GARCIA, Leticia Alaniz. . Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/110970>. Acesso em: 25/12/2024 21:56
O presente trabalho tem como objetivo descrever os aspectos da alimentação no âmbito escolar, considerando que esta atividade, à primeira vista apenas fisiológica, constitui modelos alimentares culturais específicos e que expressam aspectos importantes na compreensão dos processos sociais e culturais. Para tal, realizei observações sobre o refeitório de uma escola pública na capital do estado do Maranhão, São Luís, no qual eram oferecidas três refeições diárias a estudantes do ensino médio. Com base etnográfica do espaço profissional, a pesquisa demonstrou como o ambiente do refeitório reproduz a lógica neoliberal de rapidez e eficiência para o âmbito alimentar e principalmente, para a cultura alimentar promovida na escola. Quanto à alimentação oferecida, não há destaque para a biodiversidade local e a refeição símbolo da escola para as e os estudantes é a bolacha água e sal. Ainda que o consumo de ultraprocessados seja crescente principalmente entre os jovens, uma série de espécies locais, como a juçara, a macaxeira e o abacaxi, são substituídos por um único ingrediente, o trigo, que reforça o consumo hegemônico mundial de alimentos, cuja base são apenas quatro cultivos, milho, soja, trigo e arroz. Apesar do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) apresentar base para promoção de hábitos alimentares saudáveis e direcionados às necessidades e especificidades locais, sua implementação ainda é distante da realidade escolar nos âmbitos estrutural e financeiro.