SOUSA, Letícia Da Silva et al.. . Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/113940>. Acesso em: 24/12/2024 23:43
A presente pesquisa teve como objetivo analisar como a oferta do transporte escolar rural na comunidade Rancharia no município de Parnaíba- PI possibilita o acesso ao direito à educação por meio do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE). Para tal, desenvolveu-se um trabalho estruturado por meio de uma pesquisa de campo, bibliográfica, explicativa com abordagem qualitativa e quantitativa. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram os questionários, aplicados com 16 (dezesseis) pais ou responsáveis dos alunos que estudam na localidade Rancharia- zona rural de Parnaíba- PI. Ademais, foi feita a observação do trajeto realizado pelos estudantes de suas residências até a escola. A fundamentação teórica foi baseada nos autores: Wizniewsky (2020); Leitão (2020); Vianna (2007); Pinheiro (2013); Feijó (2007); Castro (2009), entre outros. Os resultados obtidos foram que o transporte escolar rural é um recurso de fundamental importância para o deslocamento do aluno do campo para chegar à escola. Dessa forma, os programas que sustentam o transporte, como o Caminho da Escola e o PNATE, mesmo com entraves como a acessibilidade inadequada e localidades com longos percursos, tem assegurado o direito a educação e permanência dos alunos na comunidade rural de Rancharia, no município de Parnaíba- PI.