Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO E RESISTÊNCIA NEGRA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UM ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 06 - Educação e relações étnico-raciais
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109916
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1481
    "inscrito_id" => 7786
    "titulo" => "MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO E RESISTÊNCIA NEGRA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UM ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA"
    "resumo" => "O projeto de pesquisa “Música como forma de expressão e resistência negra” desenvolvido por estudantes do ensino médio integrado ao ensino técnico participantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte do Campus Mossoró tem como foco o desenvolvimento de um estado do conhecimento sobre a música e resistência negra. Ao longo das atividades desenvolvidas pelo NEABI voltadas para a educação para as relações étnico-raciais, os estudantes se inquietaram acerca da música brasileira como forma de resistência desde a escravatura no Brasil, entendendo como os escravizados se expressavam e mostravam resistência por meio da musicalidade, canções e melodias de antepassados, expandindo esse estudo até os tempos atuais, entendendo como ela ainda se faz presente e usada como forma de expressão contra a repressão que existe até hoje. Esse problema gerou uma pesquisa a partir da produção em artigos, dissertações e teses sobre o uso da musicalidade para expressar sentimentos, dores e resistir contra todas as formas de agressão já sofridas, encontrando na música uma forma de diminuir o sofrimento, mas de expressa-la. O objetivo desse estudo é desenvolver um estado do conhecimento investigando as produções acadêmicas que utilizem palavras chaves como letra, melodia e harmonia relacionadas às músicas afrodescendentes, entendendo o uso dessas ferramentas musicais para expressar sentimento. O presente projeto espera ter resultados que possam contribuir para um maior entendimento da música, bem como que a análise musical considere uma pesquisa mais aprofundada sobre os sentimentos nas canções analisadas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7786_TB1481_27102024220519.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIZAEL DE OLIVEIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "MIZAEL ALVES"
    "autor_email" => "mizael.oliveira2005@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109916
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1481
    "inscrito_id" => 7786
    "titulo" => "MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO E RESISTÊNCIA NEGRA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UM ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA"
    "resumo" => "O projeto de pesquisa “Música como forma de expressão e resistência negra” desenvolvido por estudantes do ensino médio integrado ao ensino técnico participantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte do Campus Mossoró tem como foco o desenvolvimento de um estado do conhecimento sobre a música e resistência negra. Ao longo das atividades desenvolvidas pelo NEABI voltadas para a educação para as relações étnico-raciais, os estudantes se inquietaram acerca da música brasileira como forma de resistência desde a escravatura no Brasil, entendendo como os escravizados se expressavam e mostravam resistência por meio da musicalidade, canções e melodias de antepassados, expandindo esse estudo até os tempos atuais, entendendo como ela ainda se faz presente e usada como forma de expressão contra a repressão que existe até hoje. Esse problema gerou uma pesquisa a partir da produção em artigos, dissertações e teses sobre o uso da musicalidade para expressar sentimentos, dores e resistir contra todas as formas de agressão já sofridas, encontrando na música uma forma de diminuir o sofrimento, mas de expressa-la. O objetivo desse estudo é desenvolver um estado do conhecimento investigando as produções acadêmicas que utilizem palavras chaves como letra, melodia e harmonia relacionadas às músicas afrodescendentes, entendendo o uso dessas ferramentas musicais para expressar sentimento. O presente projeto espera ter resultados que possam contribuir para um maior entendimento da música, bem como que a análise musical considere uma pesquisa mais aprofundada sobre os sentimentos nas canções analisadas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7786_TB1481_27102024220519.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIZAEL DE OLIVEIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "MIZAEL ALVES"
    "autor_email" => "mizael.oliveira2005@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O projeto de pesquisa “Música como forma de expressão e resistência negra” desenvolvido por estudantes do ensino médio integrado ao ensino técnico participantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte do Campus Mossoró tem como foco o desenvolvimento de um estado do conhecimento sobre a música e resistência negra. Ao longo das atividades desenvolvidas pelo NEABI voltadas para a educação para as relações étnico-raciais, os estudantes se inquietaram acerca da música brasileira como forma de resistência desde a escravatura no Brasil, entendendo como os escravizados se expressavam e mostravam resistência por meio da musicalidade, canções e melodias de antepassados, expandindo esse estudo até os tempos atuais, entendendo como ela ainda se faz presente e usada como forma de expressão contra a repressão que existe até hoje. Esse problema gerou uma pesquisa a partir da produção em artigos, dissertações e teses sobre o uso da musicalidade para expressar sentimentos, dores e resistir contra todas as formas de agressão já sofridas, encontrando na música uma forma de diminuir o sofrimento, mas de expressa-la. O objetivo desse estudo é desenvolver um estado do conhecimento investigando as produções acadêmicas que utilizem palavras chaves como letra, melodia e harmonia relacionadas às músicas afrodescendentes, entendendo o uso dessas ferramentas musicais para expressar sentimento. O presente projeto espera ter resultados que possam contribuir para um maior entendimento da música, bem como que a análise musical considere uma pesquisa mais aprofundada sobre os sentimentos nas canções analisadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.