JOGOS DIDÁTICOS VIRTUAIS COMO INSTRUMENTO NO ENSINO DE EMBRIOLOGIA: ARTICULANDO A METODOLOGIA ATIVA EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110070 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1705 "inscrito_id" => 4158 "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS VIRTUAIS COMO INSTRUMENTO NO ENSINO DE EMBRIOLOGIA: ARTICULANDO A METODOLOGIA ATIVA EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS" "resumo" => "O ensino de embriologia frequentemente enfrenta desafios devido à sua complexidade, tornando alguns dos seus conceitos difíceis de assimilar apenas com o uso de livros didáticos. Os jogos didáticos surgem como uma ferramenta promissora para auxiliar os estudantes na compreensão dos processos de desenvolvimento embrionário, permitindo uma interação mais ativa e dinâmica no processo de aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma sequência didática de jogos virtuais como recurso didático no ensino de embriologia, especialmente para o 8º ano do Ensino Fundamental e o 2º ano do Ensino Médio. A escolha por jogos virtuais se deve à sua capacidade de tornar o aprendizado mais interativo e dinâmico, proporcionando uma troca de conhecimento mais ativa entre educadores e educandos, bem como entre os próprios estudantes. Os jogos foram desenvolvidos utilizando a plataforma WordWall®, escolhida devido a sua funcionalidade e fácil acesso através de diferentes dispositivos tecnológicos com acesso à internet. Eles foram concebidos a partir de fundamentação teórica e estão disponibilizados gratuitamente dentro do repositório digital próprio da plataforma. Este trabalho busca, assim, apresentar a gamificação como uma estratégia eficaz para tornar o ensino de embriologia mais acessível e envolvente, articulando metodologias ativas por meio de uma sequência didática que objetiva promover a motivação e despertar a curiosidade para o desafio de uma prática contextualizada com a realidade à qual é aplicada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4158_TB1705_30092024111417.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AUGUSTO SILVA ALVES" "autor_nome_curto" => "AUGUSTO" "autor_email" => "augustoalves.20200002100@uemasul.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110070 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1705 "inscrito_id" => 4158 "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS VIRTUAIS COMO INSTRUMENTO NO ENSINO DE EMBRIOLOGIA: ARTICULANDO A METODOLOGIA ATIVA EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS" "resumo" => "O ensino de embriologia frequentemente enfrenta desafios devido à sua complexidade, tornando alguns dos seus conceitos difíceis de assimilar apenas com o uso de livros didáticos. Os jogos didáticos surgem como uma ferramenta promissora para auxiliar os estudantes na compreensão dos processos de desenvolvimento embrionário, permitindo uma interação mais ativa e dinâmica no processo de aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma sequência didática de jogos virtuais como recurso didático no ensino de embriologia, especialmente para o 8º ano do Ensino Fundamental e o 2º ano do Ensino Médio. A escolha por jogos virtuais se deve à sua capacidade de tornar o aprendizado mais interativo e dinâmico, proporcionando uma troca de conhecimento mais ativa entre educadores e educandos, bem como entre os próprios estudantes. Os jogos foram desenvolvidos utilizando a plataforma WordWall®, escolhida devido a sua funcionalidade e fácil acesso através de diferentes dispositivos tecnológicos com acesso à internet. Eles foram concebidos a partir de fundamentação teórica e estão disponibilizados gratuitamente dentro do repositório digital próprio da plataforma. Este trabalho busca, assim, apresentar a gamificação como uma estratégia eficaz para tornar o ensino de embriologia mais acessível e envolvente, articulando metodologias ativas por meio de uma sequência didática que objetiva promover a motivação e despertar a curiosidade para o desafio de uma prática contextualizada com a realidade à qual é aplicada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4158_TB1705_30092024111417.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AUGUSTO SILVA ALVES" "autor_nome_curto" => "AUGUSTO" "autor_email" => "augustoalves.20200002100@uemasul.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }