Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LANÇAMENTO DE FOGUETES COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As reações químicas são responsáveis por inúmeros fenômenos de nosso cotidiano. Os reagentes, assim denominadas as misturas que produzem uma reação, não atrelam-se apenas aos compostos obtidos por intensos processos industriais mas também, substâncias simples e de fácil obtenção. O Ensino de Química é considerado, por alunos de ensino médio, monótono e de difícil associação aos fenômenos do cotidiano, desta forma é necessário que o professor em sua essência docente aborde tais conteúdos teóricos utilizando metodologias atrativas ao aluno. Lançada no ano de 2007, a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) mobiliza estudantes da educação básica na tarefa de construção de foguetes movidos a pressão, água ou reação química. O lançamento do foguete, promove ainda o aprofundamento de conceitos básicos da física, uma vez que a trajetória do mesmo realiza um percurso oblíquo. O projeto de foguete para os alunos do ensino médio, vinculado ao nível 4 do edital, orienta a reação química entre vinagre e bicarbonato de sódio em um recipiente fechado confeccionado por garrafas PET’s. A reação entre tais reagentes, promoveu aulas práticas de Química com o objetivo de analisar proporções estequiométricas para obter a melhor reação de formação de gás. Como método avaliativo, os alunos envolvidos no processo responderam, voluntariamente, ao questionário elaborado na plataforma Google Forms, apontando as descobertas, desafios e compreensão científica da metodologia utilizada. Os alunos apontaram como fundamental no estudo de Química, a prática laboratorial bem como a dificuldade em testes práticos de lançamentos e cálculos precisos na área da física. A participação ativa na confecção dos foguetes despertou o interesse nos princípios básicos da engenharia e ainda a criatividade dos estudantes. Apesar de não alcançar as distâncias mínimas exigidas para obter premiações, a escola e professores insistem no projeto de foguetes como abertura ao método científico e ensino interdisciplinar.

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