Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE ANATOMIA HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111971
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4408
    "inscrito_id" => 14172
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE ANATOMIA HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA"
    "resumo" => "A monitoria acadêmica é uma atividade complementar na qual os discentes-monitores desempenham atividades sob a orientação do professor-orientador com o objetivo de ampliar conhecimentos, vivenciar atividades relacionadas à docência e auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos discentes-monitorados. A Anatomia Humana é uma disciplina que estuda a constituição e o desenvolvimento do corpo humano, sendo ofertada nos primeiros semestres dos cursos da área da saúde. Diante da grande quantidade de conteúdos abordados nesta disciplina e sua extensa carga horária, o Programa de Monitoria mostra-se como um aliado importante na compreensão e consolidação dos conhecimentos, bem como na facilitação da correlação entre teoria e prática. O presente trabalho se trata de um relato de experiência da monitoria de Anatomia Humana desenvolvida na Universidade Estadual de Feira de Santana no período de abril de 2023 a abril de 2024. As atividades de monitoria incluíram reuniões periódicas com a professora-orientadora para planejamento e acompanhamento; auxílio durante as aulas; produção de material de apoio como resumos e roteiros de prática; elaboração e correção de listas de exercícios; desenvolvimento de um e-book e criação de uma página no Instagram, onde semanalmente postava-se conteúdos e um quiz de acordo com o cronograma da disciplina. Foi disponibilizado aos estudantes o contato com a monitora por meio de rede social (WhatsApp) e um horário semanal para encontro virtual no Google Meet, visando mediar a comunicação com a docente e sanar dúvidas o mais rápido possível. A diversificação de estratégias didático-pedagógicas e a utilização de ferramentas digitais auxiliou o processo de ensino-aprendizagem, tornando as atividades mais atrativas e interativas. Dessa forma, percebeu-se que os estudantes-monitorados se mostraram participativos e interessados na monitoria. A experiência também foi de grande importância para a discente-monitora, que pode aprofundar o estudo nessa área e se aproximar do cotidiano dos professores no contexto acadêmico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14172_TB4408_30092024221423.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TALITA PEREIRA SARMENTO"
    "autor_nome_curto" => "TALITA"
    "autor_email" => "psarmentotalita@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111971
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4408
    "inscrito_id" => 14172
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE ANATOMIA HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA"
    "resumo" => "A monitoria acadêmica é uma atividade complementar na qual os discentes-monitores desempenham atividades sob a orientação do professor-orientador com o objetivo de ampliar conhecimentos, vivenciar atividades relacionadas à docência e auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos discentes-monitorados. A Anatomia Humana é uma disciplina que estuda a constituição e o desenvolvimento do corpo humano, sendo ofertada nos primeiros semestres dos cursos da área da saúde. Diante da grande quantidade de conteúdos abordados nesta disciplina e sua extensa carga horária, o Programa de Monitoria mostra-se como um aliado importante na compreensão e consolidação dos conhecimentos, bem como na facilitação da correlação entre teoria e prática. O presente trabalho se trata de um relato de experiência da monitoria de Anatomia Humana desenvolvida na Universidade Estadual de Feira de Santana no período de abril de 2023 a abril de 2024. As atividades de monitoria incluíram reuniões periódicas com a professora-orientadora para planejamento e acompanhamento; auxílio durante as aulas; produção de material de apoio como resumos e roteiros de prática; elaboração e correção de listas de exercícios; desenvolvimento de um e-book e criação de uma página no Instagram, onde semanalmente postava-se conteúdos e um quiz de acordo com o cronograma da disciplina. Foi disponibilizado aos estudantes o contato com a monitora por meio de rede social (WhatsApp) e um horário semanal para encontro virtual no Google Meet, visando mediar a comunicação com a docente e sanar dúvidas o mais rápido possível. A diversificação de estratégias didático-pedagógicas e a utilização de ferramentas digitais auxiliou o processo de ensino-aprendizagem, tornando as atividades mais atrativas e interativas. Dessa forma, percebeu-se que os estudantes-monitorados se mostraram participativos e interessados na monitoria. A experiência também foi de grande importância para a discente-monitora, que pode aprofundar o estudo nessa área e se aproximar do cotidiano dos professores no contexto acadêmico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14172_TB4408_30092024221423.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TALITA PEREIRA SARMENTO"
    "autor_nome_curto" => "TALITA"
    "autor_email" => "psarmentotalita@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A monitoria acadêmica é uma atividade complementar na qual os discentes-monitores desempenham atividades sob a orientação do professor-orientador com o objetivo de ampliar conhecimentos, vivenciar atividades relacionadas à docência e auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos discentes-monitorados. A Anatomia Humana é uma disciplina que estuda a constituição e o desenvolvimento do corpo humano, sendo ofertada nos primeiros semestres dos cursos da área da saúde. Diante da grande quantidade de conteúdos abordados nesta disciplina e sua extensa carga horária, o Programa de Monitoria mostra-se como um aliado importante na compreensão e consolidação dos conhecimentos, bem como na facilitação da correlação entre teoria e prática. O presente trabalho se trata de um relato de experiência da monitoria de Anatomia Humana desenvolvida na Universidade Estadual de Feira de Santana no período de abril de 2023 a abril de 2024. As atividades de monitoria incluíram reuniões periódicas com a professora-orientadora para planejamento e acompanhamento; auxílio durante as aulas; produção de material de apoio como resumos e roteiros de prática; elaboração e correção de listas de exercícios; desenvolvimento de um e-book e criação de uma página no Instagram, onde semanalmente postava-se conteúdos e um quiz de acordo com o cronograma da disciplina. Foi disponibilizado aos estudantes o contato com a monitora por meio de rede social (WhatsApp) e um horário semanal para encontro virtual no Google Meet, visando mediar a comunicação com a docente e sanar dúvidas o mais rápido possível. A diversificação de estratégias didático-pedagógicas e a utilização de ferramentas digitais auxiliou o processo de ensino-aprendizagem, tornando as atividades mais atrativas e interativas. Dessa forma, percebeu-se que os estudantes-monitorados se mostraram participativos e interessados na monitoria. A experiência também foi de grande importância para a discente-monitora, que pode aprofundar o estudo nessa área e se aproximar do cotidiano dos professores no contexto acadêmico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.