Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA HABILIDADE DE ESCRITA MANUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108996
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 196
    "inscrito_id" => 1876
    "titulo" => "O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA HABILIDADE DE ESCRITA MANUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES"
    "resumo" => "Diversos estudos mostram que o uso excessivo de tecnologias digitais vem influenciando o desenvolvimento da habilidade de escrita, principalmente em crianças e adolescentes. Isto se deve a evolução rápida do processo de comunicação que se faz necessário buscar por novas tendências para escrever de forma mais ágil, prática e imediata, impactando diretamente na qualidade gráfica da escrita manual. Diante desta constatação, buscou-se esclarecer as seguintes questões: Como a tecnologia digital vem influenciando as práticas de escrita de crianças e adolescentes? O uso de suportes digitais dificulta a prática manual da escrita? Com base nesses questionamentos, objetiva-se nesta pesquisa verificar o impacto das tecnologias digitais na habilidade de escrita manual de crianças e adolescentes. O método utilizado para este estudo foi uma revisão narrativa da literatura, com abordagem qualitativa. Como embasamento teórico, foram utilizadas pesquisas de estudiosos pioneiros na área da tecnologia digital, da escrita manual e da tecnologia na educação. No desenlace deste estudo, foi possível constatar que crianças e adolescentes que tem interação voltada, por muito tempo, para suportes de tecnologias digitais, como tablets e smartphones, além de ter diminuição da prática de escrita, possuem dificuldades para escrever à mão, maior lentidão para escrever, incômodo e inquietação ao exercer a prática da escrita e déficit na coordenação motora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1876_TB196_15022024085515.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ VOSTE LUSTOSA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "VOSTE"
    "autor_email" => "vostejunior@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108996
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 196
    "inscrito_id" => 1876
    "titulo" => "O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA HABILIDADE DE ESCRITA MANUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES"
    "resumo" => "Diversos estudos mostram que o uso excessivo de tecnologias digitais vem influenciando o desenvolvimento da habilidade de escrita, principalmente em crianças e adolescentes. Isto se deve a evolução rápida do processo de comunicação que se faz necessário buscar por novas tendências para escrever de forma mais ágil, prática e imediata, impactando diretamente na qualidade gráfica da escrita manual. Diante desta constatação, buscou-se esclarecer as seguintes questões: Como a tecnologia digital vem influenciando as práticas de escrita de crianças e adolescentes? O uso de suportes digitais dificulta a prática manual da escrita? Com base nesses questionamentos, objetiva-se nesta pesquisa verificar o impacto das tecnologias digitais na habilidade de escrita manual de crianças e adolescentes. O método utilizado para este estudo foi uma revisão narrativa da literatura, com abordagem qualitativa. Como embasamento teórico, foram utilizadas pesquisas de estudiosos pioneiros na área da tecnologia digital, da escrita manual e da tecnologia na educação. No desenlace deste estudo, foi possível constatar que crianças e adolescentes que tem interação voltada, por muito tempo, para suportes de tecnologias digitais, como tablets e smartphones, além de ter diminuição da prática de escrita, possuem dificuldades para escrever à mão, maior lentidão para escrever, incômodo e inquietação ao exercer a prática da escrita e déficit na coordenação motora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1876_TB196_15022024085515.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ VOSTE LUSTOSA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "VOSTE"
    "autor_email" => "vostejunior@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Diversos estudos mostram que o uso excessivo de tecnologias digitais vem influenciando o desenvolvimento da habilidade de escrita, principalmente em crianças e adolescentes. Isto se deve a evolução rápida do processo de comunicação que se faz necessário buscar por novas tendências para escrever de forma mais ágil, prática e imediata, impactando diretamente na qualidade gráfica da escrita manual. Diante desta constatação, buscou-se esclarecer as seguintes questões: Como a tecnologia digital vem influenciando as práticas de escrita de crianças e adolescentes? O uso de suportes digitais dificulta a prática manual da escrita? Com base nesses questionamentos, objetiva-se nesta pesquisa verificar o impacto das tecnologias digitais na habilidade de escrita manual de crianças e adolescentes. O método utilizado para este estudo foi uma revisão narrativa da literatura, com abordagem qualitativa. Como embasamento teórico, foram utilizadas pesquisas de estudiosos pioneiros na área da tecnologia digital, da escrita manual e da tecnologia na educação. No desenlace deste estudo, foi possível constatar que crianças e adolescentes que tem interação voltada, por muito tempo, para suportes de tecnologias digitais, como tablets e smartphones, além de ter diminuição da prática de escrita, possuem dificuldades para escrever à mão, maior lentidão para escrever, incômodo e inquietação ao exercer a prática da escrita e déficit na coordenação motora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.