Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: FERRAMENTAS DIGITAIS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação profissional e tecnológica
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109630
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1057
    "inscrito_id" => 4424
    "titulo" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: FERRAMENTAS DIGITAIS"
    "resumo" => "Atualmente as dificuldades de aprendizagem estão relacionadas a diversos fatores existentes, como os déficits de aprendizagem, desigualdades sociais, falta de melhoria do poder público nas instituições de ensino, formação docente, entre outros. No mundo capitalista não há espaço para perder tempo e, portanto, a busca pela diminuição, que o trabalho de alfabetizar necessita, o uso das ferramentas digitais podem ser o responsável por essa aceleração. Desta forma o presente artigo aborda o tema dificuldades de aprendizagem: ferramentas digitais, no intuito de auxiliar professores e alunos acerca do uso devido das tecnologias em prol de agilizar/horizontalizar para propiciar a capacitação dos profissionais da educação, a transmissão dos conteúdos e os recebimentos intencional pelos alunos no processo de ensino aprendizagem. O uso devido da tecnologia possibilita também aproximar o aluno que possui uma deficiência física e/ou intelectual, facilitando assim o trabalho docente. Assim sendo este trabalho visa propor aos educadores do uso das tecnologias como ferramenta metodológicas na sala de aula para a aprendizagem dos educados. Como fundamentação básica da produção adota-se (KENSKI, 2007), (DUDENEY, HOCKLY, & PEGRUM, 2016) e (MACHADO, 2021) dentre outros que abordam o tema trabalhado. É adotada a pesquisa bibliográfica no estudo, tendo os caminhos metodológicos e uso de ferramentas, técnicas de pesquisa com bibliografias já publicadas que abordam o assunto. No tocante ao objetivo da pesquisa, propõem por meio de uma reflexão analítica da importância do educador utilizar a tecnologia a favor de uma aprendizagem contemporânea no qual aluno utiliza-se do conhecimento prévio, na busca de uma aprendizagem direcionada. Tendo como resultado a caracterização da necessidade de uma evolução do que se usa hoje para o que quer alcançar amanhã, numa perspectiva de agregar o interesse do educando ao que pressupõe ao conhecimento desejado pelo corpo docente no processo de alfabetização e letramento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID4424_TB1057_27032024212008.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA SANTOS COSTA ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA SANT"
    "autor_email" => "alessandra.almeida@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109630
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1057
    "inscrito_id" => 4424
    "titulo" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: FERRAMENTAS DIGITAIS"
    "resumo" => "Atualmente as dificuldades de aprendizagem estão relacionadas a diversos fatores existentes, como os déficits de aprendizagem, desigualdades sociais, falta de melhoria do poder público nas instituições de ensino, formação docente, entre outros. No mundo capitalista não há espaço para perder tempo e, portanto, a busca pela diminuição, que o trabalho de alfabetizar necessita, o uso das ferramentas digitais podem ser o responsável por essa aceleração. Desta forma o presente artigo aborda o tema dificuldades de aprendizagem: ferramentas digitais, no intuito de auxiliar professores e alunos acerca do uso devido das tecnologias em prol de agilizar/horizontalizar para propiciar a capacitação dos profissionais da educação, a transmissão dos conteúdos e os recebimentos intencional pelos alunos no processo de ensino aprendizagem. O uso devido da tecnologia possibilita também aproximar o aluno que possui uma deficiência física e/ou intelectual, facilitando assim o trabalho docente. Assim sendo este trabalho visa propor aos educadores do uso das tecnologias como ferramenta metodológicas na sala de aula para a aprendizagem dos educados. Como fundamentação básica da produção adota-se (KENSKI, 2007), (DUDENEY, HOCKLY, & PEGRUM, 2016) e (MACHADO, 2021) dentre outros que abordam o tema trabalhado. É adotada a pesquisa bibliográfica no estudo, tendo os caminhos metodológicos e uso de ferramentas, técnicas de pesquisa com bibliografias já publicadas que abordam o assunto. No tocante ao objetivo da pesquisa, propõem por meio de uma reflexão analítica da importância do educador utilizar a tecnologia a favor de uma aprendizagem contemporânea no qual aluno utiliza-se do conhecimento prévio, na busca de uma aprendizagem direcionada. Tendo como resultado a caracterização da necessidade de uma evolução do que se usa hoje para o que quer alcançar amanhã, numa perspectiva de agregar o interesse do educando ao que pressupõe ao conhecimento desejado pelo corpo docente no processo de alfabetização e letramento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID4424_TB1057_27032024212008.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA SANTOS COSTA ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA SANT"
    "autor_email" => "alessandra.almeida@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Atualmente as dificuldades de aprendizagem estão relacionadas a diversos fatores existentes, como os déficits de aprendizagem, desigualdades sociais, falta de melhoria do poder público nas instituições de ensino, formação docente, entre outros. No mundo capitalista não há espaço para perder tempo e, portanto, a busca pela diminuição, que o trabalho de alfabetizar necessita, o uso das ferramentas digitais podem ser o responsável por essa aceleração. Desta forma o presente artigo aborda o tema dificuldades de aprendizagem: ferramentas digitais, no intuito de auxiliar professores e alunos acerca do uso devido das tecnologias em prol de agilizar/horizontalizar para propiciar a capacitação dos profissionais da educação, a transmissão dos conteúdos e os recebimentos intencional pelos alunos no processo de ensino aprendizagem. O uso devido da tecnologia possibilita também aproximar o aluno que possui uma deficiência física e/ou intelectual, facilitando assim o trabalho docente. Assim sendo este trabalho visa propor aos educadores do uso das tecnologias como ferramenta metodológicas na sala de aula para a aprendizagem dos educados. Como fundamentação básica da produção adota-se (KENSKI, 2007), (DUDENEY, HOCKLY, & PEGRUM, 2016) e (MACHADO, 2021) dentre outros que abordam o tema trabalhado. É adotada a pesquisa bibliográfica no estudo, tendo os caminhos metodológicos e uso de ferramentas, técnicas de pesquisa com bibliografias já publicadas que abordam o assunto. No tocante ao objetivo da pesquisa, propõem por meio de uma reflexão analítica da importância do educador utilizar a tecnologia a favor de uma aprendizagem contemporânea no qual aluno utiliza-se do conhecimento prévio, na busca de uma aprendizagem direcionada. Tendo como resultado a caracterização da necessidade de uma evolução do que se usa hoje para o que quer alcançar amanhã, numa perspectiva de agregar o interesse do educando ao que pressupõe ao conhecimento desejado pelo corpo docente no processo de alfabetização e letramento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.