Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSFORMO DO ESPECTRO AUTISTA: O QUE OCORRE NA VERDADE.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110054
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1677
    "inscrito_id" => 8012
    "titulo" => "ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSFORMO DO ESPECTRO AUTISTA: O QUE OCORRE NA VERDADE."
    "resumo" => "O Transtorno do Espectro Autista (TEA), classificado como alteração de neurodesenvolvimento, é marcado por comprometimentos nas habilidades de comunicação, interação social e de comportamento, apresentando níveis de comprometimento, classificados em leve, moderado e severo, que de acordo com o tipo de deficiência e o grau de dependência, pode abalar a realização de tarefas escolares e a rotina escolar, cuja escola ainda não se encontra preparada para lidar. Objetivo: Identificar as mudanças no desempenho ocupacional de crianças com TEA e apresentar as contribuições da Terapia Ocupacional para a melhoria da qualidade de vida escolar diante dessas possíveis alterações. Métodos: Abordagem quanti-qualitativa, descritiva e exploratória afim de oportunizar informações sobre o desempenho escolar destas crianças. Resultados: Observou-se que ocorrem mudanças no desempenho ocupacional das crianças, abrangendo aspectos físicos (fadiga, dor, desconforto, sono, repouso e atividades físicas) e psicológicos (autoaceitação na escola, desconcentração, desregulação e alterações na qualidade de vida da criança e dos familiares). Para embasar a discussão foram desenvolvidas três categorias de análise: Perfil das escolas: as escolas públicas enfrentam dificuldades em inserir a criança na sala de aula devido à falta de comunicação e de conhecimento sobre a atuação do cuidador acadêmico de TO, fragilidade do vínculo entre escola e este profissional e a Intervenção do acadêmico a domicilio na busca por estabilizar mãe e filhos devido ao sentimento de exclusão e preconceito da escola. Considerações finais: os estudos identificaram que as escolas ainda se sentem despreparadas para receberem e introduzirem crianças com TEA nas salas de aulas, que em sua maioria ficam tempo reduzido na escola e em sala de multimeios, não favorecendo a comunicação e nem a inclusão gerando comprometimento emocional para os pais e ampliando a exclusão nas escolas, pela dificuldade de aceitarem o apoio do acadêmico cuidador dentro dos estabelecimentos de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8012_TB1677_11102024185012.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA TORRES FERNANDES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "marianatcosta@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110054
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1677
    "inscrito_id" => 8012
    "titulo" => "ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSFORMO DO ESPECTRO AUTISTA: O QUE OCORRE NA VERDADE."
    "resumo" => "O Transtorno do Espectro Autista (TEA), classificado como alteração de neurodesenvolvimento, é marcado por comprometimentos nas habilidades de comunicação, interação social e de comportamento, apresentando níveis de comprometimento, classificados em leve, moderado e severo, que de acordo com o tipo de deficiência e o grau de dependência, pode abalar a realização de tarefas escolares e a rotina escolar, cuja escola ainda não se encontra preparada para lidar. Objetivo: Identificar as mudanças no desempenho ocupacional de crianças com TEA e apresentar as contribuições da Terapia Ocupacional para a melhoria da qualidade de vida escolar diante dessas possíveis alterações. Métodos: Abordagem quanti-qualitativa, descritiva e exploratória afim de oportunizar informações sobre o desempenho escolar destas crianças. Resultados: Observou-se que ocorrem mudanças no desempenho ocupacional das crianças, abrangendo aspectos físicos (fadiga, dor, desconforto, sono, repouso e atividades físicas) e psicológicos (autoaceitação na escola, desconcentração, desregulação e alterações na qualidade de vida da criança e dos familiares). Para embasar a discussão foram desenvolvidas três categorias de análise: Perfil das escolas: as escolas públicas enfrentam dificuldades em inserir a criança na sala de aula devido à falta de comunicação e de conhecimento sobre a atuação do cuidador acadêmico de TO, fragilidade do vínculo entre escola e este profissional e a Intervenção do acadêmico a domicilio na busca por estabilizar mãe e filhos devido ao sentimento de exclusão e preconceito da escola. Considerações finais: os estudos identificaram que as escolas ainda se sentem despreparadas para receberem e introduzirem crianças com TEA nas salas de aulas, que em sua maioria ficam tempo reduzido na escola e em sala de multimeios, não favorecendo a comunicação e nem a inclusão gerando comprometimento emocional para os pais e ampliando a exclusão nas escolas, pela dificuldade de aceitarem o apoio do acadêmico cuidador dentro dos estabelecimentos de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8012_TB1677_11102024185012.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA TORRES FERNANDES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "marianatcosta@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), classificado como alteração de neurodesenvolvimento, é marcado por comprometimentos nas habilidades de comunicação, interação social e de comportamento, apresentando níveis de comprometimento, classificados em leve, moderado e severo, que de acordo com o tipo de deficiência e o grau de dependência, pode abalar a realização de tarefas escolares e a rotina escolar, cuja escola ainda não se encontra preparada para lidar. Objetivo: Identificar as mudanças no desempenho ocupacional de crianças com TEA e apresentar as contribuições da Terapia Ocupacional para a melhoria da qualidade de vida escolar diante dessas possíveis alterações. Métodos: Abordagem quanti-qualitativa, descritiva e exploratória afim de oportunizar informações sobre o desempenho escolar destas crianças. Resultados: Observou-se que ocorrem mudanças no desempenho ocupacional das crianças, abrangendo aspectos físicos (fadiga, dor, desconforto, sono, repouso e atividades físicas) e psicológicos (autoaceitação na escola, desconcentração, desregulação e alterações na qualidade de vida da criança e dos familiares). Para embasar a discussão foram desenvolvidas três categorias de análise: Perfil das escolas: as escolas públicas enfrentam dificuldades em inserir a criança na sala de aula devido à falta de comunicação e de conhecimento sobre a atuação do cuidador acadêmico de TO, fragilidade do vínculo entre escola e este profissional e a Intervenção do acadêmico a domicilio na busca por estabilizar mãe e filhos devido ao sentimento de exclusão e preconceito da escola. Considerações finais: os estudos identificaram que as escolas ainda se sentem despreparadas para receberem e introduzirem crianças com TEA nas salas de aulas, que em sua maioria ficam tempo reduzido na escola e em sala de multimeios, não favorecendo a comunicação e nem a inclusão gerando comprometimento emocional para os pais e ampliando a exclusão nas escolas, pela dificuldade de aceitarem o apoio do acadêmico cuidador dentro dos estabelecimentos de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.