Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DE UMA TUTORA NO CURSO EAD DE PEDAGOGIA DA UECE: CONTRIBUTOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109524
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 915
    "inscrito_id" => 4511
    "titulo" => "PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DE UMA TUTORA NO CURSO EAD DE PEDAGOGIA DA UECE: CONTRIBUTOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "A Educação a Distância (EaD) ampliou o acesso e permitiu a interiorização do Ensino Superior no Brasil, porém existe uma ampla discussão sobre a qualidade, acesso e permanência dos estudantes nesta modalidade. Diante do exposto, esta pesquisa objetiva descrever por meio de um relato de experiência os primeiros contatos com a tutoria no curso de EaD da Pedagogia da UECE. Tratou-se de elucidar os desafios da participação dentro de um curso à distância, comparando a formação recebida pela universidade particular em que a tutora fez sua segunda graduação, com o que ela percebeu ao longo do primeiro semestre do curso EaD da universidade pública. Dos resultados principais, temos que o curso de pedagogia da UECE traz um arcabouço teórico e prático positivo para a formação dos acadêmicos, e para os agentes compostos, incluindo a tutora. Ademais, houve contribuições positivas para a maturidade acadêmica da tutora, que atualmente curso doutorado em Educação. Sobre as dificuldades percebidas, tem-se a ausência de autonomia e dificuldades no manuseio da plataforma, principalmente pelos estudantes mais velhos ou que estão há muito tempo sem contato com o ambiente acadêmico. Ademais, considera-se que mais pesquisas com relatos dos outros participantes (professores formadores, alunos do curso, coordenadores de polo, coordenadores gerais) seriam interessantes, para que se entenda um cenário tão complexo quanto a EaD."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4511_TB915_18102024085749.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAÍS BORGES MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Thaís Borges"
    "autor_email" => "thais.ufc@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109524
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 915
    "inscrito_id" => 4511
    "titulo" => "PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DE UMA TUTORA NO CURSO EAD DE PEDAGOGIA DA UECE: CONTRIBUTOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "A Educação a Distância (EaD) ampliou o acesso e permitiu a interiorização do Ensino Superior no Brasil, porém existe uma ampla discussão sobre a qualidade, acesso e permanência dos estudantes nesta modalidade. Diante do exposto, esta pesquisa objetiva descrever por meio de um relato de experiência os primeiros contatos com a tutoria no curso de EaD da Pedagogia da UECE. Tratou-se de elucidar os desafios da participação dentro de um curso à distância, comparando a formação recebida pela universidade particular em que a tutora fez sua segunda graduação, com o que ela percebeu ao longo do primeiro semestre do curso EaD da universidade pública. Dos resultados principais, temos que o curso de pedagogia da UECE traz um arcabouço teórico e prático positivo para a formação dos acadêmicos, e para os agentes compostos, incluindo a tutora. Ademais, houve contribuições positivas para a maturidade acadêmica da tutora, que atualmente curso doutorado em Educação. Sobre as dificuldades percebidas, tem-se a ausência de autonomia e dificuldades no manuseio da plataforma, principalmente pelos estudantes mais velhos ou que estão há muito tempo sem contato com o ambiente acadêmico. Ademais, considera-se que mais pesquisas com relatos dos outros participantes (professores formadores, alunos do curso, coordenadores de polo, coordenadores gerais) seriam interessantes, para que se entenda um cenário tão complexo quanto a EaD."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4511_TB915_18102024085749.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAÍS BORGES MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Thaís Borges"
    "autor_email" => "thais.ufc@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Educação a Distância (EaD) ampliou o acesso e permitiu a interiorização do Ensino Superior no Brasil, porém existe uma ampla discussão sobre a qualidade, acesso e permanência dos estudantes nesta modalidade. Diante do exposto, esta pesquisa objetiva descrever por meio de um relato de experiência os primeiros contatos com a tutoria no curso de EaD da Pedagogia da UECE. Tratou-se de elucidar os desafios da participação dentro de um curso à distância, comparando a formação recebida pela universidade particular em que a tutora fez sua segunda graduação, com o que ela percebeu ao longo do primeiro semestre do curso EaD da universidade pública. Dos resultados principais, temos que o curso de pedagogia da UECE traz um arcabouço teórico e prático positivo para a formação dos acadêmicos, e para os agentes compostos, incluindo a tutora. Ademais, houve contribuições positivas para a maturidade acadêmica da tutora, que atualmente curso doutorado em Educação. Sobre as dificuldades percebidas, tem-se a ausência de autonomia e dificuldades no manuseio da plataforma, principalmente pelos estudantes mais velhos ou que estão há muito tempo sem contato com o ambiente acadêmico. Ademais, considera-se que mais pesquisas com relatos dos outros participantes (professores formadores, alunos do curso, coordenadores de polo, coordenadores gerais) seriam interessantes, para que se entenda um cenário tão complexo quanto a EaD.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.