Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM PAUTA: USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COM TURMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO CARIRI PARAIBANO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110326
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2065
    "inscrito_id" => 536
    "titulo" => "OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM PAUTA: USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COM TURMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO CARIRI PARAIBANO"
    "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que busca suprir as necessidades de uma parcela da população brasileira, que não conseguiu concluir o Ensino Fundamental e/ou Médio na idade certa. Os objetivos deste trabalho são: promover a vivência de atividades sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazendo o uso de metodologias ativas capazes de motivar, informar e educar sobre as reais necessidades que fazem parte da sociedade atual e instigar a curiosidade dos estudantes a fim de estimular a busca por soluções plausíveis para cada um dos ODS em estudo. O público-alvo dessa pesquisa são duas turmas de EJA médio (ciclos V e VI) de uma escola estadual localizada em São João do Cariri -PB. A coleta de informações da pesquisa está sendo feita através da observação participante, que permite ao pesquisador fazer anotações sobre as atividades desenvolvidas por meio de sua participação juntamente com os envolvidos, durante sua execução. A pesquisa já iniciou e será desenvolvida entre os meses de março a outubro de 2024 e tem como metodologia o uso de aulas presenciais, com atividades que contemplam alguns ODS, os quais serão trabalhados através de metodologias ativas e outra parte será realizada de forma assíncrona onde os estudantes farão pesquisas, leituras de textos e entrevistas no seu ambiente de lazer e trabalho. O projeto foi apresentado para as turmas e na ocasião foi feito um jogo de associação, em grupos, com a finalidade de garimpar o máximo de conhecimentos prévios dos envolvidos acerca do conteúdo em questão. A professora servirá como mediadora disponibilizando todo o material necessário para o desenvolvimento das atividades e espera-se que ao final da execução do trabalho, os estudantes tornem-se protagonistas na construção de seus conhecimentos, ampliando sua compreensão quanto à importância do pensar sustentável."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID536_TB2065_15102024121233.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IARA PATRÍCIA FERREIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "IARA"
    "autor_email" => "profiarapatricia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110326
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2065
    "inscrito_id" => 536
    "titulo" => "OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM PAUTA: USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COM TURMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO CARIRI PARAIBANO"
    "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que busca suprir as necessidades de uma parcela da população brasileira, que não conseguiu concluir o Ensino Fundamental e/ou Médio na idade certa. Os objetivos deste trabalho são: promover a vivência de atividades sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazendo o uso de metodologias ativas capazes de motivar, informar e educar sobre as reais necessidades que fazem parte da sociedade atual e instigar a curiosidade dos estudantes a fim de estimular a busca por soluções plausíveis para cada um dos ODS em estudo. O público-alvo dessa pesquisa são duas turmas de EJA médio (ciclos V e VI) de uma escola estadual localizada em São João do Cariri -PB. A coleta de informações da pesquisa está sendo feita através da observação participante, que permite ao pesquisador fazer anotações sobre as atividades desenvolvidas por meio de sua participação juntamente com os envolvidos, durante sua execução. A pesquisa já iniciou e será desenvolvida entre os meses de março a outubro de 2024 e tem como metodologia o uso de aulas presenciais, com atividades que contemplam alguns ODS, os quais serão trabalhados através de metodologias ativas e outra parte será realizada de forma assíncrona onde os estudantes farão pesquisas, leituras de textos e entrevistas no seu ambiente de lazer e trabalho. O projeto foi apresentado para as turmas e na ocasião foi feito um jogo de associação, em grupos, com a finalidade de garimpar o máximo de conhecimentos prévios dos envolvidos acerca do conteúdo em questão. A professora servirá como mediadora disponibilizando todo o material necessário para o desenvolvimento das atividades e espera-se que ao final da execução do trabalho, os estudantes tornem-se protagonistas na construção de seus conhecimentos, ampliando sua compreensão quanto à importância do pensar sustentável."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID536_TB2065_15102024121233.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IARA PATRÍCIA FERREIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "IARA"
    "autor_email" => "profiarapatricia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que busca suprir as necessidades de uma parcela da população brasileira, que não conseguiu concluir o Ensino Fundamental e/ou Médio na idade certa. Os objetivos deste trabalho são: promover a vivência de atividades sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazendo o uso de metodologias ativas capazes de motivar, informar e educar sobre as reais necessidades que fazem parte da sociedade atual e instigar a curiosidade dos estudantes a fim de estimular a busca por soluções plausíveis para cada um dos ODS em estudo. O público-alvo dessa pesquisa são duas turmas de EJA médio (ciclos V e VI) de uma escola estadual localizada em São João do Cariri -PB. A coleta de informações da pesquisa está sendo feita através da observação participante, que permite ao pesquisador fazer anotações sobre as atividades desenvolvidas por meio de sua participação juntamente com os envolvidos, durante sua execução. A pesquisa já iniciou e será desenvolvida entre os meses de março a outubro de 2024 e tem como metodologia o uso de aulas presenciais, com atividades que contemplam alguns ODS, os quais serão trabalhados através de metodologias ativas e outra parte será realizada de forma assíncrona onde os estudantes farão pesquisas, leituras de textos e entrevistas no seu ambiente de lazer e trabalho. O projeto foi apresentado para as turmas e na ocasião foi feito um jogo de associação, em grupos, com a finalidade de garimpar o máximo de conhecimentos prévios dos envolvidos acerca do conteúdo em questão. A professora servirá como mediadora disponibilizando todo o material necessário para o desenvolvimento das atividades e espera-se que ao final da execução do trabalho, os estudantes tornem-se protagonistas na construção de seus conhecimentos, ampliando sua compreensão quanto à importância do pensar sustentável.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.