Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIA ASSISTIVA E O ENSINO DE ARTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: POSSIBILIDADES EDUCATIVAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109478
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 858
    "inscrito_id" => 5890
    "titulo" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA E O ENSINO DE ARTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: POSSIBILIDADES EDUCATIVAS"
    "resumo" => "O ensino da disciplina Arte tem sido um grande desafio para os professores do Ensino Fundamental Anos Finais, quando existem alunos inclusos em sua sala de aula. Como ensinar a linguagem Musical para alunos surdos? A linguagem das artes plásticas para alunos com Deficiência Visual? Neste sentido este texto tem por objetivo destacar a utilização da Tecnologia Assistiva como uma possibilidade para que o aluno incluso realmente tenha condições de aprender os conceitos científicos ensinados no currículo de Arte do Ensino Fundamental nos Anos Finais. É um estudo bibliográfico pautado em leis, documentos oficiais e autores que discutem a temática. A metodologia utilizada é a pesqusia qualitativa, que possibilita melhor compreensão do contexto em que a temática é abordada. Em um primeiro momento discorre sobre o Ensino de Arte nos Anos Finais e o currículo proposto no Estado do Paraná, que aborda as seguintes linguagens: arte visual, dança, teatro e música e as adaptações necessárias para os alunos inclusos. Na sequência conceitua a Tecnologia Assistiva, seu histórico, bem como a utilização nas escolas. Por fim apresenta algumas sugestões de softwares e aplicativos relacionados à leitura, fruição e produção de arte, bem como sugestões de sites e referências bibliográficas. Ao final conclui-se que a Tecnologia Assistiva tem contribuído para a autonomia dos alunos inclusos bem como para a aprendizagem dos conteúdos científicos dos diferentes componentes curriculares, incluindo o ensino de Arte."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID5890_TB858_29022024142230.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSANGELA TRABUCO MALVESTIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Rosangela Trabu"
    "autor_email" => "rosetms2000@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109478
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 858
    "inscrito_id" => 5890
    "titulo" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA E O ENSINO DE ARTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: POSSIBILIDADES EDUCATIVAS"
    "resumo" => "O ensino da disciplina Arte tem sido um grande desafio para os professores do Ensino Fundamental Anos Finais, quando existem alunos inclusos em sua sala de aula. Como ensinar a linguagem Musical para alunos surdos? A linguagem das artes plásticas para alunos com Deficiência Visual? Neste sentido este texto tem por objetivo destacar a utilização da Tecnologia Assistiva como uma possibilidade para que o aluno incluso realmente tenha condições de aprender os conceitos científicos ensinados no currículo de Arte do Ensino Fundamental nos Anos Finais. É um estudo bibliográfico pautado em leis, documentos oficiais e autores que discutem a temática. A metodologia utilizada é a pesqusia qualitativa, que possibilita melhor compreensão do contexto em que a temática é abordada. Em um primeiro momento discorre sobre o Ensino de Arte nos Anos Finais e o currículo proposto no Estado do Paraná, que aborda as seguintes linguagens: arte visual, dança, teatro e música e as adaptações necessárias para os alunos inclusos. Na sequência conceitua a Tecnologia Assistiva, seu histórico, bem como a utilização nas escolas. Por fim apresenta algumas sugestões de softwares e aplicativos relacionados à leitura, fruição e produção de arte, bem como sugestões de sites e referências bibliográficas. Ao final conclui-se que a Tecnologia Assistiva tem contribuído para a autonomia dos alunos inclusos bem como para a aprendizagem dos conteúdos científicos dos diferentes componentes curriculares, incluindo o ensino de Arte."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID5890_TB858_29022024142230.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSANGELA TRABUCO MALVESTIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Rosangela Trabu"
    "autor_email" => "rosetms2000@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O ensino da disciplina Arte tem sido um grande desafio para os professores do Ensino Fundamental Anos Finais, quando existem alunos inclusos em sua sala de aula. Como ensinar a linguagem Musical para alunos surdos? A linguagem das artes plásticas para alunos com Deficiência Visual? Neste sentido este texto tem por objetivo destacar a utilização da Tecnologia Assistiva como uma possibilidade para que o aluno incluso realmente tenha condições de aprender os conceitos científicos ensinados no currículo de Arte do Ensino Fundamental nos Anos Finais. É um estudo bibliográfico pautado em leis, documentos oficiais e autores que discutem a temática. A metodologia utilizada é a pesqusia qualitativa, que possibilita melhor compreensão do contexto em que a temática é abordada. Em um primeiro momento discorre sobre o Ensino de Arte nos Anos Finais e o currículo proposto no Estado do Paraná, que aborda as seguintes linguagens: arte visual, dança, teatro e música e as adaptações necessárias para os alunos inclusos. Na sequência conceitua a Tecnologia Assistiva, seu histórico, bem como a utilização nas escolas. Por fim apresenta algumas sugestões de softwares e aplicativos relacionados à leitura, fruição e produção de arte, bem como sugestões de sites e referências bibliográficas. Ao final conclui-se que a Tecnologia Assistiva tem contribuído para a autonomia dos alunos inclusos bem como para a aprendizagem dos conteúdos científicos dos diferentes componentes curriculares, incluindo o ensino de Arte.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.