Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROTAGONISMO DOCENTE: UMA ELUCIDAÇÃO BIBLIOGRÁFICA CONDUZIDA A PEDAGOGIA FREIRIANA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113129
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6066
    "inscrito_id" => 6545
    "titulo" => "O PROTAGONISMO DOCENTE: UMA ELUCIDAÇÃO BIBLIOGRÁFICA CONDUZIDA A PEDAGOGIA FREIRIANA"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta a concepção de um grupo de estudantes com relação ao Protagonismo Docente, observando a pedagogia freiriana a partir de uma Revisão Bibliográfica. Esse trabalho, faz parte das atividades metodológicas da disciplina de “Fundamentos Sócio-históricos da Educação” do curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba/campus IV. O trabalho foi realizado como um artigo, o qual se inicia, apresentando a educação atual como um complexo desafio que precisa de reflexões mais abrangentes para haver uma educação significativa e inclusiva. Foi proposto uma análise, tendo como base a pedagogia freiriana, trazendo inicialmente o método tradicional de ensino e os seus reflexos na educação. Em seguida, a análise parte para a contextualização da Pedagogia Freiriana, tendo como base a “Pedagogia da Autonomia”, de Freire (1996) e complementando essa análise com as ideias de Bulgraen (2010) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001). O artigo também traz a análise dos desafios e perspectivas do Protagonismo Docente, tendo como base a bibliografia de Dewey (1916), Piaget (1926), Vygotsky (1978), Demo (1994 - 1998), Freire (1996), Arendt (1958), Brasil (2020), Duarte (2018), Leão (1999), Libâneo (1994), Volkweiss (2019) e Nóvoa (1992). Ao final da revisão bibliográfica contida nesse artigo, foi possível observar que a pedagogia tradicional vive até hoje, sua raiz foi de uma força muito grande e mantém essa influência atualmente. Dessa forma, é necessário que o professor seja mais do que um transferidor de conteúdo, mas auxilie os estudantes a pensar, criticar e dialogar. Foi observado o verdadeiro papel do professor mediador em suas ações, almeja um ensino que fortaleça os conhecimentos construídos e elaborados pela humanidade ao longo da história, e assim, possam contribuir na formação de uma sociedade pensante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6545_TB6066_15102024101812.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDISON DE LIMA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDISON"
    "autor_email" => "claudison.lima@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113129
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6066
    "inscrito_id" => 6545
    "titulo" => "O PROTAGONISMO DOCENTE: UMA ELUCIDAÇÃO BIBLIOGRÁFICA CONDUZIDA A PEDAGOGIA FREIRIANA"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta a concepção de um grupo de estudantes com relação ao Protagonismo Docente, observando a pedagogia freiriana a partir de uma Revisão Bibliográfica. Esse trabalho, faz parte das atividades metodológicas da disciplina de “Fundamentos Sócio-históricos da Educação” do curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba/campus IV. O trabalho foi realizado como um artigo, o qual se inicia, apresentando a educação atual como um complexo desafio que precisa de reflexões mais abrangentes para haver uma educação significativa e inclusiva. Foi proposto uma análise, tendo como base a pedagogia freiriana, trazendo inicialmente o método tradicional de ensino e os seus reflexos na educação. Em seguida, a análise parte para a contextualização da Pedagogia Freiriana, tendo como base a “Pedagogia da Autonomia”, de Freire (1996) e complementando essa análise com as ideias de Bulgraen (2010) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001). O artigo também traz a análise dos desafios e perspectivas do Protagonismo Docente, tendo como base a bibliografia de Dewey (1916), Piaget (1926), Vygotsky (1978), Demo (1994 - 1998), Freire (1996), Arendt (1958), Brasil (2020), Duarte (2018), Leão (1999), Libâneo (1994), Volkweiss (2019) e Nóvoa (1992). Ao final da revisão bibliográfica contida nesse artigo, foi possível observar que a pedagogia tradicional vive até hoje, sua raiz foi de uma força muito grande e mantém essa influência atualmente. Dessa forma, é necessário que o professor seja mais do que um transferidor de conteúdo, mas auxilie os estudantes a pensar, criticar e dialogar. Foi observado o verdadeiro papel do professor mediador em suas ações, almeja um ensino que fortaleça os conhecimentos construídos e elaborados pela humanidade ao longo da história, e assim, possam contribuir na formação de uma sociedade pensante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6545_TB6066_15102024101812.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDISON DE LIMA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDISON"
    "autor_email" => "claudison.lima@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho apresenta a concepção de um grupo de estudantes com relação ao Protagonismo Docente, observando a pedagogia freiriana a partir de uma Revisão Bibliográfica. Esse trabalho, faz parte das atividades metodológicas da disciplina de “Fundamentos Sócio-históricos da Educação” do curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba/campus IV. O trabalho foi realizado como um artigo, o qual se inicia, apresentando a educação atual como um complexo desafio que precisa de reflexões mais abrangentes para haver uma educação significativa e inclusiva. Foi proposto uma análise, tendo como base a pedagogia freiriana, trazendo inicialmente o método tradicional de ensino e os seus reflexos na educação. Em seguida, a análise parte para a contextualização da Pedagogia Freiriana, tendo como base a “Pedagogia da Autonomia”, de Freire (1996) e complementando essa análise com as ideias de Bulgraen (2010) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001). O artigo também traz a análise dos desafios e perspectivas do Protagonismo Docente, tendo como base a bibliografia de Dewey (1916), Piaget (1926), Vygotsky (1978), Demo (1994 - 1998), Freire (1996), Arendt (1958), Brasil (2020), Duarte (2018), Leão (1999), Libâneo (1994), Volkweiss (2019) e Nóvoa (1992). Ao final da revisão bibliográfica contida nesse artigo, foi possível observar que a pedagogia tradicional vive até hoje, sua raiz foi de uma força muito grande e mantém essa influência atualmente. Dessa forma, é necessário que o professor seja mais do que um transferidor de conteúdo, mas auxilie os estudantes a pensar, criticar e dialogar. Foi observado o verdadeiro papel do professor mediador em suas ações, almeja um ensino que fortaleça os conhecimentos construídos e elaborados pela humanidade ao longo da história, e assim, possam contribuir na formação de uma sociedade pensante.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.