Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANALISE SEGUNDO A BNCC E DCTMA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109401
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 754
    "inscrito_id" => 3707
    "titulo" => "O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANALISE SEGUNDO A BNCC E DCTMA"
    "resumo" => "A pesquisa buscou analisar o ensino da Matemática no 3º ano do Ensino Fundamental sob a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA), o estudo é relevante para compreender como pode-se melhorar o aprendizado dos alunos nessa etapa crucial. O estudo surgiu diante da discussão e questionamento sobre a ausência do interesse e prazer dos alunos na matemática, considerando a dificuldade que é visto e ouvido pelos docentes e estudos. O papel do professor no ensino da matemática é essencial, ele deve mediar o conhecimento matemático e o aluno, estar ciente de seu papel social e adotar uma prática pedagógica diferenciada, tornando a aprendizagem harmoniosa entre conteúdo, professor e aluno. Desse modo, observou-se que a didática exercida pelo professor impacta diretamente na aprendizagem do aluno. Faz-se necessário então, que o docente busque estratégias pedagógicas que prendam a atenção da criança e estimulem em seu desenvolvimento pedagógico. Identificar as razões por trás da falta de interesse é importante para desenvolver estratégias que tornem o ensino mais atrativo e significativo. A pesquisa tem como base o método bibliográfico, tendo como referencial teórico FREIRE (1967) , BNCC (2017) e DCTMA (2019). Além disso, optou-se por uma pesquisa qualitativa-descritiva realizada na Escola Municipal Tocantins localizada na cidade de Imperatriz-Ma."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3707_TB754_27102024200259.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA BARBOSA DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA"
    "autor_email" => "andressabarbosa412@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109401
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 754
    "inscrito_id" => 3707
    "titulo" => "O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANALISE SEGUNDO A BNCC E DCTMA"
    "resumo" => "A pesquisa buscou analisar o ensino da Matemática no 3º ano do Ensino Fundamental sob a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA), o estudo é relevante para compreender como pode-se melhorar o aprendizado dos alunos nessa etapa crucial. O estudo surgiu diante da discussão e questionamento sobre a ausência do interesse e prazer dos alunos na matemática, considerando a dificuldade que é visto e ouvido pelos docentes e estudos. O papel do professor no ensino da matemática é essencial, ele deve mediar o conhecimento matemático e o aluno, estar ciente de seu papel social e adotar uma prática pedagógica diferenciada, tornando a aprendizagem harmoniosa entre conteúdo, professor e aluno. Desse modo, observou-se que a didática exercida pelo professor impacta diretamente na aprendizagem do aluno. Faz-se necessário então, que o docente busque estratégias pedagógicas que prendam a atenção da criança e estimulem em seu desenvolvimento pedagógico. Identificar as razões por trás da falta de interesse é importante para desenvolver estratégias que tornem o ensino mais atrativo e significativo. A pesquisa tem como base o método bibliográfico, tendo como referencial teórico FREIRE (1967) , BNCC (2017) e DCTMA (2019). Além disso, optou-se por uma pesquisa qualitativa-descritiva realizada na Escola Municipal Tocantins localizada na cidade de Imperatriz-Ma."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3707_TB754_27102024200259.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA BARBOSA DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA"
    "autor_email" => "andressabarbosa412@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A pesquisa buscou analisar o ensino da Matemática no 3º ano do Ensino Fundamental sob a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA), o estudo é relevante para compreender como pode-se melhorar o aprendizado dos alunos nessa etapa crucial. O estudo surgiu diante da discussão e questionamento sobre a ausência do interesse e prazer dos alunos na matemática, considerando a dificuldade que é visto e ouvido pelos docentes e estudos. O papel do professor no ensino da matemática é essencial, ele deve mediar o conhecimento matemático e o aluno, estar ciente de seu papel social e adotar uma prática pedagógica diferenciada, tornando a aprendizagem harmoniosa entre conteúdo, professor e aluno. Desse modo, observou-se que a didática exercida pelo professor impacta diretamente na aprendizagem do aluno. Faz-se necessário então, que o docente busque estratégias pedagógicas que prendam a atenção da criança e estimulem em seu desenvolvimento pedagógico. Identificar as razões por trás da falta de interesse é importante para desenvolver estratégias que tornem o ensino mais atrativo e significativo. A pesquisa tem como base o método bibliográfico, tendo como referencial teórico FREIRE (1967) , BNCC (2017) e DCTMA (2019). Além disso, optou-se por uma pesquisa qualitativa-descritiva realizada na Escola Municipal Tocantins localizada na cidade de Imperatriz-Ma.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.