Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DE IMAGENS NO JOGO KAHOOT COMO ESTRATÉGIA FORTALECEDORA DA APRENDIZAGEM DURANTE AS AULAS DE CIÊNCIAS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As metodologias ativas estão sendo recorrentemente empregadas na sala de aula para gerar um ensino mais interativo e dinâmico. Os aspectos visuais tornam-se importantes aliados das ferramentas digitais, por conseguirem facilitar a compreensão de conceitos. Dessa maneira, esse trabalho objetiva avaliar a eficácia da utilização de imagens através do jogo kahoot na disciplina de ciências. As atividades foram desenvolvidas no Centro Educacional Integrado Professor Eliseu Viana (CEIPEV), durante os meses de março e abril de 2019, no município de Mossoró (RN), com aproximadamente trinta e cinco alunos da turma do sétimo ano. Foram selecionadas imagens sobre o conteúdo de composição química da vida, metabolismo, organização celular, ciclo de vida e inseridas no jogo kahoot. As coletas de dados consistiram em percentuais de acertos e erros, ficha de observação para analisar as atitudes dos alunos durante as intervenções e um questionário com os aspectos não verbais. Ficou evidenciado que os alunos acertaram mais da metade das questões trabalhadas na primeira, segunda e terceira aplicação, apresentaram expressiva participação (100%), interesse (89%), atenção (85%), cooperação (85%) e empenho (82%) durante a resolução dos problemas. Além disso, conseguiram realizar associações dos aspectos visuais, compreendendo o valor didático das imagens. As ferramentas digitais aliadas aos recursos visuais atuaram, eficientemente, no engajamento da turma na resolução de questionamentos de cunho científico.

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