Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A OBRA TOUS LES MÊMES COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DENTRO DO ENSINO SOCIOLÓGICO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 07 - Gênero, sexualidade e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111906
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4318
    "inscrito_id" => 10205
    "titulo" => "A OBRA TOUS LES MÊMES COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DENTRO DO ENSINO SOCIOLÓGICO"
    "resumo" => "No contexto educacional atual, faz-se necessário utilizar métodos que estejam embasados em experiências com elementos do cotidiano, como a música, que os incentivem a refletir criticamente sobre temas como a diversidade cultural em diferentes regiões do mundo. Na disciplina de sociologia, é essencial proporcionar aos alunos ferramentas que os incentivem a refletir criticamente. Dentro desse cenário, a música Tous les Mêmes, do álbum Racine Carrée, do cantor Stromae, emerge como uma poderosa forma de introduzir diversas temáticas de maneira acessível e estimulante. O objetivo é explorar o potencial da música Tous les Mêmes como uma ferramenta pedagógica para promover a reflexão e o debate sobre questões sociais relevantes no ensino da sociologia. Um tema importante que proporciona aos alunos uma compreensão mais profunda das dinâmicas sociais contemporâneas, especialmente no que diz respeito às relações de gênero e aos estereótipos e diversidades culturais em diferentes lugares do mundo. Isso inclui investigar questões abordadas na música, que influenciam os padrões de migração e a formação de comunidades transcendendo fronteiras geográficas, tanto nas migrações internas quanto internacionais, e os impactos sociais, econômicos e culturais desses movimentos. A proposta é usar a música como recurso didático, comunicando complexidade de forma acessível e emocionalmente envolvente. Os alunos foram convidados a ouvir e analisar a música Tous les Mêmes, em sala de aula. Após ouvir a música, realizaram atividades de interpretação, identificação de temas sociais e discussão interdisciplinar em grupo, incentivados a encontrar conceitos sociológicos. E a buscar outras expressões musicais tanto internacionais quanto brasileiras, que tratam das mesmas questões. Através deste trabalho os estudantes desenvolveram uma compreensão mais crítica e reflexiva dos desafios sociais abordados na música. Além disso, o uso da melodia como ferramenta pedagógica promoveu um ambiente de aprendizado colaborativo e estimulou o engajamento dos alunos nas discussões sobre questões sociais contemporâneas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10205_TB4318_27102024224438.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YAALA LUIZA PESSOA DA COSTA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Yaala Luiza Pes"
    "autor_email" => "yaalacosta@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111906
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4318
    "inscrito_id" => 10205
    "titulo" => "A OBRA TOUS LES MÊMES COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DENTRO DO ENSINO SOCIOLÓGICO"
    "resumo" => "No contexto educacional atual, faz-se necessário utilizar métodos que estejam embasados em experiências com elementos do cotidiano, como a música, que os incentivem a refletir criticamente sobre temas como a diversidade cultural em diferentes regiões do mundo. Na disciplina de sociologia, é essencial proporcionar aos alunos ferramentas que os incentivem a refletir criticamente. Dentro desse cenário, a música Tous les Mêmes, do álbum Racine Carrée, do cantor Stromae, emerge como uma poderosa forma de introduzir diversas temáticas de maneira acessível e estimulante. O objetivo é explorar o potencial da música Tous les Mêmes como uma ferramenta pedagógica para promover a reflexão e o debate sobre questões sociais relevantes no ensino da sociologia. Um tema importante que proporciona aos alunos uma compreensão mais profunda das dinâmicas sociais contemporâneas, especialmente no que diz respeito às relações de gênero e aos estereótipos e diversidades culturais em diferentes lugares do mundo. Isso inclui investigar questões abordadas na música, que influenciam os padrões de migração e a formação de comunidades transcendendo fronteiras geográficas, tanto nas migrações internas quanto internacionais, e os impactos sociais, econômicos e culturais desses movimentos. A proposta é usar a música como recurso didático, comunicando complexidade de forma acessível e emocionalmente envolvente. Os alunos foram convidados a ouvir e analisar a música Tous les Mêmes, em sala de aula. Após ouvir a música, realizaram atividades de interpretação, identificação de temas sociais e discussão interdisciplinar em grupo, incentivados a encontrar conceitos sociológicos. E a buscar outras expressões musicais tanto internacionais quanto brasileiras, que tratam das mesmas questões. Através deste trabalho os estudantes desenvolveram uma compreensão mais crítica e reflexiva dos desafios sociais abordados na música. Além disso, o uso da melodia como ferramenta pedagógica promoveu um ambiente de aprendizado colaborativo e estimulou o engajamento dos alunos nas discussões sobre questões sociais contemporâneas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10205_TB4318_27102024224438.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YAALA LUIZA PESSOA DA COSTA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Yaala Luiza Pes"
    "autor_email" => "yaalacosta@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No contexto educacional atual, faz-se necessário utilizar métodos que estejam embasados em experiências com elementos do cotidiano, como a música, que os incentivem a refletir criticamente sobre temas como a diversidade cultural em diferentes regiões do mundo. Na disciplina de sociologia, é essencial proporcionar aos alunos ferramentas que os incentivem a refletir criticamente. Dentro desse cenário, a música Tous les Mêmes, do álbum Racine Carrée, do cantor Stromae, emerge como uma poderosa forma de introduzir diversas temáticas de maneira acessível e estimulante. O objetivo é explorar o potencial da música Tous les Mêmes como uma ferramenta pedagógica para promover a reflexão e o debate sobre questões sociais relevantes no ensino da sociologia. Um tema importante que proporciona aos alunos uma compreensão mais profunda das dinâmicas sociais contemporâneas, especialmente no que diz respeito às relações de gênero e aos estereótipos e diversidades culturais em diferentes lugares do mundo. Isso inclui investigar questões abordadas na música, que influenciam os padrões de migração e a formação de comunidades transcendendo fronteiras geográficas, tanto nas migrações internas quanto internacionais, e os impactos sociais, econômicos e culturais desses movimentos. A proposta é usar a música como recurso didático, comunicando complexidade de forma acessível e emocionalmente envolvente. Os alunos foram convidados a ouvir e analisar a música Tous les Mêmes, em sala de aula. Após ouvir a música, realizaram atividades de interpretação, identificação de temas sociais e discussão interdisciplinar em grupo, incentivados a encontrar conceitos sociológicos. E a buscar outras expressões musicais tanto internacionais quanto brasileiras, que tratam das mesmas questões. Através deste trabalho os estudantes desenvolveram uma compreensão mais crítica e reflexiva dos desafios sociais abordados na música. Além disso, o uso da melodia como ferramenta pedagógica promoveu um ambiente de aprendizado colaborativo e estimulou o engajamento dos alunos nas discussões sobre questões sociais contemporâneas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.