Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERSECCIONALIDADE E AUTOCUIDADO; REFLEXÕES DO PROJETO EMPODERARTE.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, sexualidade e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113357
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6403
    "inscrito_id" => 885
    "titulo" => "INTERSECCIONALIDADE E AUTOCUIDADO; REFLEXÕES DO PROJETO EMPODERARTE."
    "resumo" => "O projeto "Empoderarte: Cuidar de Quem Cuida", uma iniciativa do Centro Acadêmico de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará, foi realizado com sucesso no auditório Paulo Freire. Este evento teve como base teórica, o feminismo interseccional de Bell Hooks, explorando as múltiplas facetas da experiência feminina e a importância da inclusão e da empatia nas lutas por igualdade. As discussões proporcionaram um aprofundamento nos temas de autocuidado e resistência feminina, ressaltando a relevância de se entender as intersecções de gênero, raça e classe social. Com a inscrição de 70 mulheres, com idades entre 17 e 50 anos, o evento também abordou a dignidade menstrual, um tema vital que afeta a vida diária das mulheres. Além do debate, durante a programação houve apresentação musical de discentes, com o objetivo de fortalecer a autoestima, juntamente com uma roda de conversa, sobre as experiências pessoais das delas, dentro e fora da universidade. Ademais, ocorreu a distribuição de kits de dignidade menstrual para as participantes, reforçando o compromisso do projeto com o bem-estar feminino. Os resultados do evento refletiram o propósito de empoderar as participantes, que relataram um aumento na consciência sobre a importância do autocuidado e na capacidade de identificar e enfrentar as barreiras impostas pela sociedade. As atividades e dinâmicas realizadas promoveram um ambiente de apoio mútuo, onde as participantes puderam compartilhar experiências e estratégias de resistência, fortalecendo a comunidade acadêmica feminina e sublinhando a necessidade de espaços seguros, acolhedores e inclusivos para o crescimento pessoal e coletivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID885_TB6403_25102024132201.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA ARAÚJO SERRÃO"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA ARAÚJO"
    "autor_email" => "djuli442@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113357
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6403
    "inscrito_id" => 885
    "titulo" => "INTERSECCIONALIDADE E AUTOCUIDADO; REFLEXÕES DO PROJETO EMPODERARTE."
    "resumo" => "O projeto "Empoderarte: Cuidar de Quem Cuida", uma iniciativa do Centro Acadêmico de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará, foi realizado com sucesso no auditório Paulo Freire. Este evento teve como base teórica, o feminismo interseccional de Bell Hooks, explorando as múltiplas facetas da experiência feminina e a importância da inclusão e da empatia nas lutas por igualdade. As discussões proporcionaram um aprofundamento nos temas de autocuidado e resistência feminina, ressaltando a relevância de se entender as intersecções de gênero, raça e classe social. Com a inscrição de 70 mulheres, com idades entre 17 e 50 anos, o evento também abordou a dignidade menstrual, um tema vital que afeta a vida diária das mulheres. Além do debate, durante a programação houve apresentação musical de discentes, com o objetivo de fortalecer a autoestima, juntamente com uma roda de conversa, sobre as experiências pessoais das delas, dentro e fora da universidade. Ademais, ocorreu a distribuição de kits de dignidade menstrual para as participantes, reforçando o compromisso do projeto com o bem-estar feminino. Os resultados do evento refletiram o propósito de empoderar as participantes, que relataram um aumento na consciência sobre a importância do autocuidado e na capacidade de identificar e enfrentar as barreiras impostas pela sociedade. As atividades e dinâmicas realizadas promoveram um ambiente de apoio mútuo, onde as participantes puderam compartilhar experiências e estratégias de resistência, fortalecendo a comunidade acadêmica feminina e sublinhando a necessidade de espaços seguros, acolhedores e inclusivos para o crescimento pessoal e coletivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID885_TB6403_25102024132201.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA ARAÚJO SERRÃO"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA ARAÚJO"
    "autor_email" => "djuli442@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O projeto "Empoderarte: Cuidar de Quem Cuida", uma iniciativa do Centro Acadêmico de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará, foi realizado com sucesso no auditório Paulo Freire. Este evento teve como base teórica, o feminismo interseccional de Bell Hooks, explorando as múltiplas facetas da experiência feminina e a importância da inclusão e da empatia nas lutas por igualdade. As discussões proporcionaram um aprofundamento nos temas de autocuidado e resistência feminina, ressaltando a relevância de se entender as intersecções de gênero, raça e classe social. Com a inscrição de 70 mulheres, com idades entre 17 e 50 anos, o evento também abordou a dignidade menstrual, um tema vital que afeta a vida diária das mulheres. Além do debate, durante a programação houve apresentação musical de discentes, com o objetivo de fortalecer a autoestima, juntamente com uma roda de conversa, sobre as experiências pessoais das delas, dentro e fora da universidade. Ademais, ocorreu a distribuição de kits de dignidade menstrual para as participantes, reforçando o compromisso do projeto com o bem-estar feminino. Os resultados do evento refletiram o propósito de empoderar as participantes, que relataram um aumento na consciência sobre a importância do autocuidado e na capacidade de identificar e enfrentar as barreiras impostas pela sociedade. As atividades e dinâmicas realizadas promoveram um ambiente de apoio mútuo, onde as participantes puderam compartilhar experiências e estratégias de resistência, fortalecendo a comunidade acadêmica feminina e sublinhando a necessidade de espaços seguros, acolhedores e inclusivos para o crescimento pessoal e coletivo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.