Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: UTILIZANDO AS OBRAS LITERÁRIAS INFANTIS PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e relações étnico-raciais
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110371
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2136
    "inscrito_id" => 8145
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: UTILIZANDO AS OBRAS LITERÁRIAS INFANTIS PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA."
    "resumo" => "O presente trabalho faz uma reflexão com crianças dos anos iniciais sobre o tema racismo. Teve como objetivo, compreender como a literatura infantil auxília no trabalho com a educação antirracista. Como recurso metodológico utilizamos a contação de história e um vídeo. A pesquisa foi realizada em uma escola pública na periferia em Belém-Pa, na turma do 3º ano do ensino fundamental I. Trata-se de uma abordagem qualitativa que ocorreu por meio de observação e coleta de dados. Um estudo de caso com foco na educação antirracista em sala de aula. No processo de coleta de dados, tivemos 21 encontros, incluindo 2 regências que foram desenvolvidas por etapas. Na 1ª regência ocorreu a contação de história, foi utilizado o livro “Menina Bonita do Laço de Fita” traz uma exaltação à beleza da pele negra, além da relação sobre as diferenças, após a contação de história abrimos para a roda de conversa, foram realizadas algumas perguntas para facilitar as mediações sobre questões acerca do tema estudado. Na 2ª regência foi apresentado o vídeo “Qual é a cor do amor? História de Lorenzo e Dandara”, o vídeo explora a cultura e a diferença racial e que é possível ser amigo de povos “diferentes”. Na sequência os alunos produziram desenhos e escritas, criando um mural onde foram socializadas as produções. Utilizamos como referenciais teóricos, Carvalho (2019), Jango (2017) e Teberosky e Colomber (2003). Os alunos foram participativos, demonstrando interesse pelo tema. Entenderam que atitudes racistas podem ser vistas na sociedade de maneira negativa. A pesquisa teve como objetivo discutir uma educação antirracista por meio da literatura infantil, a importância do conhecimento das relações, da identidade, do enfrentamento ao racismo no ambiente escolar e estimulando os alunos a promover o respeito e a diferença com o outro, salientando uma educação sem distinção."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8145_TB2136_27102024125208.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEIDIANE OLIVEIRA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "LEIDIANE OLIVEI"
    "autor_email" => "leidiane06oliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110371
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2136
    "inscrito_id" => 8145
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: UTILIZANDO AS OBRAS LITERÁRIAS INFANTIS PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA."
    "resumo" => "O presente trabalho faz uma reflexão com crianças dos anos iniciais sobre o tema racismo. Teve como objetivo, compreender como a literatura infantil auxília no trabalho com a educação antirracista. Como recurso metodológico utilizamos a contação de história e um vídeo. A pesquisa foi realizada em uma escola pública na periferia em Belém-Pa, na turma do 3º ano do ensino fundamental I. Trata-se de uma abordagem qualitativa que ocorreu por meio de observação e coleta de dados. Um estudo de caso com foco na educação antirracista em sala de aula. No processo de coleta de dados, tivemos 21 encontros, incluindo 2 regências que foram desenvolvidas por etapas. Na 1ª regência ocorreu a contação de história, foi utilizado o livro “Menina Bonita do Laço de Fita” traz uma exaltação à beleza da pele negra, além da relação sobre as diferenças, após a contação de história abrimos para a roda de conversa, foram realizadas algumas perguntas para facilitar as mediações sobre questões acerca do tema estudado. Na 2ª regência foi apresentado o vídeo “Qual é a cor do amor? História de Lorenzo e Dandara”, o vídeo explora a cultura e a diferença racial e que é possível ser amigo de povos “diferentes”. Na sequência os alunos produziram desenhos e escritas, criando um mural onde foram socializadas as produções. Utilizamos como referenciais teóricos, Carvalho (2019), Jango (2017) e Teberosky e Colomber (2003). Os alunos foram participativos, demonstrando interesse pelo tema. Entenderam que atitudes racistas podem ser vistas na sociedade de maneira negativa. A pesquisa teve como objetivo discutir uma educação antirracista por meio da literatura infantil, a importância do conhecimento das relações, da identidade, do enfrentamento ao racismo no ambiente escolar e estimulando os alunos a promover o respeito e a diferença com o outro, salientando uma educação sem distinção."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8145_TB2136_27102024125208.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEIDIANE OLIVEIRA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "LEIDIANE OLIVEI"
    "autor_email" => "leidiane06oliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho faz uma reflexão com crianças dos anos iniciais sobre o tema racismo. Teve como objetivo, compreender como a literatura infantil auxília no trabalho com a educação antirracista. Como recurso metodológico utilizamos a contação de história e um vídeo. A pesquisa foi realizada em uma escola pública na periferia em Belém-Pa, na turma do 3º ano do ensino fundamental I. Trata-se de uma abordagem qualitativa que ocorreu por meio de observação e coleta de dados. Um estudo de caso com foco na educação antirracista em sala de aula. No processo de coleta de dados, tivemos 21 encontros, incluindo 2 regências que foram desenvolvidas por etapas. Na 1ª regência ocorreu a contação de história, foi utilizado o livro “Menina Bonita do Laço de Fita” traz uma exaltação à beleza da pele negra, além da relação sobre as diferenças, após a contação de história abrimos para a roda de conversa, foram realizadas algumas perguntas para facilitar as mediações sobre questões acerca do tema estudado. Na 2ª regência foi apresentado o vídeo “Qual é a cor do amor? História de Lorenzo e Dandara”, o vídeo explora a cultura e a diferença racial e que é possível ser amigo de povos “diferentes”. Na sequência os alunos produziram desenhos e escritas, criando um mural onde foram socializadas as produções. Utilizamos como referenciais teóricos, Carvalho (2019), Jango (2017) e Teberosky e Colomber (2003). Os alunos foram participativos, demonstrando interesse pelo tema. Entenderam que atitudes racistas podem ser vistas na sociedade de maneira negativa. A pesquisa teve como objetivo discutir uma educação antirracista por meio da literatura infantil, a importância do conhecimento das relações, da identidade, do enfrentamento ao racismo no ambiente escolar e estimulando os alunos a promover o respeito e a diferença com o outro, salientando uma educação sem distinção.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.