Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMUNICAÇÃO EFETIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA EDUCADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA DA COVID- 19 POR MEIO DA PLATAFORMA VIRTUAL CHA PARA EDUCADORES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112937
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5766
    "inscrito_id" => 15408
    "titulo" => "COMUNICAÇÃO EFETIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA EDUCADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA DA COVID- 19 POR MEIO DA PLATAFORMA VIRTUAL CHA PARA EDUCADORES"
    "resumo" => "Tendo em vista a figura do educador e a importância do seu papel na construção da sociedade, torna-se fundamental cuidar do seu bem-estar. Consideramos a comunicação um elemento fundamental para o processo de ensino-aprendizagem, desse modo, ensinar consiste também em comunicar e dialogar conhecimentos. Sendo assim, como o educador pode comunicar-se de forma efetiva? O objetivo deste estudo é promover reflexões e ações sobre a relevância da saúde da comunicação no processo de ensino-aprendizagem para o aprimoramento do agir comunicativo por meio da Plataforma CHA para educadores. Para isso, após o cadastro e assinatura do TCLE, os educadores serão atendidos individualmente pelo profissional Fonoaudiólogo no acolhimento comunicativo da respectiva Plataforma, que encontra-se hospedada no Campus Virtual da Fiocruz. Estes acolhimentos serão personalizados a fim de atender as demandas apresentadas. A partir dos atendimentos, identificamos que 75% dos sujeitos buscaram o atendimento devido às demandas vocais como, rouquidão, fadiga vocal, falhas na voz, pigarro e outros. É relevante ressaltar que 85% da amostra estava em acompanhamento com o suporte psicológico da plataforma CHA, devido a ansiedade, depressão, esgotamento, estresse e tensão devido a alta demanda de trabalho. Além disso, cerca de 15% dos participantes relataram acompanhamento psiquiátrico com prescrição de medicação. Por meio dos discursos, identificamos uma lacuna quanto ao conhecimento sobre saúde vocal e o impacto da comunicação no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, observamos a necessidade de articulação com a psicologia e a pedagogia para promoção da Comunicação Efetiva nos espaços de aprendizagem. Os dados apontam que a forma como o educador se comunica influencia a relação professor-aluno, assim como a saúde do educador e o processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15408_TB5766_26102024225141.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GREISIELI DUARTE PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "GREISIELI"
    "autor_email" => "greisiellid@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112937
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5766
    "inscrito_id" => 15408
    "titulo" => "COMUNICAÇÃO EFETIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA EDUCADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA DA COVID- 19 POR MEIO DA PLATAFORMA VIRTUAL CHA PARA EDUCADORES"
    "resumo" => "Tendo em vista a figura do educador e a importância do seu papel na construção da sociedade, torna-se fundamental cuidar do seu bem-estar. Consideramos a comunicação um elemento fundamental para o processo de ensino-aprendizagem, desse modo, ensinar consiste também em comunicar e dialogar conhecimentos. Sendo assim, como o educador pode comunicar-se de forma efetiva? O objetivo deste estudo é promover reflexões e ações sobre a relevância da saúde da comunicação no processo de ensino-aprendizagem para o aprimoramento do agir comunicativo por meio da Plataforma CHA para educadores. Para isso, após o cadastro e assinatura do TCLE, os educadores serão atendidos individualmente pelo profissional Fonoaudiólogo no acolhimento comunicativo da respectiva Plataforma, que encontra-se hospedada no Campus Virtual da Fiocruz. Estes acolhimentos serão personalizados a fim de atender as demandas apresentadas. A partir dos atendimentos, identificamos que 75% dos sujeitos buscaram o atendimento devido às demandas vocais como, rouquidão, fadiga vocal, falhas na voz, pigarro e outros. É relevante ressaltar que 85% da amostra estava em acompanhamento com o suporte psicológico da plataforma CHA, devido a ansiedade, depressão, esgotamento, estresse e tensão devido a alta demanda de trabalho. Além disso, cerca de 15% dos participantes relataram acompanhamento psiquiátrico com prescrição de medicação. Por meio dos discursos, identificamos uma lacuna quanto ao conhecimento sobre saúde vocal e o impacto da comunicação no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, observamos a necessidade de articulação com a psicologia e a pedagogia para promoção da Comunicação Efetiva nos espaços de aprendizagem. Os dados apontam que a forma como o educador se comunica influencia a relação professor-aluno, assim como a saúde do educador e o processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15408_TB5766_26102024225141.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GREISIELI DUARTE PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "GREISIELI"
    "autor_email" => "greisiellid@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Tendo em vista a figura do educador e a importância do seu papel na construção da sociedade, torna-se fundamental cuidar do seu bem-estar. Consideramos a comunicação um elemento fundamental para o processo de ensino-aprendizagem, desse modo, ensinar consiste também em comunicar e dialogar conhecimentos. Sendo assim, como o educador pode comunicar-se de forma efetiva? O objetivo deste estudo é promover reflexões e ações sobre a relevância da saúde da comunicação no processo de ensino-aprendizagem para o aprimoramento do agir comunicativo por meio da Plataforma CHA para educadores. Para isso, após o cadastro e assinatura do TCLE, os educadores serão atendidos individualmente pelo profissional Fonoaudiólogo no acolhimento comunicativo da respectiva Plataforma, que encontra-se hospedada no Campus Virtual da Fiocruz. Estes acolhimentos serão personalizados a fim de atender as demandas apresentadas. A partir dos atendimentos, identificamos que 75% dos sujeitos buscaram o atendimento devido às demandas vocais como, rouquidão, fadiga vocal, falhas na voz, pigarro e outros. É relevante ressaltar que 85% da amostra estava em acompanhamento com o suporte psicológico da plataforma CHA, devido a ansiedade, depressão, esgotamento, estresse e tensão devido a alta demanda de trabalho. Além disso, cerca de 15% dos participantes relataram acompanhamento psiquiátrico com prescrição de medicação. Por meio dos discursos, identificamos uma lacuna quanto ao conhecimento sobre saúde vocal e o impacto da comunicação no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, observamos a necessidade de articulação com a psicologia e a pedagogia para promoção da Comunicação Efetiva nos espaços de aprendizagem. Os dados apontam que a forma como o educador se comunica influencia a relação professor-aluno, assim como a saúde do educador e o processo de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.