Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITERATURA INFANTIL À LUZ DA DEFICIÊNCIA VISUAL APRESENTA O LIVRO TÁTIL: CADA BICHINHO NO SEU CAMINHO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho tem origem na Coordenação do Livro Tátil do Instituto Benjamin Constant (IBC). Esta coordenação dedica-se à produção de livros táteis ilustrados para crianças com deficiência visual (cegas e com baixa visão). “Cada Bichinho no seu caminho” é um livro tátil que foi idealizado para atender às crianças na faixa etária da pré-escola, a fim de contribuir para sua inserção no universo literário, colaborando para o nascimento do leitor, independentemente de qualquer especificidade sensorial. Desta forma, a proposta centra-se na inclusão através da acessibilidade a livros infantis. O referencial teórico ancora-se em estudiosos como Vigotsky (2007), Pino (2005), Serra (2020), Viana (2015), Reyes (2007) entre outros. Nesse viés, o referido livro trouxe como objetivo primordial proporcionar experiências sensoriais que desenvolvam não apenas o tato, mas também, estímulos auditivos e visuais; estimular a coordenação motora fina, a linguagem e, todo o simbolismo do Faz de Conta das Fábulas. A metodologia utilizada foi a da pesquisa-ação em que as autoras se debruçaram em estudos de técnicas e aplicabilidade do produto cujo foco norteador vem ao encontro de observar criança com deficiência visual e aguçar a curiosidade e criatividade em sala de aula para que assim se reverbere em sua rotina literária ao longo dos anos. Desta forma, tal livro, por ser tátil, se diferencia em suas especificidades por estimular não só aspectos cognitivos como: incentivo ao letramento (familiarização com palavras escritas em tinta e pelo sistema Braille); como também aspectos motores como: coordenação olho/mão e a preensão manual. Por fim, concluímos que o livro tátil se torna mais uma ferramenta de acessibilidade e relevância social a fim de contribuir e incluir as crianças com deficiência visual no ambiente literário.

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