Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ILUSTRAÇÕES COMO MODELO DIDÁTICO NA BIOLOGIA: COMPREENDENDO A DIVERSIDADE DOS QUELÔNIOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112757
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5528
    "inscrito_id" => 3425
    "titulo" => "ILUSTRAÇÕES COMO MODELO DIDÁTICO NA BIOLOGIA: COMPREENDENDO A DIVERSIDADE DOS QUELÔNIOS"
    "resumo" => "A Ilustração Científica é uma ferramenta que atua como componente visual para auxiliar as mais abrangentes áreas da ciência. Dentro da biologia, torna-se essencial a popularização de novos conhecimentos adquiridos ao longo de um viés metodológico, sendo o uso de recursos visuais um ponto relevante para a consolidação de entendimentos adquiridos. Seja na paleontologia, ajudando na documentação da morfologia de organismos, ou na oferta de ensino, como modelo didático para o melhor domínio do conteúdo. Este estudo tem como finalidade propor um modelo didático para o ensino da disciplina de ciências, visando facilitar a aprendizagem de conceitos científicos através da ilustração. Foram realizadas ilustrações digitais através do aplicativo ibis Paint x, com o intuito de criar uma cartilha objetivando a criação de desenhos faunísticos. Estas ilustrações visam mostrar a diferença entre quelônios, levando em consideração os seus aspectos morfológicos, embora a diferença entre tartarugas, cágados e jabutis não tenha caráter monofilético segundo as regras de cladística. Todavia, é crucial diferenciá-los de tal forma para compreender melhor as relações evolutivas, hábitos de vida e sua importância biológica para com o ambiente. Além disso, entender essas características específicas é crucial para a conservação e manejo dessas espécies, tendo como foco a implementação de medidas de proteção ambiental. Entretanto, o presente trabalho pode ser elaborado nas mais diversas áreas, indo até mesmo além da biologia, podendo servir para outros ramos de ensino. O produto técnico elaborado fundamentou-se na utilização de trabalhos científicos acerca do tema escolhido, que propõe o incentivo e uso da ilustração por meio dos discentes. É importante ressaltar que a ilustração científica cumpre um papel efetivo como ferramenta de comunicação, unindo dados de trabalhos às habilidades do ilustrador direcionando a diferentes públicos, evidenciando a importância das representações científicas como meio de transmitir informações complexas de forma acessível e compreensível."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3425_TB5528_27102024221341.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO CLEYTON FERREIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Cleyton"
    "autor_email" => "cleyton.ferreira10@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112757
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5528
    "inscrito_id" => 3425
    "titulo" => "ILUSTRAÇÕES COMO MODELO DIDÁTICO NA BIOLOGIA: COMPREENDENDO A DIVERSIDADE DOS QUELÔNIOS"
    "resumo" => "A Ilustração Científica é uma ferramenta que atua como componente visual para auxiliar as mais abrangentes áreas da ciência. Dentro da biologia, torna-se essencial a popularização de novos conhecimentos adquiridos ao longo de um viés metodológico, sendo o uso de recursos visuais um ponto relevante para a consolidação de entendimentos adquiridos. Seja na paleontologia, ajudando na documentação da morfologia de organismos, ou na oferta de ensino, como modelo didático para o melhor domínio do conteúdo. Este estudo tem como finalidade propor um modelo didático para o ensino da disciplina de ciências, visando facilitar a aprendizagem de conceitos científicos através da ilustração. Foram realizadas ilustrações digitais através do aplicativo ibis Paint x, com o intuito de criar uma cartilha objetivando a criação de desenhos faunísticos. Estas ilustrações visam mostrar a diferença entre quelônios, levando em consideração os seus aspectos morfológicos, embora a diferença entre tartarugas, cágados e jabutis não tenha caráter monofilético segundo as regras de cladística. Todavia, é crucial diferenciá-los de tal forma para compreender melhor as relações evolutivas, hábitos de vida e sua importância biológica para com o ambiente. Além disso, entender essas características específicas é crucial para a conservação e manejo dessas espécies, tendo como foco a implementação de medidas de proteção ambiental. Entretanto, o presente trabalho pode ser elaborado nas mais diversas áreas, indo até mesmo além da biologia, podendo servir para outros ramos de ensino. O produto técnico elaborado fundamentou-se na utilização de trabalhos científicos acerca do tema escolhido, que propõe o incentivo e uso da ilustração por meio dos discentes. É importante ressaltar que a ilustração científica cumpre um papel efetivo como ferramenta de comunicação, unindo dados de trabalhos às habilidades do ilustrador direcionando a diferentes públicos, evidenciando a importância das representações científicas como meio de transmitir informações complexas de forma acessível e compreensível."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3425_TB5528_27102024221341.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO CLEYTON FERREIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Cleyton"
    "autor_email" => "cleyton.ferreira10@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Ilustração Científica é uma ferramenta que atua como componente visual para auxiliar as mais abrangentes áreas da ciência. Dentro da biologia, torna-se essencial a popularização de novos conhecimentos adquiridos ao longo de um viés metodológico, sendo o uso de recursos visuais um ponto relevante para a consolidação de entendimentos adquiridos. Seja na paleontologia, ajudando na documentação da morfologia de organismos, ou na oferta de ensino, como modelo didático para o melhor domínio do conteúdo. Este estudo tem como finalidade propor um modelo didático para o ensino da disciplina de ciências, visando facilitar a aprendizagem de conceitos científicos através da ilustração. Foram realizadas ilustrações digitais através do aplicativo ibis Paint x, com o intuito de criar uma cartilha objetivando a criação de desenhos faunísticos. Estas ilustrações visam mostrar a diferença entre quelônios, levando em consideração os seus aspectos morfológicos, embora a diferença entre tartarugas, cágados e jabutis não tenha caráter monofilético segundo as regras de cladística. Todavia, é crucial diferenciá-los de tal forma para compreender melhor as relações evolutivas, hábitos de vida e sua importância biológica para com o ambiente. Além disso, entender essas características específicas é crucial para a conservação e manejo dessas espécies, tendo como foco a implementação de medidas de proteção ambiental. Entretanto, o presente trabalho pode ser elaborado nas mais diversas áreas, indo até mesmo além da biologia, podendo servir para outros ramos de ensino. O produto técnico elaborado fundamentou-se na utilização de trabalhos científicos acerca do tema escolhido, que propõe o incentivo e uso da ilustração por meio dos discentes. É importante ressaltar que a ilustração científica cumpre um papel efetivo como ferramenta de comunicação, unindo dados de trabalhos às habilidades do ilustrador direcionando a diferentes públicos, evidenciando a importância das representações científicas como meio de transmitir informações complexas de forma acessível e compreensível.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.