Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO DOCENTE - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
0 of 0
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112554 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5233 "inscrito_id" => 8909 "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO DOCENTE - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A regência desempenha um papel extremamente relevante na formação discente, construindo uma identidade profissional, e integrando a teoria com a prática. Esse trabalho tem como objetivo compartilhar as experiências vivenciadas pelos residentes durante a participação no Programa Residência Pedagógica (PRP). Para compor o presente estudo, foram empregados como recursos metodológicos os elementos subjetivos provenientes da própria experiência, incluindo observação, reflexão e descrição do caminho percorrido pelos residentes durante seu período de regência no Programa Residência Pedagógica (PRP), edital 24/2022, subprojeto de Biologia do Campus Professora Cinobelina Elvas da Universidade Federal do Piauí (CPCE/UFPI). As experiências iniciaram com apresentação do Programa na instituição com todos os residentes, e reuniões semanais realizadas no CPCE/UFPI, em seguida os residentes do programa começaram o processo de imersão na escola com visitas e observações. Posteriormente após alguns meses deu-se o início à regência nas turmas do Ensino Fundamental e Médio com desenvolvimento das primeiras atividades escolares. Todas as etapas do programa foram essenciais para desenvolvimento de habilidades necessárias para atuação docente e na construção da identidade profissional, especialmente a regência uma vez que permitiu experienciar situações adversas inerentes à profissão. Além disso, durante os 18 meses do PRP foi possível desenvolver a criticidade e a reflexão sobre as práticas educacionais, além de no processo de desenvolvimento profissional, além de possibilitar avanços nos conhecimentos dos alunos por meio das atividades.A regência desempenha um papel extremamente relevante na formação discente, construindo uma identidade profissional, e integrando a teoria com a prática. Esse t" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID8909_TB5233_27102024102404.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GESSICA BARROS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "GESSICA BARROS" "autor_email" => "gessicabarros@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112554 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5233 "inscrito_id" => 8909 "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO DOCENTE - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A regência desempenha um papel extremamente relevante na formação discente, construindo uma identidade profissional, e integrando a teoria com a prática. Esse trabalho tem como objetivo compartilhar as experiências vivenciadas pelos residentes durante a participação no Programa Residência Pedagógica (PRP). Para compor o presente estudo, foram empregados como recursos metodológicos os elementos subjetivos provenientes da própria experiência, incluindo observação, reflexão e descrição do caminho percorrido pelos residentes durante seu período de regência no Programa Residência Pedagógica (PRP), edital 24/2022, subprojeto de Biologia do Campus Professora Cinobelina Elvas da Universidade Federal do Piauí (CPCE/UFPI). As experiências iniciaram com apresentação do Programa na instituição com todos os residentes, e reuniões semanais realizadas no CPCE/UFPI, em seguida os residentes do programa começaram o processo de imersão na escola com visitas e observações. Posteriormente após alguns meses deu-se o início à regência nas turmas do Ensino Fundamental e Médio com desenvolvimento das primeiras atividades escolares. Todas as etapas do programa foram essenciais para desenvolvimento de habilidades necessárias para atuação docente e na construção da identidade profissional, especialmente a regência uma vez que permitiu experienciar situações adversas inerentes à profissão. Além disso, durante os 18 meses do PRP foi possível desenvolver a criticidade e a reflexão sobre as práticas educacionais, além de no processo de desenvolvimento profissional, além de possibilitar avanços nos conhecimentos dos alunos por meio das atividades.A regência desempenha um papel extremamente relevante na formação discente, construindo uma identidade profissional, e integrando a teoria com a prática. Esse t" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID8909_TB5233_27102024102404.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GESSICA BARROS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "GESSICA BARROS" "autor_email" => "gessicabarros@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A regência desempenha um papel extremamente relevante na formação discente, construindo uma identidade profissional, e integrando a teoria com a prática. Esse trabalho tem como objetivo compartilhar as experiências vivenciadas pelos residentes durante a participação no Programa Residência Pedagógica (PRP). Para compor o presente estudo, foram empregados como recursos metodológicos os elementos subjetivos provenientes da própria experiência, incluindo observação, reflexão e descrição do caminho percorrido pelos residentes durante seu período de regência no Programa Residência Pedagógica (PRP), edital 24/2022, subprojeto de Biologia do Campus Professora Cinobelina Elvas da Universidade Federal do Piauí (CPCE/UFPI). As experiências iniciaram com apresentação do Programa na instituição com todos os residentes, e reuniões semanais realizadas no CPCE/UFPI, em seguida os residentes do programa começaram o processo de imersão na escola com visitas e observações. Posteriormente após alguns meses deu-se o início à regência nas turmas do Ensino Fundamental e Médio com desenvolvimento das primeiras atividades escolares. Todas as etapas do programa foram essenciais para desenvolvimento de habilidades necessárias para atuação docente e na construção da identidade profissional, especialmente a regência uma vez que permitiu experienciar situações adversas inerentes à profissão. Além disso, durante os 18 meses do PRP foi possível desenvolver a criticidade e a reflexão sobre as práticas educacionais, além de no processo de desenvolvimento profissional, além de possibilitar avanços nos conhecimentos dos alunos por meio das atividades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.