Artigo Anais do IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-000-4

A COMPLEXIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11: Complexidade, ciências e politização do pensamento (PRESENCIAL)
"2024-05-17 11:58:18" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107053
    "edicao_id" => 348
    "trabalho_id" => 35
    "inscrito_id" => 39
    "titulo" => "A COMPLEXIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "O estudo parte do objetivo de identificar práticas pedagógicas no ensino de biologia sob a perspectiva do pensamento complexo a partir dos Anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO). Desse modo, foi estruturado a partir da abordagem metodológica de Artigo de Revisão de Literatura (ARL), com a análise de 12 trabalhos publicados entre as edições V (2014), VI (2016), VII (2018) e VIII (2021) do ENEBIO. A partir da análise dos trabalhos relativos, foi possível constatar que as experiências com complexidade no ensino de biologia têm aumentado, sobretudo, na região nordeste. Além disso, os trabalhos estão centrados na formação inicial de professores, a partir de processos autorreflexivos e de autoconhecimento, bem como no desenvolvimento de atividades articuladas à literatura e que rompam com a tradicional disciplinarização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11:  Complexidade, ciências e politização do pensamento (PRESENCIAL)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV199_MD1_ID39_TB35_20032024115537.pdf"
    "created_at" => "2024-05-22 15:56:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA TAMIRES VASCONCELOS OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "TAMIRES"
    "autor_email" => "tamiresvasconcelosbio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-de-estudos-da-complexidade-e-vi-abril-indigena"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena"
    "edicao_evento" => "IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cec/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66546ac18c9c6_27052024081305.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-17 11:58:18"
    "publicacao_id" => 109
    "publicacao_nome" => "Revista CEC"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-000-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107053
    "edicao_id" => 348
    "trabalho_id" => 35
    "inscrito_id" => 39
    "titulo" => "A COMPLEXIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "O estudo parte do objetivo de identificar práticas pedagógicas no ensino de biologia sob a perspectiva do pensamento complexo a partir dos Anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO). Desse modo, foi estruturado a partir da abordagem metodológica de Artigo de Revisão de Literatura (ARL), com a análise de 12 trabalhos publicados entre as edições V (2014), VI (2016), VII (2018) e VIII (2021) do ENEBIO. A partir da análise dos trabalhos relativos, foi possível constatar que as experiências com complexidade no ensino de biologia têm aumentado, sobretudo, na região nordeste. Além disso, os trabalhos estão centrados na formação inicial de professores, a partir de processos autorreflexivos e de autoconhecimento, bem como no desenvolvimento de atividades articuladas à literatura e que rompam com a tradicional disciplinarização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11:  Complexidade, ciências e politização do pensamento (PRESENCIAL)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV199_MD1_ID39_TB35_20032024115537.pdf"
    "created_at" => "2024-05-22 15:56:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA TAMIRES VASCONCELOS OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "TAMIRES"
    "autor_email" => "tamiresvasconcelosbio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-de-estudos-da-complexidade-e-vi-abril-indigena"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena"
    "edicao_evento" => "IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cec/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66546ac18c9c6_27052024081305.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-17 11:58:18"
    "publicacao_id" => 109
    "publicacao_nome" => "Revista CEC"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-000-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de maio de 2024

Resumo

O estudo parte do objetivo de identificar práticas pedagógicas no ensino de biologia sob a perspectiva do pensamento complexo a partir dos Anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO). Desse modo, foi estruturado a partir da abordagem metodológica de Artigo de Revisão de Literatura (ARL), com a análise de 12 trabalhos publicados entre as edições V (2014), VI (2016), VII (2018) e VIII (2021) do ENEBIO. A partir da análise dos trabalhos relativos, foi possível constatar que as experiências com complexidade no ensino de biologia têm aumentado, sobretudo, na região nordeste. Além disso, os trabalhos estão centrados na formação inicial de professores, a partir de processos autorreflexivos e de autoconhecimento, bem como no desenvolvimento de atividades articuladas à literatura e que rompam com a tradicional disciplinarização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.