Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CHATBOTS E PLANEJAMENTO: GERANDO AULAS DIFERENCIADAS NO ENSINO TÉCNICO E TECNOLÓGICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109194
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 469
    "inscrito_id" => 3195
    "titulo" => "CHATBOTS E PLANEJAMENTO: GERANDO AULAS DIFERENCIADAS NO ENSINO TÉCNICO E TECNOLÓGICO"
    "resumo" => "O texto apresentado resulta de uma etapa realizada como parte da pesquisa pós-doutoral “Formação Docente e as Metodologias Ativas para Inclusão no Ensino Técnico e Tecnológico.” A etapa foi constituída pela experienciação da Inteligência Artificial Generativa para o planejamento dialógico de aulas diferenciadas e inclusivas voltadas aos estudantes do ensino médio dos cursos técnicos do IFMA Campus Barra do Corda. A metodologia utilizou a pesquisa-ação, com aplicação prática, entrelaçamento dos participantes e análise qualitativa dos resultados, norteados pela Pedagogia da Pergunta, de Paulo Freire (1987), Aprendizagem Colaborativa na perspectiva da Pedagogia Construtivista (Dewey, Freinet, Cousinet, Montessori, e Edouard Claparède, Piaget e de Vygotsky). O referencial teórico utilizou as ideias sobre IA de Kaufman e Santaella (2020), além da proposta conceitual do “Leitor Iterativo” de Santaella (2024). O momento foi constituído pelas etapas de elaboração do planejamento por meio do ChatGPT para realização de um momento sensibilizador e de autoconhecimento com os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio dos cursos técnicos de Administração, Química, Informática e Edificações. A aplicação da proposta gerou momentos impares, quando os alunos expressaram por meio da narrativa de si, utilizando criatividade e múltiplas linguagens para se expressarem com liberdade, trabalho colaborativo e envolvimento empático, criando um espaço mais inclusivo, evidenciando o potencial da IA enquanto suporte a propostas de aulas diferenciadas e auxílio ao fazer docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3195_TB469_25102024192901.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA HELENA DA SILVA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA BRITO"
    "autor_email" => "luhsilvabrito77@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109194
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 469
    "inscrito_id" => 3195
    "titulo" => "CHATBOTS E PLANEJAMENTO: GERANDO AULAS DIFERENCIADAS NO ENSINO TÉCNICO E TECNOLÓGICO"
    "resumo" => "O texto apresentado resulta de uma etapa realizada como parte da pesquisa pós-doutoral “Formação Docente e as Metodologias Ativas para Inclusão no Ensino Técnico e Tecnológico.” A etapa foi constituída pela experienciação da Inteligência Artificial Generativa para o planejamento dialógico de aulas diferenciadas e inclusivas voltadas aos estudantes do ensino médio dos cursos técnicos do IFMA Campus Barra do Corda. A metodologia utilizou a pesquisa-ação, com aplicação prática, entrelaçamento dos participantes e análise qualitativa dos resultados, norteados pela Pedagogia da Pergunta, de Paulo Freire (1987), Aprendizagem Colaborativa na perspectiva da Pedagogia Construtivista (Dewey, Freinet, Cousinet, Montessori, e Edouard Claparède, Piaget e de Vygotsky). O referencial teórico utilizou as ideias sobre IA de Kaufman e Santaella (2020), além da proposta conceitual do “Leitor Iterativo” de Santaella (2024). O momento foi constituído pelas etapas de elaboração do planejamento por meio do ChatGPT para realização de um momento sensibilizador e de autoconhecimento com os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio dos cursos técnicos de Administração, Química, Informática e Edificações. A aplicação da proposta gerou momentos impares, quando os alunos expressaram por meio da narrativa de si, utilizando criatividade e múltiplas linguagens para se expressarem com liberdade, trabalho colaborativo e envolvimento empático, criando um espaço mais inclusivo, evidenciando o potencial da IA enquanto suporte a propostas de aulas diferenciadas e auxílio ao fazer docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3195_TB469_25102024192901.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA HELENA DA SILVA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA BRITO"
    "autor_email" => "luhsilvabrito77@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O texto apresentado resulta de uma etapa realizada como parte da pesquisa pós-doutoral “Formação Docente e as Metodologias Ativas para Inclusão no Ensino Técnico e Tecnológico.” A etapa foi constituída pela experienciação da Inteligência Artificial Generativa para o planejamento dialógico de aulas diferenciadas e inclusivas voltadas aos estudantes do ensino médio dos cursos técnicos do IFMA Campus Barra do Corda. A metodologia utilizou a pesquisa-ação, com aplicação prática, entrelaçamento dos participantes e análise qualitativa dos resultados, norteados pela Pedagogia da Pergunta, de Paulo Freire (1987), Aprendizagem Colaborativa na perspectiva da Pedagogia Construtivista (Dewey, Freinet, Cousinet, Montessori, e Edouard Claparède, Piaget e de Vygotsky). O referencial teórico utilizou as ideias sobre IA de Kaufman e Santaella (2020), além da proposta conceitual do “Leitor Iterativo” de Santaella (2024). O momento foi constituído pelas etapas de elaboração do planejamento por meio do ChatGPT para realização de um momento sensibilizador e de autoconhecimento com os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio dos cursos técnicos de Administração, Química, Informática e Edificações. A aplicação da proposta gerou momentos impares, quando os alunos expressaram por meio da narrativa de si, utilizando criatividade e múltiplas linguagens para se expressarem com liberdade, trabalho colaborativo e envolvimento empático, criando um espaço mais inclusivo, evidenciando o potencial da IA enquanto suporte a propostas de aulas diferenciadas e auxílio ao fazer docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.