fase exploratória. Em seguida, traçou-se um planejamento bimestral dos temas que seriam abordados na eletiva, buscando conectar teoria e prática com a aceitação do público-alvo, fase planejamento. Aplicação prática e teórica das aulas ministradas na eletiva, configurando a fase ação. E por final a fase avaliação da ação foi constituída por uma culminância das atividades desenvolvidas na eletiva, demonstrando os pontos positivos e negativos da construção e aplicação da disciplina. Mesmo diante dos desafios encontrados ao longo do planejamento e implementação da eletiva, se percebeu notável percepção dos estudantes ao ambiente que os rodeava, como o ecossistema traz subsistência para a comunidade e os impactos que os hábitos podem trazer ao manguezal. Aliar o uso de tecnologia, no caso da eletiva o aplicativo para gravação de stop motion, foi importante para manter a atenção e criar interesse nos estudantes em relação a temática principal da disciplina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID799_TB197_06032024155224.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIVAN WASHINGTON MARINHO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Josivan Washing"
    "autor_email" => "josivanmarinhosantos@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108997
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 197
    "inscrito_id" => 799
    "titulo" => "STOP MOTION COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA ABORDAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM O MANGUEZAL: CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE ELETIVA"
    "resumo" => "Manguezal é um ecossistema costeiro que possui distribuição em regiões tropicais e subtropicais do planeta, o que por consequência abrange o litoral brasileiro. Para tanto, a preservação deste ecossistema torna-se importante, visto que fornece serviços ecossistêmicos para as comunidades que dele usufruem. Assim, os educadores devem construir planejamentos e intervenções pedagógicas buscando a educação ambiental para a sensibilização sobre este ecossistema. Diante disso, a presente pesquisa busca analisar a criação e implementação da técnica do stop motion como estratégia de aprendizagem para educação ambiental visando (re)criar o elo existente estre os estudantes e o manguezal. Para tanto se utilizou da pesquisa-ação para esta análise se iniciando na busca das necessidades e interesses dos atores educacionais, caracterizando a fase exploratória. Em seguida, traçou-se um planejamento bimestral dos temas que seriam abordados na eletiva, buscando conectar teoria e prática com a aceitação do público-alvo, fase planejamento. Aplicação prática e teórica das aulas ministradas na eletiva, configurando a fase ação. E por final a fase avaliação da ação foi constituída por uma culminância das atividades desenvolvidas na eletiva, demonstrando os pontos positivos e negativos da construção e aplicação da disciplina. Mesmo diante dos desafios encontrados ao longo do planejamento e implementação da eletiva, se percebeu notável percepção dos estudantes ao ambiente que os rodeava, como o ecossistema traz subsistência para a comunidade e os impactos que os hábitos podem trazer ao manguezal. Aliar o uso de tecnologia, no caso da eletiva o aplicativo para gravação de stop motion, foi importante para manter a atenção e criar interesse nos estudantes em relação a temática principal da disciplina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID799_TB197_06032024155224.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIVAN WASHINGTON MARINHO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Josivan Washing"
    "autor_email" => "josivanmarinhosantos@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Manguezal é um ecossistema costeiro que possui distribuição em regiões tropicais e subtropicais do planeta, o que por consequência abrange o litoral brasileiro. Para tanto, a preservação deste ecossistema torna-se importante, visto que fornece serviços ecossistêmicos para as comunidades que dele usufruem. Assim, os educadores devem construir planejamentos e intervenções pedagógicas buscando a educação ambiental para a sensibilização sobre este ecossistema. Diante disso, a presente pesquisa busca analisar a criação e implementação da técnica do stop motion como estratégia de aprendizagem para educação ambiental visando (re)criar o elo existente estre os estudantes e o manguezal. Para tanto se utilizou da pesquisa-ação para esta análise se iniciando na busca das necessidades e interesses dos atores educacionais, caracterizando a fase exploratória. Em seguida, traçou-se um planejamento bimestral dos temas que seriam abordados na eletiva, buscando conectar teoria e prática com a aceitação do público-alvo, fase planejamento. Aplicação prática e teórica das aulas ministradas na eletiva, configurando a fase ação. E por final a fase avaliação da ação foi constituída por uma culminância das atividades desenvolvidas na eletiva, demonstrando os pontos positivos e negativos da construção e aplicação da disciplina. Mesmo diante dos desafios encontrados ao longo do planejamento e implementação da eletiva, se percebeu notável percepção dos estudantes ao ambiente que os rodeava, como o ecossistema traz subsistência para a comunidade e os impactos que os hábitos podem trazer ao manguezal. Aliar o uso de tecnologia, no caso da eletiva o aplicativo para gravação de stop motion, foi importante para manter a atenção e criar interesse nos estudantes em relação a temática principal da disciplina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.