Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS PARA APRENDER A SER E A CONVIVER DESENVOLVIDAS COM ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE MANAUS, NA DISCIPLINA PROJETO DE VIDA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109207
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 488
    "inscrito_id" => 1041
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS PARA APRENDER A SER E A CONVIVER DESENVOLVIDAS COM ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE MANAUS, NA DISCIPLINA PROJETO DE VIDA"
    "resumo" => "A organização da Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) possui o aprender a ser e a conviver como dois dos pilares mais importantes para o desenvolvimento de jovens estudantes, tornando a escola uma oportunidade para a aplicação de atividades que favoreçam a formação de uma consciência ética, solidária e que seja assentada em valores humanos, valorizando o autoconhecimento, as relações pessoais e com o planeta, podendo ser trabalhados em diferentes unidades curriculares/disciplinas, mas especialmente na de Projeto de Vida. Esta disciplina é fundamental para alunos do 9º ano por várias razões, dentre elas destaca-se: o autoconhecimento, pois auxilia os alunos a entenderem seus interesses, habilidades e valores; o planejamento a longo prazo, que desenvolve habilidades no estabelecimento de metas e na elaboração de estratégias para alcançá-las; e o desenvolvimento pessoal, estimulando o desenvolvimento de competências socioemocionais, como resiliência, empatia e autoconfiança. Visando o cumprimento desses objetivos de desenvolvimento pessoal e social, os professores do 9º ano da Escola Estadual Tenente Coronel Cândido José Mariano, CMPM-V, vinculados à unidade curricular Projeto de Vida no ano de 2024 aplicaram atividades didáticas que valorizavam o autoconhecimento e a boa gestão das emoções, auxiliando no desenvolvimento de habilidades importantes que favorecerão escolhas assertivas para o futuro pessoal e profissional dos estudantes, especialmente no que diz respeito ao Novo Ensino Médio."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1041_TB488_18102024092434.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANY DE MOURA APOLINÁRIO E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Cristiany de Mo"
    "autor_email" => "cristianysilva@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109207
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 488
    "inscrito_id" => 1041
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS PARA APRENDER A SER E A CONVIVER DESENVOLVIDAS COM ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE MANAUS, NA DISCIPLINA PROJETO DE VIDA"
    "resumo" => "A organização da Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) possui o aprender a ser e a conviver como dois dos pilares mais importantes para o desenvolvimento de jovens estudantes, tornando a escola uma oportunidade para a aplicação de atividades que favoreçam a formação de uma consciência ética, solidária e que seja assentada em valores humanos, valorizando o autoconhecimento, as relações pessoais e com o planeta, podendo ser trabalhados em diferentes unidades curriculares/disciplinas, mas especialmente na de Projeto de Vida. Esta disciplina é fundamental para alunos do 9º ano por várias razões, dentre elas destaca-se: o autoconhecimento, pois auxilia os alunos a entenderem seus interesses, habilidades e valores; o planejamento a longo prazo, que desenvolve habilidades no estabelecimento de metas e na elaboração de estratégias para alcançá-las; e o desenvolvimento pessoal, estimulando o desenvolvimento de competências socioemocionais, como resiliência, empatia e autoconfiança. Visando o cumprimento desses objetivos de desenvolvimento pessoal e social, os professores do 9º ano da Escola Estadual Tenente Coronel Cândido José Mariano, CMPM-V, vinculados à unidade curricular Projeto de Vida no ano de 2024 aplicaram atividades didáticas que valorizavam o autoconhecimento e a boa gestão das emoções, auxiliando no desenvolvimento de habilidades importantes que favorecerão escolhas assertivas para o futuro pessoal e profissional dos estudantes, especialmente no que diz respeito ao Novo Ensino Médio."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1041_TB488_18102024092434.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANY DE MOURA APOLINÁRIO E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Cristiany de Mo"
    "autor_email" => "cristianysilva@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A organização da Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) possui o aprender a ser e a conviver como dois dos pilares mais importantes para o desenvolvimento de jovens estudantes, tornando a escola uma oportunidade para a aplicação de atividades que favoreçam a formação de uma consciência ética, solidária e que seja assentada em valores humanos, valorizando o autoconhecimento, as relações pessoais e com o planeta, podendo ser trabalhados em diferentes unidades curriculares/disciplinas, mas especialmente na de Projeto de Vida. Esta disciplina é fundamental para alunos do 9º ano por várias razões, dentre elas destaca-se: o autoconhecimento, pois auxilia os alunos a entenderem seus interesses, habilidades e valores; o planejamento a longo prazo, que desenvolve habilidades no estabelecimento de metas e na elaboração de estratégias para alcançá-las; e o desenvolvimento pessoal, estimulando o desenvolvimento de competências socioemocionais, como resiliência, empatia e autoconfiança. Visando o cumprimento desses objetivos de desenvolvimento pessoal e social, os professores do 9º ano da Escola Estadual Tenente Coronel Cândido José Mariano, CMPM-V, vinculados à unidade curricular Projeto de Vida no ano de 2024 aplicaram atividades didáticas que valorizavam o autoconhecimento e a boa gestão das emoções, auxiliando no desenvolvimento de habilidades importantes que favorecerão escolhas assertivas para o futuro pessoal e profissional dos estudantes, especialmente no que diz respeito ao Novo Ensino Médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.