Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109849
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1379
    "inscrito_id" => 2154
    "titulo" => "ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS"
    "resumo" => "A inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas é um tema de crescente relevância no âmbito educacional contemporâneo. Este paradigma educacional emergiu como resposta à necessidade premente de garantir que todos os educandos, independentemente de suas capacidades ou limitações individuais, tenham acesso equitativo a oportunidades educacionais significativas e enriquecedoras. Dessa forma, incluí-lo no ensino regular é um dever da escola e ela tem que estar preparada para recebê-lo com materiais necessários para seu aprendizado, os professores devem proporcionar um ensino-aprendizagem que o faça ter motivação para conviver com as diferenças percebendo que ele é importante enquanto cidadão. Neste contexto, a inclusão não é apenas um imperativo moral, mas também uma abordagem pedagógica fundamentada em princípios de justiça social e igualdade de direitos. A partir deste pressuposto o objetivo é investigar a importância da adaptação de materiais pedagógicos para alunos com necessidades educacionais específicas, com foco na observação dos impactos dessa prática no desenvolvimento cognitivo e na participação acadêmica desses alunos em sala de aula. De maneira formal, busca-se analisar como a adaptações podem influenciar positivamente o engajamento, a compreensão e o progresso educacional destes educandos. Para tanto, foi necessário recorrer, por exemplo, em bases de dados acadêmicos como a CAPES e demais literaturas apoiadas pelo método de pesquisa bibliográfico. Para subsidiar os objetivos aqui proposto, a participação de autores como, Romeu Kazumi Sassaki (1999), Rita Bersch (2008), Cormedi (2009) e Rosa Glat (2011), foram fundamentais. Pela pesquisa os resultados apontam que os materiais adaptados ajudam a reduzir as barreiras de aprendizagem enfrentadas pelos alunos com necessidades específicas, proporcionando-lhes acesso a recursos que atendam às suas necessidades individuais e permitam uma participação mais eficaz no processo de aprendizagem. Consideramos Sassaki (2000) quando nos diz que a base da inclusão reside na ideia de proporcionar oportunidades iguais para todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2154_TB1379_29022024223243.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RILDA MONDEGO RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "RILDA MONDEGO R"
    "autor_email" => "rildamondego30@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109849
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1379
    "inscrito_id" => 2154
    "titulo" => "ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS"
    "resumo" => "A inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas é um tema de crescente relevância no âmbito educacional contemporâneo. Este paradigma educacional emergiu como resposta à necessidade premente de garantir que todos os educandos, independentemente de suas capacidades ou limitações individuais, tenham acesso equitativo a oportunidades educacionais significativas e enriquecedoras. Dessa forma, incluí-lo no ensino regular é um dever da escola e ela tem que estar preparada para recebê-lo com materiais necessários para seu aprendizado, os professores devem proporcionar um ensino-aprendizagem que o faça ter motivação para conviver com as diferenças percebendo que ele é importante enquanto cidadão. Neste contexto, a inclusão não é apenas um imperativo moral, mas também uma abordagem pedagógica fundamentada em princípios de justiça social e igualdade de direitos. A partir deste pressuposto o objetivo é investigar a importância da adaptação de materiais pedagógicos para alunos com necessidades educacionais específicas, com foco na observação dos impactos dessa prática no desenvolvimento cognitivo e na participação acadêmica desses alunos em sala de aula. De maneira formal, busca-se analisar como a adaptações podem influenciar positivamente o engajamento, a compreensão e o progresso educacional destes educandos. Para tanto, foi necessário recorrer, por exemplo, em bases de dados acadêmicos como a CAPES e demais literaturas apoiadas pelo método de pesquisa bibliográfico. Para subsidiar os objetivos aqui proposto, a participação de autores como, Romeu Kazumi Sassaki (1999), Rita Bersch (2008), Cormedi (2009) e Rosa Glat (2011), foram fundamentais. Pela pesquisa os resultados apontam que os materiais adaptados ajudam a reduzir as barreiras de aprendizagem enfrentadas pelos alunos com necessidades específicas, proporcionando-lhes acesso a recursos que atendam às suas necessidades individuais e permitam uma participação mais eficaz no processo de aprendizagem. Consideramos Sassaki (2000) quando nos diz que a base da inclusão reside na ideia de proporcionar oportunidades iguais para todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2154_TB1379_29022024223243.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RILDA MONDEGO RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "RILDA MONDEGO R"
    "autor_email" => "rildamondego30@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas é um tema de crescente relevância no âmbito educacional contemporâneo. Este paradigma educacional emergiu como resposta à necessidade premente de garantir que todos os educandos, independentemente de suas capacidades ou limitações individuais, tenham acesso equitativo a oportunidades educacionais significativas e enriquecedoras. Dessa forma, incluí-lo no ensino regular é um dever da escola e ela tem que estar preparada para recebê-lo com materiais necessários para seu aprendizado, os professores devem proporcionar um ensino-aprendizagem que o faça ter motivação para conviver com as diferenças percebendo que ele é importante enquanto cidadão. Neste contexto, a inclusão não é apenas um imperativo moral, mas também uma abordagem pedagógica fundamentada em princípios de justiça social e igualdade de direitos. A partir deste pressuposto o objetivo é investigar a importância da adaptação de materiais pedagógicos para alunos com necessidades educacionais específicas, com foco na observação dos impactos dessa prática no desenvolvimento cognitivo e na participação acadêmica desses alunos em sala de aula. De maneira formal, busca-se analisar como a adaptações podem influenciar positivamente o engajamento, a compreensão e o progresso educacional destes educandos. Para tanto, foi necessário recorrer, por exemplo, em bases de dados acadêmicos como a CAPES e demais literaturas apoiadas pelo método de pesquisa bibliográfico. Para subsidiar os objetivos aqui proposto, a participação de autores como, Romeu Kazumi Sassaki (1999), Rita Bersch (2008), Cormedi (2009) e Rosa Glat (2011), foram fundamentais. Pela pesquisa os resultados apontam que os materiais adaptados ajudam a reduzir as barreiras de aprendizagem enfrentadas pelos alunos com necessidades específicas, proporcionando-lhes acesso a recursos que atendam às suas necessidades individuais e permitam uma participação mais eficaz no processo de aprendizagem. Consideramos Sassaki (2000) quando nos diz que a base da inclusão reside na ideia de proporcionar oportunidades iguais para todos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.