Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA PELO PIBID EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DA REDE PUBLICA DO CEARÁ: ULTILIZANDO ABORDAGENS TEÓRICO-PRATICAS NO ENSINO DE QUIMICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109286
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 597
    "inscrito_id" => 1120
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA PELO PIBID EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DA REDE PUBLICA DO CEARÁ: ULTILIZANDO ABORDAGENS TEÓRICO-PRATICAS NO ENSINO DE QUIMICA"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um subprojeto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o qual tem como objetivo inserir alunos de graduação para que possam ter vivências em sala de aula antes de concluírem o ensino superior. O objetivo deste trabalho foi desenvolver atividades práticas, como experimentos químicos, com materiais de baixo custo, auxiliando o processo de ensino aprendizagem, fazendo com que os alunos vissem a química de forma mais interessante e transformadora, possibilitando que processo de aprendizado se tornasse algo mais divertido e interessante. O subprojeto do PIBID de química (2022-2024), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), onde, esse tempo foi dividido em duas partes com ações distintas e duração de 9 meses em duas escolas estaduais, a primeira no município de Sobral-CE, e a segunda em uma escola da cidade de Forquilha-CE, totalizando 18 meses. Grande parte das intervenções realizadas nas escolas, em sala de aula e nos laboratórios, foram sempre tentando relacionar as teorias da ciência Química junto com a pratica de jogos e/ou experimentos, como, lâmpada de lava, pasta de elefante, caça tesouro químico. A química é uma disciplina subjetiva e complexa, entretanto, utilizando atividades práticas, os conceitos químicos podem ser aprendidos mais facilmente, tanto para o aprendizado individual como para o coletivo, proporcionado aos estudantes maior interesse pelo processo de ensino aprendizagem. Os experimentos e atividades práticas utilizados ajudaram os alunos a assimilarem conceitos químicos de maneira mais coerente, salientando a importância de traçar um paralelo com o seu cotidiano, esses experimentos, feitos com o uso de materiais de baixo custo, demonstraram serem ferramentas excelentes para chamar a atenção e assim despertar um maior interesse dos alunos no intuído de investigarem/descobrirem o que está ocorrendo durante a realização das atividades."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID1120_TB597_28032024154305.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO THIAGO CANDIDO DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO CANDIDO"
    "autor_email" => "candidothiago014@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109286
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 597
    "inscrito_id" => 1120
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA PELO PIBID EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DA REDE PUBLICA DO CEARÁ: ULTILIZANDO ABORDAGENS TEÓRICO-PRATICAS NO ENSINO DE QUIMICA"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um subprojeto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o qual tem como objetivo inserir alunos de graduação para que possam ter vivências em sala de aula antes de concluírem o ensino superior. O objetivo deste trabalho foi desenvolver atividades práticas, como experimentos químicos, com materiais de baixo custo, auxiliando o processo de ensino aprendizagem, fazendo com que os alunos vissem a química de forma mais interessante e transformadora, possibilitando que processo de aprendizado se tornasse algo mais divertido e interessante. O subprojeto do PIBID de química (2022-2024), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), onde, esse tempo foi dividido em duas partes com ações distintas e duração de 9 meses em duas escolas estaduais, a primeira no município de Sobral-CE, e a segunda em uma escola da cidade de Forquilha-CE, totalizando 18 meses. Grande parte das intervenções realizadas nas escolas, em sala de aula e nos laboratórios, foram sempre tentando relacionar as teorias da ciência Química junto com a pratica de jogos e/ou experimentos, como, lâmpada de lava, pasta de elefante, caça tesouro químico. A química é uma disciplina subjetiva e complexa, entretanto, utilizando atividades práticas, os conceitos químicos podem ser aprendidos mais facilmente, tanto para o aprendizado individual como para o coletivo, proporcionado aos estudantes maior interesse pelo processo de ensino aprendizagem. Os experimentos e atividades práticas utilizados ajudaram os alunos a assimilarem conceitos químicos de maneira mais coerente, salientando a importância de traçar um paralelo com o seu cotidiano, esses experimentos, feitos com o uso de materiais de baixo custo, demonstraram serem ferramentas excelentes para chamar a atenção e assim despertar um maior interesse dos alunos no intuído de investigarem/descobrirem o que está ocorrendo durante a realização das atividades."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID1120_TB597_28032024154305.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO THIAGO CANDIDO DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO CANDIDO"
    "autor_email" => "candidothiago014@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um subprojeto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o qual tem como objetivo inserir alunos de graduação para que possam ter vivências em sala de aula antes de concluírem o ensino superior. O objetivo deste trabalho foi desenvolver atividades práticas, como experimentos químicos, com materiais de baixo custo, auxiliando o processo de ensino aprendizagem, fazendo com que os alunos vissem a química de forma mais interessante e transformadora, possibilitando que processo de aprendizado se tornasse algo mais divertido e interessante. O subprojeto do PIBID de química (2022-2024), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), onde, esse tempo foi dividido em duas partes com ações distintas e duração de 9 meses em duas escolas estaduais, a primeira no município de Sobral-CE, e a segunda em uma escola da cidade de Forquilha-CE, totalizando 18 meses. Grande parte das intervenções realizadas nas escolas, em sala de aula e nos laboratórios, foram sempre tentando relacionar as teorias da ciência Química junto com a pratica de jogos e/ou experimentos, como, lâmpada de lava, pasta de elefante, caça tesouro químico. A química é uma disciplina subjetiva e complexa, entretanto, utilizando atividades práticas, os conceitos químicos podem ser aprendidos mais facilmente, tanto para o aprendizado individual como para o coletivo, proporcionado aos estudantes maior interesse pelo processo de ensino aprendizagem. Os experimentos e atividades práticas utilizados ajudaram os alunos a assimilarem conceitos químicos de maneira mais coerente, salientando a importância de traçar um paralelo com o seu cotidiano, esses experimentos, feitos com o uso de materiais de baixo custo, demonstraram serem ferramentas excelentes para chamar a atenção e assim despertar um maior interesse dos alunos no intuído de investigarem/descobrirem o que está ocorrendo durante a realização das atividades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.