Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A TROMBADA: OBSERVANDO NA PRÁTICA A PRIMEIRA LEI DE NEWTON

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
0 of 0
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110146 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1813 "inscrito_id" => 7985 "titulo" => "A TROMBADA: OBSERVANDO NA PRÁTICA A PRIMEIRA LEI DE NEWTON" "resumo" => "O presente trabalho se trata de um relato de experiência envolvendo materiais de fácil acesso que foi aplicada com duas turmas de 8° ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Fonte do Saber – CEFS na cidade de João Câmara/RN durante o ano de 2023. A experiência desenvolvida consistiu na construção de um plano inclinado e um obstáculo, por meio do qual, foi possível observar na prática os efeitos do princípio da inércia, possibilitando formular junto aos alunos a Primeira lei de Newton, através da observação de um carinho movimentando-se pela rampa (plano inclinado), com uma bolinha de gude atrelada ao teto. Foi solicitado aos alunos que os mesmos trouxessem para a aula os materiais necessários para a execução do experimento, na aula, dividiu-se a turma em grupos para que cada grupo montasse seu plano inclinado com um obstáculo. Após a montagem do experimento iniciou-se os testes e observações. Analisando os resultados do experimento os alunos conseguiram formular o princípio da inércia conforme é apresentado em teoria, compreenderam na prática a Primeira lei de Newton. Além disso, observou-se que a aula se tornou mais dinâmica, mais atrativa para os estudantes presentes. Espera-se que com este relato de experiência, outros professores da área de ciências, sintam-se motivados a replicar este experimento em suas aulas, promovendo um processo de ensino aprendizagem sobre a Primeira lei de Newton que permita conciliar teoria e prática, sendo assim, uma aula mais significativa para os seus alunos.O presente trabalho se trata de um relato de experiência envolvendo materiais de fácil acesso que foi aplicada com duas turmas de 8° ano do Ensino Fundamental d" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7985_TB1813_05102024095504.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO DAS CHAGAS TIXA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "Junior TIXA" "autor_email" => "tixajunior69@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110146 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1813 "inscrito_id" => 7985 "titulo" => "A TROMBADA: OBSERVANDO NA PRÁTICA A PRIMEIRA LEI DE NEWTON" "resumo" => "O presente trabalho se trata de um relato de experiência envolvendo materiais de fácil acesso que foi aplicada com duas turmas de 8° ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Fonte do Saber – CEFS na cidade de João Câmara/RN durante o ano de 2023. A experiência desenvolvida consistiu na construção de um plano inclinado e um obstáculo, por meio do qual, foi possível observar na prática os efeitos do princípio da inércia, possibilitando formular junto aos alunos a Primeira lei de Newton, através da observação de um carinho movimentando-se pela rampa (plano inclinado), com uma bolinha de gude atrelada ao teto. Foi solicitado aos alunos que os mesmos trouxessem para a aula os materiais necessários para a execução do experimento, na aula, dividiu-se a turma em grupos para que cada grupo montasse seu plano inclinado com um obstáculo. Após a montagem do experimento iniciou-se os testes e observações. Analisando os resultados do experimento os alunos conseguiram formular o princípio da inércia conforme é apresentado em teoria, compreenderam na prática a Primeira lei de Newton. Além disso, observou-se que a aula se tornou mais dinâmica, mais atrativa para os estudantes presentes. Espera-se que com este relato de experiência, outros professores da área de ciências, sintam-se motivados a replicar este experimento em suas aulas, promovendo um processo de ensino aprendizagem sobre a Primeira lei de Newton que permita conciliar teoria e prática, sendo assim, uma aula mais significativa para os seus alunos.O presente trabalho se trata de um relato de experiência envolvendo materiais de fácil acesso que foi aplicada com duas turmas de 8° ano do Ensino Fundamental d" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7985_TB1813_05102024095504.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO DAS CHAGAS TIXA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "Junior TIXA" "autor_email" => "tixajunior69@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho se trata de um relato de experiência envolvendo materiais de fácil acesso que foi aplicada com duas turmas de 8° ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Fonte do Saber – CEFS na cidade de João Câmara/RN durante o ano de 2023. A experiência desenvolvida consistiu na construção de um plano inclinado e um obstáculo, por meio do qual, foi possível observar na prática os efeitos do princípio da inércia, possibilitando formular junto aos alunos a Primeira lei de Newton, através da observação de um carinho movimentando-se pela rampa (plano inclinado), com uma bolinha de gude atrelada ao teto. Foi solicitado aos alunos que os mesmos trouxessem para a aula os materiais necessários para a execução do experimento, na aula, dividiu-se a turma em grupos para que cada grupo montasse seu plano inclinado com um obstáculo. Após a montagem do experimento iniciou-se os testes e observações. Analisando os resultados do experimento os alunos conseguiram formular o princípio da inércia conforme é apresentado em teoria, compreenderam na prática a Primeira lei de Newton. Além disso, observou-se que a aula se tornou mais dinâmica, mais atrativa para os estudantes presentes. Espera-se que com este relato de experiência, outros professores da área de ciências, sintam-se motivados a replicar este experimento em suas aulas, promovendo um processo de ensino aprendizagem sobre a Primeira lei de Newton que permita conciliar teoria e prática, sendo assim, uma aula mais significativa para os seus alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.