Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FOMENTANDO AUTORIA E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: COMO NASCE O LIVRO INFANTIL: O MEU GATINHO AMARELO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110301
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2029
    "inscrito_id" => 5411
    "titulo" => "FOMENTANDO AUTORIA E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: COMO NASCE O LIVRO INFANTIL: O MEU GATINHO AMARELO"
    "resumo" => "O Clube de Leitura Ubuntu é um projeto de extensão sediado no IFSP campus Matão desde 2019 e reestruturado durante a pandemia para acontecer virtualmente. Nos últimos anos, o Clube de Leitura Ubuntu tem recebido novos integrantes de diferentes lugares, idades e formações, em atividades que têm conseguido reunir cerca de 100 pessoas em cada encontro, realizando um trabalho de difusão, diálogo e debate de temas prementes da sociedade brasileira a partir da literatura de autoria negra brasileira e diaspórica. Acreditamos que a lei 13.696/2018, que instituiu o Plano Nacional de Incentivo à Leitura e como elas podem ser implementadas em práticas educativas não formais, pode nos ajudar a fortalecer a inclusão na escola. O presente trabalho é fruto das inquietações que reverberaram a partir da parceria com a Escola Municipalizada José de Anchieta no município de Queimados/RJ e o poder da leitura literária na formação de escritores entre os nossos alunos e alunas do ensino fundamental. Destacamos o atendimento educação educacional especializado às pessoas com deficiência e/ou transtornos na unidade escolar. A nossa experiência iniciada com as turmas na pandemia, tem como recorte a interação com a nossa aluna Ana Beatriz Brites Silva, uma pessoa com transtorno do espectro autista, que nos apresentava inúmeras vezes o quanto ela gostava de animais e leituras, Conhecendo o seu gato Guilherme e organizando as ações de atendimento a partir desse interesse, nasce o desejo de organizar os registros regulares sobre a relação com o gato e transformar em livro os relatos , a fim de que outras crianças também sejam tocadas e possam ver as suas potencialidades fomentadas na e pela escola. Doravante todo esse processo, nasce o livro infantil O meu gatinho amarelo, fruto de um financiamento solidário entre os/as docentes da escola, lançado como parte da abertura da semana de conscientização do autismo. O evento reuniu a comunidade escolar, parceiros de outras salas de recursos da rede municipal de ensino, familiares, cuidadores e a equipe da secretaria de educação responsável pela educação especial. Concluímos na perspectiva de que a inclusão pela leitora seja uma realidade e que muitas Anas floresçam cotidianamente nas escolas do nosso Brasil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID5411_TB2029_02042024212506.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA RENOIR SANTOS FUMERO"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA RENOIR"
    "autor_email" => "robertarenoirfumero1973@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110301
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2029
    "inscrito_id" => 5411
    "titulo" => "FOMENTANDO AUTORIA E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: COMO NASCE O LIVRO INFANTIL: O MEU GATINHO AMARELO"
    "resumo" => "O Clube de Leitura Ubuntu é um projeto de extensão sediado no IFSP campus Matão desde 2019 e reestruturado durante a pandemia para acontecer virtualmente. Nos últimos anos, o Clube de Leitura Ubuntu tem recebido novos integrantes de diferentes lugares, idades e formações, em atividades que têm conseguido reunir cerca de 100 pessoas em cada encontro, realizando um trabalho de difusão, diálogo e debate de temas prementes da sociedade brasileira a partir da literatura de autoria negra brasileira e diaspórica. Acreditamos que a lei 13.696/2018, que instituiu o Plano Nacional de Incentivo à Leitura e como elas podem ser implementadas em práticas educativas não formais, pode nos ajudar a fortalecer a inclusão na escola. O presente trabalho é fruto das inquietações que reverberaram a partir da parceria com a Escola Municipalizada José de Anchieta no município de Queimados/RJ e o poder da leitura literária na formação de escritores entre os nossos alunos e alunas do ensino fundamental. Destacamos o atendimento educação educacional especializado às pessoas com deficiência e/ou transtornos na unidade escolar. A nossa experiência iniciada com as turmas na pandemia, tem como recorte a interação com a nossa aluna Ana Beatriz Brites Silva, uma pessoa com transtorno do espectro autista, que nos apresentava inúmeras vezes o quanto ela gostava de animais e leituras, Conhecendo o seu gato Guilherme e organizando as ações de atendimento a partir desse interesse, nasce o desejo de organizar os registros regulares sobre a relação com o gato e transformar em livro os relatos , a fim de que outras crianças também sejam tocadas e possam ver as suas potencialidades fomentadas na e pela escola. Doravante todo esse processo, nasce o livro infantil O meu gatinho amarelo, fruto de um financiamento solidário entre os/as docentes da escola, lançado como parte da abertura da semana de conscientização do autismo. O evento reuniu a comunidade escolar, parceiros de outras salas de recursos da rede municipal de ensino, familiares, cuidadores e a equipe da secretaria de educação responsável pela educação especial. Concluímos na perspectiva de que a inclusão pela leitora seja uma realidade e que muitas Anas floresçam cotidianamente nas escolas do nosso Brasil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID5411_TB2029_02042024212506.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA RENOIR SANTOS FUMERO"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA RENOIR"
    "autor_email" => "robertarenoirfumero1973@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Clube de Leitura Ubuntu é um projeto de extensão sediado no IFSP campus Matão desde 2019 e reestruturado durante a pandemia para acontecer virtualmente. Nos últimos anos, o Clube de Leitura Ubuntu tem recebido novos integrantes de diferentes lugares, idades e formações, em atividades que têm conseguido reunir cerca de 100 pessoas em cada encontro, realizando um trabalho de difusão, diálogo e debate de temas prementes da sociedade brasileira a partir da literatura de autoria negra brasileira e diaspórica. Acreditamos que a lei 13.696/2018, que instituiu o Plano Nacional de Incentivo à Leitura e como elas podem ser implementadas em práticas educativas não formais, pode nos ajudar a fortalecer a inclusão na escola. O presente trabalho é fruto das inquietações que reverberaram a partir da parceria com a Escola Municipalizada José de Anchieta no município de Queimados/RJ e o poder da leitura literária na formação de escritores entre os nossos alunos e alunas do ensino fundamental. Destacamos o atendimento educação educacional especializado às pessoas com deficiência e/ou transtornos na unidade escolar. A nossa experiência iniciada com as turmas na pandemia, tem como recorte a interação com a nossa aluna Ana Beatriz Brites Silva, uma pessoa com transtorno do espectro autista, que nos apresentava inúmeras vezes o quanto ela gostava de animais e leituras, Conhecendo o seu gato Guilherme e organizando as ações de atendimento a partir desse interesse, nasce o desejo de organizar os registros regulares sobre a relação com o gato e transformar em livro os relatos , a fim de que outras crianças também sejam tocadas e possam ver as suas potencialidades fomentadas na e pela escola. Doravante todo esse processo, nasce o livro infantil O meu gatinho amarelo, fruto de um financiamento solidário entre os/as docentes da escola, lançado como parte da abertura da semana de conscientização do autismo. O evento reuniu a comunidade escolar, parceiros de outras salas de recursos da rede municipal de ensino, familiares, cuidadores e a equipe da secretaria de educação responsável pela educação especial. Concluímos na perspectiva de que a inclusão pela leitora seja uma realidade e que muitas Anas floresçam cotidianamente nas escolas do nosso Brasil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.