Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NA EDUCAÇÃO: ESTUDO DE CASO EM CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação profissional e tecnológica
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109431
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 796
    "inscrito_id" => 4742
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NA EDUCAÇÃO: ESTUDO DE CASO EM CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES"
    "resumo" => "A aula de campo ou visita técnica, é a atividade que permite a aplicação do conteúdo aprendido em sala de aula em locais reais de utilização. Trata-se de atividades que complementam o processo de ensino-aprendizagem, visto que permite o estudante vivenciar na prática o que foi aprendido em sala de aula, permitindo, ainda, a interdisciplinaridade ao utilizar o conhecimento obtido em diversas disciplinas. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi estudar a importância das aulas de campo para os estudantes de cursos técnicos e superiores. A pesquisa analisou a potencialidade, características e mecanismos de realização de visitas técnicas (utilização de espaço não formal de ensino) para os cursos técnicos e superiores do IFPE, campus Afogados da Ingazeira, abrangendo a organização e a realização das aulas de campo, bem como das maneiras de avaliação e observação do conteúdo ministrado durante estas aulas. As aulas de campo foram realizadas nas seguintes empresas: Fábrica de Pipoca e Salgadinho, Fábrica de Refrigerante, Fábrica de massas e biscoitos e Açougue de grande porte. Estas visitas técnicas foram organizadas em três etapas: pré-campo (os docentes se reuniram para realizar o planejamento), campo (realização da visita técnica propriamente dita) e pós campo (análise do aprendizado obtido pelos estudantes através de avaliação que cada docente definiu como faria). Os resultados apontam a importância da realização das visitas técnicas para complementação do ensino. A realização das aulas de campo proporcionou aos estudantes a vivência do conteúdo de diversas disciplinas na prática, colocando-os em contato com a realidade das empresas visitadas, sendo, portanto, muito proveitosas, tendo sido observada uma expressiva adesão a estes eventos pelos discentes. Para os docentes, as aulas de campo foram capazes de proporcionar maior interação dos mesmos com os estudantes além de garantir que os conteúdos ministrados em sala de aula foram melhor compreendidos pelos discentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4742_TB796_09102024091056.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISE JOSINO SOARES"
    "autor_nome_curto" => "DENISE JOSINO"
    "autor_email" => "djosino@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109431
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 796
    "inscrito_id" => 4742
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NA EDUCAÇÃO: ESTUDO DE CASO EM CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES"
    "resumo" => "A aula de campo ou visita técnica, é a atividade que permite a aplicação do conteúdo aprendido em sala de aula em locais reais de utilização. Trata-se de atividades que complementam o processo de ensino-aprendizagem, visto que permite o estudante vivenciar na prática o que foi aprendido em sala de aula, permitindo, ainda, a interdisciplinaridade ao utilizar o conhecimento obtido em diversas disciplinas. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi estudar a importância das aulas de campo para os estudantes de cursos técnicos e superiores. A pesquisa analisou a potencialidade, características e mecanismos de realização de visitas técnicas (utilização de espaço não formal de ensino) para os cursos técnicos e superiores do IFPE, campus Afogados da Ingazeira, abrangendo a organização e a realização das aulas de campo, bem como das maneiras de avaliação e observação do conteúdo ministrado durante estas aulas. As aulas de campo foram realizadas nas seguintes empresas: Fábrica de Pipoca e Salgadinho, Fábrica de Refrigerante, Fábrica de massas e biscoitos e Açougue de grande porte. Estas visitas técnicas foram organizadas em três etapas: pré-campo (os docentes se reuniram para realizar o planejamento), campo (realização da visita técnica propriamente dita) e pós campo (análise do aprendizado obtido pelos estudantes através de avaliação que cada docente definiu como faria). Os resultados apontam a importância da realização das visitas técnicas para complementação do ensino. A realização das aulas de campo proporcionou aos estudantes a vivência do conteúdo de diversas disciplinas na prática, colocando-os em contato com a realidade das empresas visitadas, sendo, portanto, muito proveitosas, tendo sido observada uma expressiva adesão a estes eventos pelos discentes. Para os docentes, as aulas de campo foram capazes de proporcionar maior interação dos mesmos com os estudantes além de garantir que os conteúdos ministrados em sala de aula foram melhor compreendidos pelos discentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4742_TB796_09102024091056.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISE JOSINO SOARES"
    "autor_nome_curto" => "DENISE JOSINO"
    "autor_email" => "djosino@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A aula de campo ou visita técnica, é a atividade que permite a aplicação do conteúdo aprendido em sala de aula em locais reais de utilização. Trata-se de atividades que complementam o processo de ensino-aprendizagem, visto que permite o estudante vivenciar na prática o que foi aprendido em sala de aula, permitindo, ainda, a interdisciplinaridade ao utilizar o conhecimento obtido em diversas disciplinas. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi estudar a importância das aulas de campo para os estudantes de cursos técnicos e superiores. A pesquisa analisou a potencialidade, características e mecanismos de realização de visitas técnicas (utilização de espaço não formal de ensino) para os cursos técnicos e superiores do IFPE, campus Afogados da Ingazeira, abrangendo a organização e a realização das aulas de campo, bem como das maneiras de avaliação e observação do conteúdo ministrado durante estas aulas. As aulas de campo foram realizadas nas seguintes empresas: Fábrica de Pipoca e Salgadinho, Fábrica de Refrigerante, Fábrica de massas e biscoitos e Açougue de grande porte. Estas visitas técnicas foram organizadas em três etapas: pré-campo (os docentes se reuniram para realizar o planejamento), campo (realização da visita técnica propriamente dita) e pós campo (análise do aprendizado obtido pelos estudantes através de avaliação que cada docente definiu como faria). Os resultados apontam a importância da realização das visitas técnicas para complementação do ensino. A realização das aulas de campo proporcionou aos estudantes a vivência do conteúdo de diversas disciplinas na prática, colocando-os em contato com a realidade das empresas visitadas, sendo, portanto, muito proveitosas, tendo sido observada uma expressiva adesão a estes eventos pelos discentes. Para os docentes, as aulas de campo foram capazes de proporcionar maior interação dos mesmos com os estudantes além de garantir que os conteúdos ministrados em sala de aula foram melhor compreendidos pelos discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.