Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIFICULDADES NA REALIZAÇÃO DA CAPOEIRA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - UM ESTUDO DE REVISÃO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 06 - Educação e relações étnico-raciais
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111036
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3045
    "inscrito_id" => 5402
    "titulo" => "DIFICULDADES NA REALIZAÇÃO DA CAPOEIRA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - UM ESTUDO DE REVISÃO"
    "resumo" => "Faz parte do universo da Educação Física, lidar com práticas corporais. Essas práticas expressam sentimentos e sentidos, moldando o acervo do docente para sua formação integral. A integração da Capoeira no ambiente escolar objetiva além de propor uma prática da cultura corporal, atender demandas da comunidade afro-brasileira e promover equidade e diversidade cultural, obrigada pela Lei 10.639/2003 que inclui o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. A capoeira é fruto de práticas culturais, referências negras e vivências desses povos na sua chegada ao Brasil. A pesquisa trata-se de um estudo de revisão, com buscas nas bases SciELO, PubMed, LILACS e Periódicos CAPES, com descritores "Capoeira; Ensino-aprendizagem; Educação Física Escolar; Lutas". Critérios de inclusão: artigos originais publicados entre 2019 a 2023, disponíveis na íntegra, em português e inglês. Exclusão: artigos originais em outros idiomas e antes de 2019. A capoeira pode ser benéfica em suas várias faces, tanto como conteúdo pedagógico da Educação Física, como também relacionado a seus aspectos de saúde como os aspectos fisiológicos e cognitivos relacionados à cultura corporal de movimento. Portanto, verificou-se que a falta de treinamento e vivência prática dificultam sua aplicação escolar, mas não é necessário ser mestre para lecionar sobre a capoeira no âmbito escolar, apenas ter conhecimento prático e teórico para torná-lo didático e pedagógico no meio escolar. Posto isso, é importante a temática, destacando que os professores tenham a devida formação sobre a capoeira, tanto na sua formação nas faculdades, como nas formações continuadas, para reafirmá-la como legítima do Brasil."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5402_TB3045_18102024194127.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACIEL ANTONIO SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JACIEL ANTONIO"
    "autor_email" => "jaciel.antonio@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111036
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3045
    "inscrito_id" => 5402
    "titulo" => "DIFICULDADES NA REALIZAÇÃO DA CAPOEIRA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - UM ESTUDO DE REVISÃO"
    "resumo" => "Faz parte do universo da Educação Física, lidar com práticas corporais. Essas práticas expressam sentimentos e sentidos, moldando o acervo do docente para sua formação integral. A integração da Capoeira no ambiente escolar objetiva além de propor uma prática da cultura corporal, atender demandas da comunidade afro-brasileira e promover equidade e diversidade cultural, obrigada pela Lei 10.639/2003 que inclui o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. A capoeira é fruto de práticas culturais, referências negras e vivências desses povos na sua chegada ao Brasil. A pesquisa trata-se de um estudo de revisão, com buscas nas bases SciELO, PubMed, LILACS e Periódicos CAPES, com descritores "Capoeira; Ensino-aprendizagem; Educação Física Escolar; Lutas". Critérios de inclusão: artigos originais publicados entre 2019 a 2023, disponíveis na íntegra, em português e inglês. Exclusão: artigos originais em outros idiomas e antes de 2019. A capoeira pode ser benéfica em suas várias faces, tanto como conteúdo pedagógico da Educação Física, como também relacionado a seus aspectos de saúde como os aspectos fisiológicos e cognitivos relacionados à cultura corporal de movimento. Portanto, verificou-se que a falta de treinamento e vivência prática dificultam sua aplicação escolar, mas não é necessário ser mestre para lecionar sobre a capoeira no âmbito escolar, apenas ter conhecimento prático e teórico para torná-lo didático e pedagógico no meio escolar. Posto isso, é importante a temática, destacando que os professores tenham a devida formação sobre a capoeira, tanto na sua formação nas faculdades, como nas formações continuadas, para reafirmá-la como legítima do Brasil."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5402_TB3045_18102024194127.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACIEL ANTONIO SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JACIEL ANTONIO"
    "autor_email" => "jaciel.antonio@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Faz parte do universo da Educação Física, lidar com práticas corporais. Essas práticas expressam sentimentos e sentidos, moldando o acervo do docente para sua formação integral. A integração da Capoeira no ambiente escolar objetiva além de propor uma prática da cultura corporal, atender demandas da comunidade afro-brasileira e promover equidade e diversidade cultural, obrigada pela Lei 10.639/2003 que inclui o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. A capoeira é fruto de práticas culturais, referências negras e vivências desses povos na sua chegada ao Brasil. A pesquisa trata-se de um estudo de revisão, com buscas nas bases SciELO, PubMed, LILACS e Periódicos CAPES, com descritores "Capoeira; Ensino-aprendizagem; Educação Física Escolar; Lutas". Critérios de inclusão: artigos originais publicados entre 2019 a 2023, disponíveis na íntegra, em português e inglês. Exclusão: artigos originais em outros idiomas e antes de 2019. A capoeira pode ser benéfica em suas várias faces, tanto como conteúdo pedagógico da Educação Física, como também relacionado a seus aspectos de saúde como os aspectos fisiológicos e cognitivos relacionados à cultura corporal de movimento. Portanto, verificou-se que a falta de treinamento e vivência prática dificultam sua aplicação escolar, mas não é necessário ser mestre para lecionar sobre a capoeira no âmbito escolar, apenas ter conhecimento prático e teórico para torná-lo didático e pedagógico no meio escolar. Posto isso, é importante a temática, destacando que os professores tenham a devida formação sobre a capoeira, tanto na sua formação nas faculdades, como nas formações continuadas, para reafirmá-la como legítima do Brasil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.