Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: CONSUMO, TRABALHO E DINHEIRO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação profissional e tecnológica
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109317
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 643
    "inscrito_id" => 4870
    "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA: CONSUMO, TRABALHO E DINHEIRO"
    "resumo" => "O trabalho em questão visa abordar a Educação Financeira e apresentar os resultados obtidos durante a execução do projeto de extensão "Educação Financeira no Ensino Fundamental II". Este projeto foi conduzido ao longo do ano de 2019, com o respaldo da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN. A metodologia adotada consistiu na realização de oficinas direcionadas aos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal José Nunes de Figueiredo, localizada em Ouro Branco/RN. Em termos teóricos, o trabalho baseou-se nas orientações de D'Aquino (2008, p. 15), que propõe que o processo educacional sobre o manejo do dinheiro para as crianças abranja quatro áreas fundamentais: como ganhar, poupar, gastar e doar. Destaca-se a importância de proporcionar às crianças, desde cedo, habilidades financeiras para que desenvolvam gradualmente uma postura consciente em relação às finanças. É relevante observar que a BNCC também preconiza a abordagem desse tema nas escolas do ensino fundamental, incorporando aspectos relacionados ao consumo, trabalho e dinheiro. Durante as oficinas, percebeu-se o notável interesse dos estudantes, especialmente após a prévia exploração do tema do consumismo pela professora de Língua Portuguesa. Diante das experiências vivenciadas nas oficinas, evidenciou-se a necessidade de uma abordagem mais ampla e efetiva da Educação Financeira nas escolas, considerando o significativo interesse despertado entre os estudantes. A expectativa é que este trabalho instigue a pesquisa contínua sobre a temática, proporcionando a criação de novos projetos e iniciativas relacionadas à Educação Financeira no futuro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4870_TB643_07102024170752.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUSSIER DO NASCIMENTO SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JUSSIER SOUZA"
    "autor_email" => "jussier_js@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109317
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 643
    "inscrito_id" => 4870
    "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA: CONSUMO, TRABALHO E DINHEIRO"
    "resumo" => "O trabalho em questão visa abordar a Educação Financeira e apresentar os resultados obtidos durante a execução do projeto de extensão "Educação Financeira no Ensino Fundamental II". Este projeto foi conduzido ao longo do ano de 2019, com o respaldo da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN. A metodologia adotada consistiu na realização de oficinas direcionadas aos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal José Nunes de Figueiredo, localizada em Ouro Branco/RN. Em termos teóricos, o trabalho baseou-se nas orientações de D'Aquino (2008, p. 15), que propõe que o processo educacional sobre o manejo do dinheiro para as crianças abranja quatro áreas fundamentais: como ganhar, poupar, gastar e doar. Destaca-se a importância de proporcionar às crianças, desde cedo, habilidades financeiras para que desenvolvam gradualmente uma postura consciente em relação às finanças. É relevante observar que a BNCC também preconiza a abordagem desse tema nas escolas do ensino fundamental, incorporando aspectos relacionados ao consumo, trabalho e dinheiro. Durante as oficinas, percebeu-se o notável interesse dos estudantes, especialmente após a prévia exploração do tema do consumismo pela professora de Língua Portuguesa. Diante das experiências vivenciadas nas oficinas, evidenciou-se a necessidade de uma abordagem mais ampla e efetiva da Educação Financeira nas escolas, considerando o significativo interesse despertado entre os estudantes. A expectativa é que este trabalho instigue a pesquisa contínua sobre a temática, proporcionando a criação de novos projetos e iniciativas relacionadas à Educação Financeira no futuro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4870_TB643_07102024170752.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUSSIER DO NASCIMENTO SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JUSSIER SOUZA"
    "autor_email" => "jussier_js@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O trabalho em questão visa abordar a Educação Financeira e apresentar os resultados obtidos durante a execução do projeto de extensão "Educação Financeira no Ensino Fundamental II". Este projeto foi conduzido ao longo do ano de 2019, com o respaldo da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN. A metodologia adotada consistiu na realização de oficinas direcionadas aos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal José Nunes de Figueiredo, localizada em Ouro Branco/RN. Em termos teóricos, o trabalho baseou-se nas orientações de D'Aquino (2008, p. 15), que propõe que o processo educacional sobre o manejo do dinheiro para as crianças abranja quatro áreas fundamentais: como ganhar, poupar, gastar e doar. Destaca-se a importância de proporcionar às crianças, desde cedo, habilidades financeiras para que desenvolvam gradualmente uma postura consciente em relação às finanças. É relevante observar que a BNCC também preconiza a abordagem desse tema nas escolas do ensino fundamental, incorporando aspectos relacionados ao consumo, trabalho e dinheiro. Durante as oficinas, percebeu-se o notável interesse dos estudantes, especialmente após a prévia exploração do tema do consumismo pela professora de Língua Portuguesa. Diante das experiências vivenciadas nas oficinas, evidenciou-se a necessidade de uma abordagem mais ampla e efetiva da Educação Financeira nas escolas, considerando o significativo interesse despertado entre os estudantes. A expectativa é que este trabalho instigue a pesquisa contínua sobre a temática, proporcionando a criação de novos projetos e iniciativas relacionadas à Educação Financeira no futuro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.