Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PANORAMA HISTÓRICO DOS MECANISMOS DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL – 1808 A 2023

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109760
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1243
    "inscrito_id" => 6984
    "titulo" => "PANORAMA HISTÓRICO DOS MECANISMOS DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL – 1808 A 2023"
    "resumo" => "A educação brasileira historicamente se revelou elitista, em todos os seus níveis, etapas e modalidades. Tendo isso em vista, entende-se que a democratização do acesso à educação superior brasileira passa não apenas pela ampliação da oferta de instituições, cursos e vagas, mas, também, pelos mecanismos de acesso que selecionam os estudantes para esse nível educacional. Tendo isso em vista, este estudo objetiva apresentar o histórico dos mecanismos de acesso à educação superior no Brasil, desde 1808, quando o ensino superior brasileiro foi estruturado em estabelecimentos isolados, e o processo seletivo para acesso dependia de aprovação em exames preparatórios, até 2023, quando o principal instrumento para acesso à educação superior pública no Brasil, o Sistema de Seleção Unificada, sofreu sua última reformulação anteriormente a este estudo. Para responder a este objetivo, é realizada pesquisa bibliográfica, baseada em fontes que tratam do histórico dos instrumentos de acesso à educação superior brasileira, e também pesquisa documental, baseada em documentos oficiais que instituem esses mecanismos de acesso. Como resultado, o estudo revelou que o acesso à educação superior é historicamente direcionado às elites, mas mostra que, sobretudo a partir dos anos 2000, há avanços no sentido de democratizar o acesso a esse nível de ensino, o que é evidenciado sobretudo por mecanismos que instituem ações afirmativas para acesso a minorias historicamente excluídas da educação brasileira, como estudantes de baixa renda, provenientes de escola pública, negros, quilombolas, pessoas com deficiência e outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6984_TB1243_25102024221454.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANNA DE SOUZA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANNA"
    "autor_email" => "giovannabrito@discente.ufg.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109760
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1243
    "inscrito_id" => 6984
    "titulo" => "PANORAMA HISTÓRICO DOS MECANISMOS DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL – 1808 A 2023"
    "resumo" => "A educação brasileira historicamente se revelou elitista, em todos os seus níveis, etapas e modalidades. Tendo isso em vista, entende-se que a democratização do acesso à educação superior brasileira passa não apenas pela ampliação da oferta de instituições, cursos e vagas, mas, também, pelos mecanismos de acesso que selecionam os estudantes para esse nível educacional. Tendo isso em vista, este estudo objetiva apresentar o histórico dos mecanismos de acesso à educação superior no Brasil, desde 1808, quando o ensino superior brasileiro foi estruturado em estabelecimentos isolados, e o processo seletivo para acesso dependia de aprovação em exames preparatórios, até 2023, quando o principal instrumento para acesso à educação superior pública no Brasil, o Sistema de Seleção Unificada, sofreu sua última reformulação anteriormente a este estudo. Para responder a este objetivo, é realizada pesquisa bibliográfica, baseada em fontes que tratam do histórico dos instrumentos de acesso à educação superior brasileira, e também pesquisa documental, baseada em documentos oficiais que instituem esses mecanismos de acesso. Como resultado, o estudo revelou que o acesso à educação superior é historicamente direcionado às elites, mas mostra que, sobretudo a partir dos anos 2000, há avanços no sentido de democratizar o acesso a esse nível de ensino, o que é evidenciado sobretudo por mecanismos que instituem ações afirmativas para acesso a minorias historicamente excluídas da educação brasileira, como estudantes de baixa renda, provenientes de escola pública, negros, quilombolas, pessoas com deficiência e outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6984_TB1243_25102024221454.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANNA DE SOUZA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANNA"
    "autor_email" => "giovannabrito@discente.ufg.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A educação brasileira historicamente se revelou elitista, em todos os seus níveis, etapas e modalidades. Tendo isso em vista, entende-se que a democratização do acesso à educação superior brasileira passa não apenas pela ampliação da oferta de instituições, cursos e vagas, mas, também, pelos mecanismos de acesso que selecionam os estudantes para esse nível educacional. Tendo isso em vista, este estudo objetiva apresentar o histórico dos mecanismos de acesso à educação superior no Brasil, desde 1808, quando o ensino superior brasileiro foi estruturado em estabelecimentos isolados, e o processo seletivo para acesso dependia de aprovação em exames preparatórios, até 2023, quando o principal instrumento para acesso à educação superior pública no Brasil, o Sistema de Seleção Unificada, sofreu sua última reformulação anteriormente a este estudo. Para responder a este objetivo, é realizada pesquisa bibliográfica, baseada em fontes que tratam do histórico dos instrumentos de acesso à educação superior brasileira, e também pesquisa documental, baseada em documentos oficiais que instituem esses mecanismos de acesso. Como resultado, o estudo revelou que o acesso à educação superior é historicamente direcionado às elites, mas mostra que, sobretudo a partir dos anos 2000, há avanços no sentido de democratizar o acesso a esse nível de ensino, o que é evidenciado sobretudo por mecanismos que instituem ações afirmativas para acesso a minorias historicamente excluídas da educação brasileira, como estudantes de baixa renda, provenientes de escola pública, negros, quilombolas, pessoas com deficiência e outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.