Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SER E ESTAR NA PROFISSÃO DOCENTE: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES EM FORMAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110920
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2880
    "inscrito_id" => 11444
    "titulo" => "SER E ESTAR NA PROFISSÃO DOCENTE: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES EM FORMAÇÃO"
    "resumo" => "Este artigo discute as concepções dos estudantes de Pedagogia de uma instituição de ensino superior, pública, do estado de São Paulo, sobre ensino, formação e profissão docente. Amparamos o estudo na literatura sobre ensino, formação e profissão docente e sobre Início da docência. Buscamos identificar e analisar as motivações que levaram os discentes a escolherem a docência; o que eles pensam sobre ensinar e ser professor, e ainda, compreender a visão deles a respeito da profissão e do início da carreira docente. Os dados utilizados nesta investigação referem-se às atividades desenvolvidas (mapa mental e diário reflexivo) por oito discentes durante uma disciplina optativa, e que foram disponibilizadas no Ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Os dados indicaram que para a maioria dos estudantes o ato de ensinar e ser professor tem se constituído, como uma atividade de grande responsabilidade visto que proporciona a formação do cidadão. Além disso, evidenciou-se que a maioria, ao iniciar a disciplina, relacionava a ação de ensinar e ser professor á mera transmissão e recepção de conhecimento, porém pensamento foi se modificando no decorrer dos estudos e discussões. Sobre o período inicial da docência, muitos afirmaram que esta fase se constitui como um tempo de grandes descobertas, sobrevivências, desafios, aprendizagens, reflexões, medos, resiliência e superação. Em relação à escolha pela profissão docente, os dados evidenciaram que se deu com base nas vivências pessoais- na infância, na família, na escola-, ou ainda, pelo fato de gostarem de crianças. Foi possível perceber, ainda, que essa escolha é tida como um ato de coragem, como afirmaram alguns participantes deste estudo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID11444_TB2880_16042024142616.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAILZA MOURA DE SOUSA BARROS"
    "autor_nome_curto" => "JANAILZA BARROS"
    "autor_email" => "janailzabarross@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110920
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2880
    "inscrito_id" => 11444
    "titulo" => "SER E ESTAR NA PROFISSÃO DOCENTE: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES EM FORMAÇÃO"
    "resumo" => "Este artigo discute as concepções dos estudantes de Pedagogia de uma instituição de ensino superior, pública, do estado de São Paulo, sobre ensino, formação e profissão docente. Amparamos o estudo na literatura sobre ensino, formação e profissão docente e sobre Início da docência. Buscamos identificar e analisar as motivações que levaram os discentes a escolherem a docência; o que eles pensam sobre ensinar e ser professor, e ainda, compreender a visão deles a respeito da profissão e do início da carreira docente. Os dados utilizados nesta investigação referem-se às atividades desenvolvidas (mapa mental e diário reflexivo) por oito discentes durante uma disciplina optativa, e que foram disponibilizadas no Ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Os dados indicaram que para a maioria dos estudantes o ato de ensinar e ser professor tem se constituído, como uma atividade de grande responsabilidade visto que proporciona a formação do cidadão. Além disso, evidenciou-se que a maioria, ao iniciar a disciplina, relacionava a ação de ensinar e ser professor á mera transmissão e recepção de conhecimento, porém pensamento foi se modificando no decorrer dos estudos e discussões. Sobre o período inicial da docência, muitos afirmaram que esta fase se constitui como um tempo de grandes descobertas, sobrevivências, desafios, aprendizagens, reflexões, medos, resiliência e superação. Em relação à escolha pela profissão docente, os dados evidenciaram que se deu com base nas vivências pessoais- na infância, na família, na escola-, ou ainda, pelo fato de gostarem de crianças. Foi possível perceber, ainda, que essa escolha é tida como um ato de coragem, como afirmaram alguns participantes deste estudo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID11444_TB2880_16042024142616.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAILZA MOURA DE SOUSA BARROS"
    "autor_nome_curto" => "JANAILZA BARROS"
    "autor_email" => "janailzabarross@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo discute as concepções dos estudantes de Pedagogia de uma instituição de ensino superior, pública, do estado de São Paulo, sobre ensino, formação e profissão docente. Amparamos o estudo na literatura sobre ensino, formação e profissão docente e sobre Início da docência. Buscamos identificar e analisar as motivações que levaram os discentes a escolherem a docência; o que eles pensam sobre ensinar e ser professor, e ainda, compreender a visão deles a respeito da profissão e do início da carreira docente. Os dados utilizados nesta investigação referem-se às atividades desenvolvidas (mapa mental e diário reflexivo) por oito discentes durante uma disciplina optativa, e que foram disponibilizadas no Ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Os dados indicaram que para a maioria dos estudantes o ato de ensinar e ser professor tem se constituído, como uma atividade de grande responsabilidade visto que proporciona a formação do cidadão. Além disso, evidenciou-se que a maioria, ao iniciar a disciplina, relacionava a ação de ensinar e ser professor á mera transmissão e recepção de conhecimento, porém pensamento foi se modificando no decorrer dos estudos e discussões. Sobre o período inicial da docência, muitos afirmaram que esta fase se constitui como um tempo de grandes descobertas, sobrevivências, desafios, aprendizagens, reflexões, medos, resiliência e superação. Em relação à escolha pela profissão docente, os dados evidenciaram que se deu com base nas vivências pessoais- na infância, na família, na escola-, ou ainda, pelo fato de gostarem de crianças. Foi possível perceber, ainda, que essa escolha é tida como um ato de coragem, como afirmaram alguns participantes deste estudo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.