Esta pesquisa é parte integrante de uma abordagem multidisciplinar e de uso de novas técnicas, em edificações e espaços livres pré-existentes em campi de Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro, com foco no campus Campos-Centro do Instituto Federal Fluminense, visando analisar as mudanças em sua morfologia ao longo do tempo e a apropriação dos espaços de encontro pela comunidade acadêmica, com o objetivo de entender a influência desses fatores na formação da ambiência e de memórias sociais e laços afetivos com o campus, através de métodos de avaliação pós-ocupação como Walkthrough, Mapa Comportamental e Mapeamento Visual, que revelam padrões de comportamento, de uso e de percepção do usuário que auxiliam na compreensão da relação entre a morfologia do ambiente construído, a ambiência e a formação de memórias sociais. As observações desta pesquisa podem contribuir para guiar ações futuras para a evolução desses espaços livres, seu conforto ambiental, ajudando na formação e fortalecimento de laços afetivos e de memórias sociais dentro do campus, contribuindo não só para o conhecimento teórico, mas também para o planejamento de espaços educacionais.