Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NO PROCESSO DE RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O uso do lúdico como estratégia de ensino é eficaz na recomposição das aprendizagens. Os jogos e atividades lúdicas permitem uma abordagem mais dinâmica, estimulando a criatividade, a interação e a concentração dos alunos. Essa estratégia facilita a compreensão de conceitos, tornando o processo de aprendizagem mais envolvente e significativo. Além disso, o lúdico promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe e resolução de problemas, contribuindo para a formação integral dos estudantes. A ludicidade envolve a capacidade de criar, participar e desfrutar de atividades que são agradáveis, envolventes e, muitas vezes, desafiadoras, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento da criança. Através da ludicidade conseguimos observar melhor o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e físico, tornando assim a aprendizagem mais significativa e prazerosa. Para direcionar este estudo partimos do seguinte questionamento: o lúdico é uma alternativa metodológica para enriquecimento das estratégias de ensino no processo de recomposição da aprendizagem? Para isso traçamos alguns objetivos como: analisar as representações significativas no processo ensino aprendizagem a partir de estudos e experiências vivenciadas; refletir sobre a importância da ludicidade no processo de recomposição da aprendizagem; refletir sobre a ludicidade como meio para tornar a aprendizagem significativa, portanto meio para favorecer o protagonismo do aluno na construção da aprendizagem. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva para qual recorremos a fontes bibliográficas e a pesquisa empírica, realizada em uma escola de ensino fundamental nas séries iniciais, tendo como sujeitos professores e equipe gestora, que responderam a um questionário semiestruturado. Alguns autores fundamentaram esse estudo como: Ferreiro (2000; 1999; 1991); Soares (2017; 2016; 2014; 2012; 2004; 2003); Vigotsky (1994); Kishimoto (2012; 2011); Piaget (2011; 2005; 1999); Santos (2010); Friedmann (1996; 1992); Luckesi (2005); Lima (2020); Cortes (2006), entre outros.

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