Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA AULA DE CAMPO DE ARREPIAR: AS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS QUE O PIBID DE GEOGRAFIA TRAZ PARA AS AULAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109794
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1305
    "inscrito_id" => 540
    "titulo" => "UMA AULA DE CAMPO DE ARREPIAR: AS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS QUE O PIBID DE GEOGRAFIA TRAZ PARA AS AULAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O artigo destaca a relevância das Visitas Técnicas na Educação Básica, particularmente em escolas públicas, onde a falta de motivação e recursos frequentemente limita essas experiências. O grupo de discentes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IFCE campus Crateús, Ceará, buscou superar esses desafios, proporcionando aos alunos do Ensino Médio integrado em Química a oportunidade de vivenciar práticas e interações diretas na Reserva Natural Serra das Almas, visando gerar um aprendizado significativo. O objetivo principal é ressaltar a importância do PIBID na formação docente, enfatizando a promoção de metodologias inovadoras nas escolas públicas. A metodologia baseou-se na leitura de artigos e textos relevantes de Sousa et. al (2016), Lima e Assis (2004), Santos, Veloso e Sousa (2018) e Canan (2012), além de pesquisa com os alunos por meio de formulário, aliando a vivência prática em campo com os estudantes do ensino médio do IFCE campus Crateús. A pesquisa por meio do questionário ainda está em processo de desenvolvimento, mas os resultados parciais obtidos por meio de leituras indicam impactos positivos no aprendizado, evidenciados pelo aumento da curiosidade e melhor assimilação dos conteúdos. A experiência na RPPN Serra das Almas permitiu que os alunos aplicassem na prática o conhecimento adquirido em sala de aula, gerando um aprendizado significativo. Em considerações finais, destaca-se a importância dos investimentos em educação e a valorização de iniciativas que integram teoria e prática, enriquecendo não apenas o aprendizado dos estudantes, mas também contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e preparados para impactar positivamente a sociedade. A experiência do Pibid ressalta a necessidade contínua de tais iniciativas, reforçando o papel transformador da educação na construção de um futuro mais promissor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID540_TB1305_27102024194147.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA ILANE DA SILVA MOTA"
    "autor_nome_curto" => "Ilane Mota"
    "autor_email" => "ilane.mota09@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109794
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1305
    "inscrito_id" => 540
    "titulo" => "UMA AULA DE CAMPO DE ARREPIAR: AS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS QUE O PIBID DE GEOGRAFIA TRAZ PARA AS AULAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O artigo destaca a relevância das Visitas Técnicas na Educação Básica, particularmente em escolas públicas, onde a falta de motivação e recursos frequentemente limita essas experiências. O grupo de discentes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IFCE campus Crateús, Ceará, buscou superar esses desafios, proporcionando aos alunos do Ensino Médio integrado em Química a oportunidade de vivenciar práticas e interações diretas na Reserva Natural Serra das Almas, visando gerar um aprendizado significativo. O objetivo principal é ressaltar a importância do PIBID na formação docente, enfatizando a promoção de metodologias inovadoras nas escolas públicas. A metodologia baseou-se na leitura de artigos e textos relevantes de Sousa et. al (2016), Lima e Assis (2004), Santos, Veloso e Sousa (2018) e Canan (2012), além de pesquisa com os alunos por meio de formulário, aliando a vivência prática em campo com os estudantes do ensino médio do IFCE campus Crateús. A pesquisa por meio do questionário ainda está em processo de desenvolvimento, mas os resultados parciais obtidos por meio de leituras indicam impactos positivos no aprendizado, evidenciados pelo aumento da curiosidade e melhor assimilação dos conteúdos. A experiência na RPPN Serra das Almas permitiu que os alunos aplicassem na prática o conhecimento adquirido em sala de aula, gerando um aprendizado significativo. Em considerações finais, destaca-se a importância dos investimentos em educação e a valorização de iniciativas que integram teoria e prática, enriquecendo não apenas o aprendizado dos estudantes, mas também contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e preparados para impactar positivamente a sociedade. A experiência do Pibid ressalta a necessidade contínua de tais iniciativas, reforçando o papel transformador da educação na construção de um futuro mais promissor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID540_TB1305_27102024194147.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA ILANE DA SILVA MOTA"
    "autor_nome_curto" => "Ilane Mota"
    "autor_email" => "ilane.mota09@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O artigo destaca a relevância das Visitas Técnicas na Educação Básica, particularmente em escolas públicas, onde a falta de motivação e recursos frequentemente limita essas experiências. O grupo de discentes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IFCE campus Crateús, Ceará, buscou superar esses desafios, proporcionando aos alunos do Ensino Médio integrado em Química a oportunidade de vivenciar práticas e interações diretas na Reserva Natural Serra das Almas, visando gerar um aprendizado significativo. O objetivo principal é ressaltar a importância do PIBID na formação docente, enfatizando a promoção de metodologias inovadoras nas escolas públicas. A metodologia baseou-se na leitura de artigos e textos relevantes de Sousa et. al (2016), Lima e Assis (2004), Santos, Veloso e Sousa (2018) e Canan (2012), além de pesquisa com os alunos por meio de formulário, aliando a vivência prática em campo com os estudantes do ensino médio do IFCE campus Crateús. A pesquisa por meio do questionário ainda está em processo de desenvolvimento, mas os resultados parciais obtidos por meio de leituras indicam impactos positivos no aprendizado, evidenciados pelo aumento da curiosidade e melhor assimilação dos conteúdos. A experiência na RPPN Serra das Almas permitiu que os alunos aplicassem na prática o conhecimento adquirido em sala de aula, gerando um aprendizado significativo. Em considerações finais, destaca-se a importância dos investimentos em educação e a valorização de iniciativas que integram teoria e prática, enriquecendo não apenas o aprendizado dos estudantes, mas também contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e preparados para impactar positivamente a sociedade. A experiência do Pibid ressalta a necessidade contínua de tais iniciativas, reforçando o papel transformador da educação na construção de um futuro mais promissor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.