Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESVELANDO CAMINHOS: REFLEXÕES SOBRE O PERCURSO FORMATIVO DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109385
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 735
    "inscrito_id" => 5379
    "titulo" => "DESVELANDO CAMINHOS: REFLEXÕES SOBRE O PERCURSO FORMATIVO DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A busca pela produção de reflexões sobre o percurso formativo de professores da Educação Básica pode ser um motor de transformação, a partir da reconstrução de experiências e ressignificação da sua própria prática, o que concebe as abordagens narrativas um potencial investigativo dos modos de produção da vida. Frente ao exposto, o presente trabalho tem como objetivo investigar o percurso formativo de um professor de matemática do ensino médio de uma instituição pública do município de Vitória da Conquista, Bahia. Como aportes teóricos norteadores, debruçamo-nos em autores que discutem as temática percurso formativo na formação de professores de matemática, com vistas para as complexidades que atravessam o ensino médio. Como procedimentos metodológicos, adotamos a pesquisa narrativa autobiográfica, na qual, para a produção dos dados, utilizamos a técnica da entrevista narrativa autobiográfica (ENA), realizada com um professor de matemática do ensino médio, via Google Meet, no ano de 2023, durante o componente de estágio supervisionado III do curso de licenciatura em matemática da UESB, campus de Vitória da Conquista/BA. Os dados foram transcritos e estão sendo analisados com a ótica da análise de narrativas. Como resultados preliminares deste estudo, sinalizamos que as experiências compartilhadas foram um meio de ressignificação das práticas como professor, o que nos coloca em um movimento formativo, crítico e reflexivo sobre o nosso percurso formativo também. De maneira mais específica, durante a entrevista, o participante compartilhou sua trajetória de formação, desde a decisão de tornar-se professor de matemática, bem como seus anseios e dificuldades, demonstrando uma relação muito próxima com a educação. Dessa forma, nossas escritas convergem para a construção de espaços de reflexão para com a produção narrativa na formação de professores de matemática, dando subsídios para que outros profissionais dialoguem sobre o seu percurso, revisitando as suas experiências e atribuindo significados ao seu processo identitário."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID5379_TB735_29022024091024.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERSON DOS SANTOS FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "Gerson Farias"
    "autor_email" => "gerson.farias@uesb.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109385
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 735
    "inscrito_id" => 5379
    "titulo" => "DESVELANDO CAMINHOS: REFLEXÕES SOBRE O PERCURSO FORMATIVO DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A busca pela produção de reflexões sobre o percurso formativo de professores da Educação Básica pode ser um motor de transformação, a partir da reconstrução de experiências e ressignificação da sua própria prática, o que concebe as abordagens narrativas um potencial investigativo dos modos de produção da vida. Frente ao exposto, o presente trabalho tem como objetivo investigar o percurso formativo de um professor de matemática do ensino médio de uma instituição pública do município de Vitória da Conquista, Bahia. Como aportes teóricos norteadores, debruçamo-nos em autores que discutem as temática percurso formativo na formação de professores de matemática, com vistas para as complexidades que atravessam o ensino médio. Como procedimentos metodológicos, adotamos a pesquisa narrativa autobiográfica, na qual, para a produção dos dados, utilizamos a técnica da entrevista narrativa autobiográfica (ENA), realizada com um professor de matemática do ensino médio, via Google Meet, no ano de 2023, durante o componente de estágio supervisionado III do curso de licenciatura em matemática da UESB, campus de Vitória da Conquista/BA. Os dados foram transcritos e estão sendo analisados com a ótica da análise de narrativas. Como resultados preliminares deste estudo, sinalizamos que as experiências compartilhadas foram um meio de ressignificação das práticas como professor, o que nos coloca em um movimento formativo, crítico e reflexivo sobre o nosso percurso formativo também. De maneira mais específica, durante a entrevista, o participante compartilhou sua trajetória de formação, desde a decisão de tornar-se professor de matemática, bem como seus anseios e dificuldades, demonstrando uma relação muito próxima com a educação. Dessa forma, nossas escritas convergem para a construção de espaços de reflexão para com a produção narrativa na formação de professores de matemática, dando subsídios para que outros profissionais dialoguem sobre o seu percurso, revisitando as suas experiências e atribuindo significados ao seu processo identitário."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID5379_TB735_29022024091024.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERSON DOS SANTOS FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "Gerson Farias"
    "autor_email" => "gerson.farias@uesb.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A busca pela produção de reflexões sobre o percurso formativo de professores da Educação Básica pode ser um motor de transformação, a partir da reconstrução de experiências e ressignificação da sua própria prática, o que concebe as abordagens narrativas um potencial investigativo dos modos de produção da vida. Frente ao exposto, o presente trabalho tem como objetivo investigar o percurso formativo de um professor de matemática do ensino médio de uma instituição pública do município de Vitória da Conquista, Bahia. Como aportes teóricos norteadores, debruçamo-nos em autores que discutem as temática percurso formativo na formação de professores de matemática, com vistas para as complexidades que atravessam o ensino médio. Como procedimentos metodológicos, adotamos a pesquisa narrativa autobiográfica, na qual, para a produção dos dados, utilizamos a técnica da entrevista narrativa autobiográfica (ENA), realizada com um professor de matemática do ensino médio, via Google Meet, no ano de 2023, durante o componente de estágio supervisionado III do curso de licenciatura em matemática da UESB, campus de Vitória da Conquista/BA. Os dados foram transcritos e estão sendo analisados com a ótica da análise de narrativas. Como resultados preliminares deste estudo, sinalizamos que as experiências compartilhadas foram um meio de ressignificação das práticas como professor, o que nos coloca em um movimento formativo, crítico e reflexivo sobre o nosso percurso formativo também. De maneira mais específica, durante a entrevista, o participante compartilhou sua trajetória de formação, desde a decisão de tornar-se professor de matemática, bem como seus anseios e dificuldades, demonstrando uma relação muito próxima com a educação. Dessa forma, nossas escritas convergem para a construção de espaços de reflexão para com a produção narrativa na formação de professores de matemática, dando subsídios para que outros profissionais dialoguem sobre o seu percurso, revisitando as suas experiências e atribuindo significados ao seu processo identitário.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.