Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

A EDUCAÇÃO COMO FUNÇÃO SOCIAL DA CIDADE: FORMAÇÃO CIDADÃ E DIRETRIZES EDUCACIONAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 07: Cidadania, direitos humanos e interculturalidade
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107334
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 489
    "inscrito_id" => 242
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO COMO FUNÇÃO SOCIAL DA CIDADE: FORMAÇÃO CIDADÃ E DIRETRIZES EDUCACIONAIS"
    "resumo" => "A história do surgimento e formação das cidades remete desde a antiguidade, mas veio ganhar força no fim da Idade Média, com a ascensão da burguesia. Com a quantidade de pessoas e a formação dos inchaços urbanos, veio a surgir os problemas sociais, e as funções sociais da cidade, entre elas a educação. Assim, os objetivos deste trabalho são entender como a educação é pensada como função social da cidade a partir de Saleme (2020), investigar o conceito de função social da cidade e direito a partir de Lefebvre (2008) e Harvey (2014) e compreender como a escola aplica e prepara os alunos como cidadãos produtores do espaço urbano a partir de Cavalcanti (2016). A pesquisa seguiu um viés bibliográfico, a qual foi elaborada a revisão de literatura, em livros, dissertações e artigos, usando como base principalmente os autores citados acima. Dessa forma, as funções sociais da cidade desempenham papel fundamental na produção do espaço, mas é antes de tudo, segregadora. A educação como função social precisa trabalhar na formação cidadão para preparar o aluno para as lutas sociais, para ele entender que tem direitos a cidade e como cidadão, precisa transformar e produzir espaço urbano a seu favor. Portanto, a educação desempenha este papel social, que forma os cidadãos para ter acesso às demais funções."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 07: Cidadania, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID242_TB489_20042024074628.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO CHARLES PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Francisco Charl"
    "autor_email" => "franciscochqrles5@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107334
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 489
    "inscrito_id" => 242
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO COMO FUNÇÃO SOCIAL DA CIDADE: FORMAÇÃO CIDADÃ E DIRETRIZES EDUCACIONAIS"
    "resumo" => "A história do surgimento e formação das cidades remete desde a antiguidade, mas veio ganhar força no fim da Idade Média, com a ascensão da burguesia. Com a quantidade de pessoas e a formação dos inchaços urbanos, veio a surgir os problemas sociais, e as funções sociais da cidade, entre elas a educação. Assim, os objetivos deste trabalho são entender como a educação é pensada como função social da cidade a partir de Saleme (2020), investigar o conceito de função social da cidade e direito a partir de Lefebvre (2008) e Harvey (2014) e compreender como a escola aplica e prepara os alunos como cidadãos produtores do espaço urbano a partir de Cavalcanti (2016). A pesquisa seguiu um viés bibliográfico, a qual foi elaborada a revisão de literatura, em livros, dissertações e artigos, usando como base principalmente os autores citados acima. Dessa forma, as funções sociais da cidade desempenham papel fundamental na produção do espaço, mas é antes de tudo, segregadora. A educação como função social precisa trabalhar na formação cidadão para preparar o aluno para as lutas sociais, para ele entender que tem direitos a cidade e como cidadão, precisa transformar e produzir espaço urbano a seu favor. Portanto, a educação desempenha este papel social, que forma os cidadãos para ter acesso às demais funções."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 07: Cidadania, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID242_TB489_20042024074628.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO CHARLES PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Francisco Charl"
    "autor_email" => "franciscochqrles5@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

A história do surgimento e formação das cidades remete desde a antiguidade, mas veio ganhar força no fim da Idade Média, com a ascensão da burguesia. Com a quantidade de pessoas e a formação dos inchaços urbanos, veio a surgir os problemas sociais, e as funções sociais da cidade, entre elas a educação. Assim, os objetivos deste trabalho são entender como a educação é pensada como função social da cidade a partir de Saleme (2020), investigar o conceito de função social da cidade e direito a partir de Lefebvre (2008) e Harvey (2014) e compreender como a escola aplica e prepara os alunos como cidadãos produtores do espaço urbano a partir de Cavalcanti (2016). A pesquisa seguiu um viés bibliográfico, a qual foi elaborada a revisão de literatura, em livros, dissertações e artigos, usando como base principalmente os autores citados acima. Dessa forma, as funções sociais da cidade desempenham papel fundamental na produção do espaço, mas é antes de tudo, segregadora. A educação como função social precisa trabalhar na formação cidadão para preparar o aluno para as lutas sociais, para ele entender que tem direitos a cidade e como cidadão, precisa transformar e produzir espaço urbano a seu favor. Portanto, a educação desempenha este papel social, que forma os cidadãos para ter acesso às demais funções.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.