Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DA PSICOGÊNESE DE EMÍLIA FERREIRO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108931
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 107
    "inscrito_id" => 2990
    "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DA PSICOGÊNESE DE EMÍLIA FERREIRO."
    "resumo" => "O processo de alfabetização nem sempre foi pesado ou planejado como nos dias atuais. Em diferentes momentos da história ele sofreu mudanças passando de um contexto tradicional para um modelo de Alfabetização através da psicogênese da Emília Ferreiro. O objetivo desse trabalho e levar o leitor a refletir e compreender a importância dos estudos de Emília Ferreiro e os avanços que a alfabetização conquistou ao longo dos anos no Brasil e no mundo. A construção deste trabalho se deu através da pesquisa bibliográfica qualitativo-descritiva na qual foram analisandos trabalhos que estavam associadas à Emília Ferreiro e do seu livro “Alfabetização em processo” obra bastante conhecida e usada como base entre educadores de vários países. A alfabetização, nem sempre contemplava todas as habilidades cognitivas das crianças, os educadores eram limitados por meios de métodos pensados sem levar em consideração as especificidades, e por mais que os anos tenham se passado, ainda existem dificuldades de compreender o quanto a alfabetização é um processo difícil de ser compreendido apenas pela visão dos adultos e não pela das crianças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2990_TB107_01022024214822.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIVIA MARIA FERREIRA DA FONSECA"
    "autor_nome_curto" => "LIVIA MARIA FER"
    "autor_email" => "liviamarialima2014@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108931
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 107
    "inscrito_id" => 2990
    "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DA PSICOGÊNESE DE EMÍLIA FERREIRO."
    "resumo" => "O processo de alfabetização nem sempre foi pesado ou planejado como nos dias atuais. Em diferentes momentos da história ele sofreu mudanças passando de um contexto tradicional para um modelo de Alfabetização através da psicogênese da Emília Ferreiro. O objetivo desse trabalho e levar o leitor a refletir e compreender a importância dos estudos de Emília Ferreiro e os avanços que a alfabetização conquistou ao longo dos anos no Brasil e no mundo. A construção deste trabalho se deu através da pesquisa bibliográfica qualitativo-descritiva na qual foram analisandos trabalhos que estavam associadas à Emília Ferreiro e do seu livro “Alfabetização em processo” obra bastante conhecida e usada como base entre educadores de vários países. A alfabetização, nem sempre contemplava todas as habilidades cognitivas das crianças, os educadores eram limitados por meios de métodos pensados sem levar em consideração as especificidades, e por mais que os anos tenham se passado, ainda existem dificuldades de compreender o quanto a alfabetização é um processo difícil de ser compreendido apenas pela visão dos adultos e não pela das crianças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2990_TB107_01022024214822.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIVIA MARIA FERREIRA DA FONSECA"
    "autor_nome_curto" => "LIVIA MARIA FER"
    "autor_email" => "liviamarialima2014@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O processo de alfabetização nem sempre foi pesado ou planejado como nos dias atuais. Em diferentes momentos da história ele sofreu mudanças passando de um contexto tradicional para um modelo de Alfabetização através da psicogênese da Emília Ferreiro. O objetivo desse trabalho e levar o leitor a refletir e compreender a importância dos estudos de Emília Ferreiro e os avanços que a alfabetização conquistou ao longo dos anos no Brasil e no mundo. A construção deste trabalho se deu através da pesquisa bibliográfica qualitativo-descritiva na qual foram analisandos trabalhos que estavam associadas à Emília Ferreiro e do seu livro “Alfabetização em processo” obra bastante conhecida e usada como base entre educadores de vários países. A alfabetização, nem sempre contemplava todas as habilidades cognitivas das crianças, os educadores eram limitados por meios de métodos pensados sem levar em consideração as especificidades, e por mais que os anos tenham se passado, ainda existem dificuldades de compreender o quanto a alfabetização é um processo difícil de ser compreendido apenas pela visão dos adultos e não pela das crianças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.