Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DA CAPOEIRA ANGOLA E REGIONAL NA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NOS INSTITUTOS FEDERAIS DO MARANHÃO: CONHECIMENTOS E SABERES PARA INCLUSÃO SOCIAL E CIDADANIA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 06 - Educação e relações étnico-raciais
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112658
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5379
    "inscrito_id" => 14905
    "titulo" => "ENSINO DA CAPOEIRA ANGOLA E REGIONAL NA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NOS INSTITUTOS FEDERAIS DO MARANHÃO: CONHECIMENTOS E SABERES PARA INCLUSÃO SOCIAL E CIDADANIA."
    "resumo" => "Este projeto de ensino da capoeira Angola e Regional tem como objetivo promover a compreensão e valorização da cultura afro-brasileira, em conformidade com a Lei 10.639/2003, que requer o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas, incluindo os Institutos Federais do Maranhão. A capoeira, uma expressão cultural que combina elementos de dança, luta e música, é considerada um importante patrimônio afro-brasileiro e desempenha um papel significativo na preservação da identidade cultural. O projeto diferencia entre os estilos de capoeira angola e regional, destacando suas origens históricas e características distintas. A metodologia inclui aulas teóricas sobre a história da capoeira, seu contexto social e cultural, e a importância da preservação e difusão dessas manifestações artísticas. As aulas práticas envolvem a aprendizagem dos movimentos característicos de cada estilo, promovendo a participação ativa dos alunos. Um documentário das atividades é registrado pelos bolsistas e voluntários. A Lei 10.639/2003 é incorporada ao projeto como um guia para a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo, destacando a contribuição da cultura afro-brasileira para a identidade nacional. As atividades propostas visam sensibilizar os alunos para a diversidade cultural, promovendo o respeito e a valorização da herança afrodescendente. O plano inclui eventos como palestras, apresentações culturais e a participação de mestres de capoeira, proporcionando uma experiência enriquecedora e autêntica aos estudantes. O objetivo final é não apenas transmitir conhecimentos sobre a capoeira, mas também promover a consciência crítica e o respeito à diversidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa. Este projeto é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Regional: educação, ambiente, saúde, agricultura e sociedade - DREASAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14905_TB5379_27102024231209.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JORGE LUCAS DA SILVA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JORGE"
    "autor_email" => "jorge.f@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112658
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5379
    "inscrito_id" => 14905
    "titulo" => "ENSINO DA CAPOEIRA ANGOLA E REGIONAL NA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NOS INSTITUTOS FEDERAIS DO MARANHÃO: CONHECIMENTOS E SABERES PARA INCLUSÃO SOCIAL E CIDADANIA."
    "resumo" => "Este projeto de ensino da capoeira Angola e Regional tem como objetivo promover a compreensão e valorização da cultura afro-brasileira, em conformidade com a Lei 10.639/2003, que requer o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas, incluindo os Institutos Federais do Maranhão. A capoeira, uma expressão cultural que combina elementos de dança, luta e música, é considerada um importante patrimônio afro-brasileiro e desempenha um papel significativo na preservação da identidade cultural. O projeto diferencia entre os estilos de capoeira angola e regional, destacando suas origens históricas e características distintas. A metodologia inclui aulas teóricas sobre a história da capoeira, seu contexto social e cultural, e a importância da preservação e difusão dessas manifestações artísticas. As aulas práticas envolvem a aprendizagem dos movimentos característicos de cada estilo, promovendo a participação ativa dos alunos. Um documentário das atividades é registrado pelos bolsistas e voluntários. A Lei 10.639/2003 é incorporada ao projeto como um guia para a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo, destacando a contribuição da cultura afro-brasileira para a identidade nacional. As atividades propostas visam sensibilizar os alunos para a diversidade cultural, promovendo o respeito e a valorização da herança afrodescendente. O plano inclui eventos como palestras, apresentações culturais e a participação de mestres de capoeira, proporcionando uma experiência enriquecedora e autêntica aos estudantes. O objetivo final é não apenas transmitir conhecimentos sobre a capoeira, mas também promover a consciência crítica e o respeito à diversidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa. Este projeto é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Regional: educação, ambiente, saúde, agricultura e sociedade - DREASAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14905_TB5379_27102024231209.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JORGE LUCAS DA SILVA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JORGE"
    "autor_email" => "jorge.f@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este projeto de ensino da capoeira Angola e Regional tem como objetivo promover a compreensão e valorização da cultura afro-brasileira, em conformidade com a Lei 10.639/2003, que requer o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas, incluindo os Institutos Federais do Maranhão. A capoeira, uma expressão cultural que combina elementos de dança, luta e música, é considerada um importante patrimônio afro-brasileiro e desempenha um papel significativo na preservação da identidade cultural. O projeto diferencia entre os estilos de capoeira angola e regional, destacando suas origens históricas e características distintas. A metodologia inclui aulas teóricas sobre a história da capoeira, seu contexto social e cultural, e a importância da preservação e difusão dessas manifestações artísticas. As aulas práticas envolvem a aprendizagem dos movimentos característicos de cada estilo, promovendo a participação ativa dos alunos. Um documentário das atividades é registrado pelos bolsistas e voluntários. A Lei 10.639/2003 é incorporada ao projeto como um guia para a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo, destacando a contribuição da cultura afro-brasileira para a identidade nacional. As atividades propostas visam sensibilizar os alunos para a diversidade cultural, promovendo o respeito e a valorização da herança afrodescendente. O plano inclui eventos como palestras, apresentações culturais e a participação de mestres de capoeira, proporcionando uma experiência enriquecedora e autêntica aos estudantes. O objetivo final é não apenas transmitir conhecimentos sobre a capoeira, mas também promover a consciência crítica e o respeito à diversidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa. Este projeto é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Regional: educação, ambiente, saúde, agricultura e sociedade - DREASAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.