Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO ACERCA DA PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE ALIMENTOS UTILIZANDO A METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110578
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2410
    "inscrito_id" => 10437
    "titulo" => "ESTUDO ACERCA DA PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE ALIMENTOS UTILIZANDO A METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA"
    "resumo" => "A busca por estratégias educacionais eficazes que promovam engajamento e aprendizado autônomo dos estudantes é um constante desafio para os educadores. Nesse contexto, as metodologias ativas oferecem uma abordagem dinâmica e centrada no aluno. Entre essas metodologias, destaca-se a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), em que os estudantes se engajam na identificação, análise e resolução de um problema em grupo. Ao explorarem as questões e proporem soluções, os alunos desempenham um papel central na construção de seu conhecimento, promovendo a aprendizagem autônoma (LOVATO et al., 2018). Os referenciais teóricos do presente trabalho envolvem a Pedagogia da autonomia, de Paulo Freire e a Teoria sócio-interacionista, de Vygotsky, que consideram que a aprendizagem é ativa e feita pelo próprio indivíduo, dentro das possibilidades de construção do conhecimento criada pelo docente (FREIRE, 2021; PALANGANA, 2015). A feira de ciências desempenha um papel fundamental no ensino ativo de Ciências. Nesse evento os alunos aplicam os conhecimentos teóricos adquiridos, bem como percepções derivadas de suas próprias observações do mundo (MACEDO, 2017). Nesse contexto, foi elaborado um material didático baseado na PBL com propósito de orientar estudantes do 8° ano acerca do tema sustentabilidade e produção de alimentos. No material são apresentadas questões problema sobre a produção de alimentos e instruções sobre construção ética de pesquisa e trabalho acadêmico. O objetivo foi incentivar o pensamento crítico, promover o diálogo e a pesquisa para que os estudantes construíssem uma proposta de solução sustentável ao problema apresentado. Para a aplicação do material foram realizadas apresentações orais e monitorias durante o período de aulas. Os alunos utilizaram o material principal como base e foram estimulados a buscar outras fontes de conhecimento durante a composição de suas propostas de solução sustentável. Os resultados foram apresentados pelos estudantes na feira de ciências do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10437_TB2410_20062024203657.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA MONTEIRO CARINO"
    "autor_nome_curto" => "Mariana Carino"
    "autor_email" => "marianamcarino@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110578
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2410
    "inscrito_id" => 10437
    "titulo" => "ESTUDO ACERCA DA PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE ALIMENTOS UTILIZANDO A METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA"
    "resumo" => "A busca por estratégias educacionais eficazes que promovam engajamento e aprendizado autônomo dos estudantes é um constante desafio para os educadores. Nesse contexto, as metodologias ativas oferecem uma abordagem dinâmica e centrada no aluno. Entre essas metodologias, destaca-se a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), em que os estudantes se engajam na identificação, análise e resolução de um problema em grupo. Ao explorarem as questões e proporem soluções, os alunos desempenham um papel central na construção de seu conhecimento, promovendo a aprendizagem autônoma (LOVATO et al., 2018). Os referenciais teóricos do presente trabalho envolvem a Pedagogia da autonomia, de Paulo Freire e a Teoria sócio-interacionista, de Vygotsky, que consideram que a aprendizagem é ativa e feita pelo próprio indivíduo, dentro das possibilidades de construção do conhecimento criada pelo docente (FREIRE, 2021; PALANGANA, 2015). A feira de ciências desempenha um papel fundamental no ensino ativo de Ciências. Nesse evento os alunos aplicam os conhecimentos teóricos adquiridos, bem como percepções derivadas de suas próprias observações do mundo (MACEDO, 2017). Nesse contexto, foi elaborado um material didático baseado na PBL com propósito de orientar estudantes do 8° ano acerca do tema sustentabilidade e produção de alimentos. No material são apresentadas questões problema sobre a produção de alimentos e instruções sobre construção ética de pesquisa e trabalho acadêmico. O objetivo foi incentivar o pensamento crítico, promover o diálogo e a pesquisa para que os estudantes construíssem uma proposta de solução sustentável ao problema apresentado. Para a aplicação do material foram realizadas apresentações orais e monitorias durante o período de aulas. Os alunos utilizaram o material principal como base e foram estimulados a buscar outras fontes de conhecimento durante a composição de suas propostas de solução sustentável. Os resultados foram apresentados pelos estudantes na feira de ciências do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10437_TB2410_20062024203657.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA MONTEIRO CARINO"
    "autor_nome_curto" => "Mariana Carino"
    "autor_email" => "marianamcarino@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A busca por estratégias educacionais eficazes que promovam engajamento e aprendizado autônomo dos estudantes é um constante desafio para os educadores. Nesse contexto, as metodologias ativas oferecem uma abordagem dinâmica e centrada no aluno. Entre essas metodologias, destaca-se a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), em que os estudantes se engajam na identificação, análise e resolução de um problema em grupo. Ao explorarem as questões e proporem soluções, os alunos desempenham um papel central na construção de seu conhecimento, promovendo a aprendizagem autônoma (LOVATO et al., 2018). Os referenciais teóricos do presente trabalho envolvem a Pedagogia da autonomia, de Paulo Freire e a Teoria sócio-interacionista, de Vygotsky, que consideram que a aprendizagem é ativa e feita pelo próprio indivíduo, dentro das possibilidades de construção do conhecimento criada pelo docente (FREIRE, 2021; PALANGANA, 2015). A feira de ciências desempenha um papel fundamental no ensino ativo de Ciências. Nesse evento os alunos aplicam os conhecimentos teóricos adquiridos, bem como percepções derivadas de suas próprias observações do mundo (MACEDO, 2017). Nesse contexto, foi elaborado um material didático baseado na PBL com propósito de orientar estudantes do 8° ano acerca do tema sustentabilidade e produção de alimentos. No material são apresentadas questões problema sobre a produção de alimentos e instruções sobre construção ética de pesquisa e trabalho acadêmico. O objetivo foi incentivar o pensamento crítico, promover o diálogo e a pesquisa para que os estudantes construíssem uma proposta de solução sustentável ao problema apresentado. Para a aplicação do material foram realizadas apresentações orais e monitorias durante o período de aulas. Os alunos utilizaram o material principal como base e foram estimulados a buscar outras fontes de conhecimento durante a composição de suas propostas de solução sustentável. Os resultados foram apresentados pelos estudantes na feira de ciências do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.