Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESMISTIFICANDO E RECONSTRUINDO CONCEPÇÕES SOBRE OS INSETOS E ARACNÍDEOS: IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA, ECONÔMICA E MÉDICA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Os artrópodes compõem o maior filo de seres vivos existentes. Dois dos grupos mais conhecidos destes animais são os aracnídeos e insetos, os quais são comumente associados aos prejuízos causados à saúde humana, sendo, portanto, tratados como vilões. Percebe-se que, apesar de seu papel na manutenção dos ecossistemas, importância ecológica, econômica e médica, são pouco conhecidos e estudados durante a educação básica. O presente trabalho busca contribuir para desmistificar e reconstruir concepções sobre insetos e aracnídeos, valorizando seus aspectos ecológicos, econômicos e médicos, além de orientar sobre prevenção de acidentes, as características e conhecimento acerca da biodiversidade desses grupos. O trabalho se orienta pela pesquisa qualitativa cuja estratégia é a pesquisa-ação. Os dados estão sendo obtidos através de observação participante, rodas de conversas, registros em cadernos de anotações e aplicação de questionários. As ações vêm sendo realizadas em escolas públicas da educação básica no município de João Pessoa, Paraíba, e na Casa da Ciência UFPB (um espaço pedagógico de divulgação e alfabetização científica). Durante as abordagens são utilizadas coleções didáticas de aracnídeos (conservados em via úmida) e caixas entomológicas, e realizadas oficinas pedagógicas com o intuito de oportunizar maior contato dos estudantes do ensino fundamental da rede pública de ensino de João Pessoa – PB com o conhecimento acadêmico produzido através das pesquisas realizadas na UFPB. Durante as atividades, os alunos expressam suas inquietações, motivados, revelando seus conhecimentos prévios, empolgação e protagonismo. Contudo, é perceptível a necessidade de reconfigurar algumas incongruências em relação ao conhecimento científico, sendo uma excelente oportunidade para desenvolvimento da alfabetização científica. A experiência de socializar o conhecimento científico com a educação básica nos permite entender que a articulação de espaços educativos não-formais com instituições escolares contribui significativamente na construção de habilidades e ampliam o horizonte da assimilação das diversas áreas das ciências.

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