Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTEGRANDO TECNOLOGIA E LITERATURA: UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DA ESCRITA DE UM LIVRO NO GOOGLE DOCUMENTOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110084
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1723
    "inscrito_id" => 2604
    "titulo" => "INTEGRANDO TECNOLOGIA E LITERATURA: UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DA ESCRITA DE UM LIVRO NO GOOGLE DOCUMENTOS"
    "resumo" => "O objetivo desta proposta é o de desenvolver o letramento literário de estudantes do 8º ano de uma escola pública do município de Fortaleza (Ceará) através da escrita de um livro de narrativas de aventura através da ferramenta Google documentos. Este trabalho está ancorado nos estudos desenvolvidos por Rildo Cosson (2014) sobre letramento literário, e nas contribuições de Proença Filho (2007) acerca da linguagem literária e das narrativas de ficção. A metodologia consistiu, inicialmente, da leitura de trechos de dois livros de narrativas de aventura: Robinson Crusoé, de Daniel Defoe e As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift, nos quais foram identificadas algumas características próprias desse gênero. A etapa seguinte foi o planejamento do livro: identificação das personagens, espaço, tempo, narrador etc. Na aula posterior, os alunos aprenderam a criar um arquivo no Google Documentos para que o livro ficasse salvo no e-mail institucional de cada um. Após explicações sobre o uso da ferramenta Google documentos, os alunos começaram a escrita do livro. Cada aluno desenvolveu, durante as aulas de português, a escrita dos livrinhos nos Chromebooks da Sala de Inovação Educacional da escola. A realização do projeto de escrita permitiu aos estudantes desenvolverem a sua escrita literária e a tomarem gosto pela leitura de textos literários. Além disso, foi possível observar que o contato com a ferramenta de processamento de textos permitiu aprimorar o letramento digital dos alunos, visto que era preciso realizar várias etapas para terem acesso ao arquivo do livro na nuvem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID2604_TB1723_08102024132728.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACKELINE SÁ ROMCY"
    "autor_nome_curto" => "Jackeline Romcy"
    "autor_email" => "jackeline.escola@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110084
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1723
    "inscrito_id" => 2604
    "titulo" => "INTEGRANDO TECNOLOGIA E LITERATURA: UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DA ESCRITA DE UM LIVRO NO GOOGLE DOCUMENTOS"
    "resumo" => "O objetivo desta proposta é o de desenvolver o letramento literário de estudantes do 8º ano de uma escola pública do município de Fortaleza (Ceará) através da escrita de um livro de narrativas de aventura através da ferramenta Google documentos. Este trabalho está ancorado nos estudos desenvolvidos por Rildo Cosson (2014) sobre letramento literário, e nas contribuições de Proença Filho (2007) acerca da linguagem literária e das narrativas de ficção. A metodologia consistiu, inicialmente, da leitura de trechos de dois livros de narrativas de aventura: Robinson Crusoé, de Daniel Defoe e As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift, nos quais foram identificadas algumas características próprias desse gênero. A etapa seguinte foi o planejamento do livro: identificação das personagens, espaço, tempo, narrador etc. Na aula posterior, os alunos aprenderam a criar um arquivo no Google Documentos para que o livro ficasse salvo no e-mail institucional de cada um. Após explicações sobre o uso da ferramenta Google documentos, os alunos começaram a escrita do livro. Cada aluno desenvolveu, durante as aulas de português, a escrita dos livrinhos nos Chromebooks da Sala de Inovação Educacional da escola. A realização do projeto de escrita permitiu aos estudantes desenvolverem a sua escrita literária e a tomarem gosto pela leitura de textos literários. Além disso, foi possível observar que o contato com a ferramenta de processamento de textos permitiu aprimorar o letramento digital dos alunos, visto que era preciso realizar várias etapas para terem acesso ao arquivo do livro na nuvem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID2604_TB1723_08102024132728.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACKELINE SÁ ROMCY"
    "autor_nome_curto" => "Jackeline Romcy"
    "autor_email" => "jackeline.escola@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O objetivo desta proposta é o de desenvolver o letramento literário de estudantes do 8º ano de uma escola pública do município de Fortaleza (Ceará) através da escrita de um livro de narrativas de aventura através da ferramenta Google documentos. Este trabalho está ancorado nos estudos desenvolvidos por Rildo Cosson (2014) sobre letramento literário, e nas contribuições de Proença Filho (2007) acerca da linguagem literária e das narrativas de ficção. A metodologia consistiu, inicialmente, da leitura de trechos de dois livros de narrativas de aventura: Robinson Crusoé, de Daniel Defoe e As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift, nos quais foram identificadas algumas características próprias desse gênero. A etapa seguinte foi o planejamento do livro: identificação das personagens, espaço, tempo, narrador etc. Na aula posterior, os alunos aprenderam a criar um arquivo no Google Documentos para que o livro ficasse salvo no e-mail institucional de cada um. Após explicações sobre o uso da ferramenta Google documentos, os alunos começaram a escrita do livro. Cada aluno desenvolveu, durante as aulas de português, a escrita dos livrinhos nos Chromebooks da Sala de Inovação Educacional da escola. A realização do projeto de escrita permitiu aos estudantes desenvolverem a sua escrita literária e a tomarem gosto pela leitura de textos literários. Além disso, foi possível observar que o contato com a ferramenta de processamento de textos permitiu aprimorar o letramento digital dos alunos, visto que era preciso realizar várias etapas para terem acesso ao arquivo do livro na nuvem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.